terça-feira, 18 de novembro de 2014

OFICINA: NOÇÕES DE HISTÓRIA, ESPAÇO E TEMPO

PLANO DE AULA - OFICINA: NOÇÕES DE HISTÓRIA, ESPAÇO E TEMPO


‘’CORPO HUMANO’’ – ANGÉLICA
PARTES DO CORPO E FUNÇÕES
(faixa etária: 2 a 6 anos)

Ciranda
Além da noção de espaço e o equilíbrio, a ciranda revive as cantigas lúdicas que têm papel importante na formação da garotada na medida em que despertam a imaginação e ajudam na desenvoltura na hora de falar com outras pessoas. Na ciranda, as crianças cantam, dançam e interagem entre si estreitando laços, o que faz com que fiquem mais extrovertidas além do domínio do equilíbrio e da linguagem, já que fazem todas estas atividades simultaneamente.
*Música da ciranda: ‘’Roda cutia’’
(Faixa etária: 2 a 6 anos)

Contação de história
História: ‘’ROLIM’’ – ZIRALDO (sobre o umbigo)
(Faixa etária: 2 a 6 anos)

Cabra-cega – cole no alvo
Desenvolvimento: Após a história sobre o umbigo, dividir os alunos em dois ou três grupos, um aluno deverá auxiliar outro aluno que estará de olhos vendados e de posse de um desenho de um umbigo, a tarefa é colar o umbigo no local correto na figura de uma pessoa desenhada em uma folha grande na parede.
*A figura deve estar a uma distância adequada à faixa etária dos alunos;
*O colega auxiliar deve orientar o outro a partir das noções de direita e esquerda, rotação do corpo e de contagem de passos.
Este é um exercício bastante complexo porque exige da criança equilíbrio, noção de espaço e estimula todos os sentidos. Para compensar a ausência da visão, a criança aguça a audição, olfato e percepção, daí a eficiência cognitiva e motora da brincadeira.
(Faixa etária: 6 anos)
Materiais necessários: Livro da história ‘’rolim’’, pano para tapar os olhos, desenho de um umbigo e figura para anexar a parede.

Dança
MÚSICA DESENGONÇADA – BIA NEDRAN
NOÇÕES DE DIREITA E ESQUERDA DO CORPO
(Faixa etária: 2 a 6 anos)

Encontre seu calçado
Desenvolvimento: Pedir que todos os alunos retirem seus calçados e misturem todos os pares. Em seguida, eles devem procurar os respectivos calçados e calçá-los, mas, antes disso, o professor solicitará que coloquem primeiro o pé direito e em seguida o esquerdo, pedindo que eles observem as diferenças.
Material necessário: Os calçados do grupo de alunos.
(Faixa etária: 3 a 6 anos)

Os dedos das mãos (com dedoches)
Desenvolvimento: Ler a história dos dez amigos (Ziraldo) e ilustrá-la com dedoches. Em seguida, solicite que contornem as próprias mãos em uma folha de papel pardo, pedindo que com lápis contornem primeiro, a mão direita e, em seguida, a mão esquerda. Ao final, os alunos devem colar materiais coloridos (pedaços de papel dobradura ou e.v.a picados, gliter, lantejoulas, etc) no que foi contornado.
*Pode-se cantar uma música sobre os dedos enquanto os alunos realizam a atividade.
Materiais necessários: Livro da história dos ‘’dez amigos’’, folha grande de papel pardo, lápis, colas, tesouras, gliter, lantejoula, pincéis, e.v.a e papel dobradura.
(Faixa etária: 3 a 6 anos)

Pegue os objetos
Os conceitos de "frente e trás", "em cima e embaixo", "dentro e fora" e "entre objetos", podem ser trabalhados a partir do espaço da sala de aula.
Desenvolvimento: Organizar diversos objetos em posições que favoreçam a compreensão do conceito acima. A partir disso é possível criar um jogo de comandos para que os alunos localizem os objetos, como, por exemplo: “pegue o objeto que está na frente do apagador”, “traga o apontador que está entre a caneta e o lápis” e assim por diante. Um aluno por vez.
Material necessário: Objetos diversos e ficha com os comandos.
(Faixa etária: 5 e 6 anos)

Direita e esquerda
Brincar solicitando que os alunos apontem ou levantem as partes do corpo solicitadas.
Desenvolvimento: Identificação de esquerda e direita.
Comandos: Levantar mão direita/mão esquerda; pé esquerdo/pé direito; mostrar o joelho direito/joelho esquerdo; mostrar o olho direito/olho esquerdo; orelha esquerda/orelha direita; mão direita - no pé esquerdo; mão direita - no pé direito; mão esquerda - no pé esquerdo; mão esquerda - no pé direito; mão direita - no olho esquerdo; mão esquerda - no olho direito; mão esquerda - no olho esquerdo; mão direita - no olho direito.
(Faixa etária: 4 a 6 anos)
Material necessário: Ficha com os comandos.

Pássaros na árvore
O professor fará um painel de árvore, diversos passarinhos, cartões com números de 1 a 10 e cartões para sorteios de esquerda e direita.
Desenvolvimento: Diariamente, um aluno colocará passarinhos na árvore para deixá-la sempre alegre e, para isso, irá escolher um cartão que indicará a quantidade que deverá colar no painel.
Ex.: o cartão escolhido foi 4 E (quatro passarinhos do lado esquerdo).
Dica: lembrar que a referencial direita e esquerda é em relação ao olhar do observador.
Dica: deixe o painel fixo na sala de aula e trabalhe todos os dias, para que o conceito de direita e esquerda fixe na mente das crianças.
Material necessário na confecção do painel: cartolina ou e.v.a, tesoura, cola quente, caneta para contorno e para escrever.
(Faixa etária: 5 e 6 anos)
Material necessário: Nenhum.

Dinâmica da Jabuticaba e do Jacaré
Desenvolvimento: Contar a história da jaca e do jacaré e dar o seguinte comando, cada vez que a palavra jaca (s) for falada os alunos devem se abaixar e quando for falada a palavra jacaré (s) todos devem ficar de pé.
A história é a seguinte: João ia na casa do seu tio Juca pegar jacas, mas bem no meio do caminho tinha um rio grande que não tinha ponte e era preciso atravessar de canoa, porém nesse rio tinha muitos jacarés ferozes.
Diante disso João pensou: Como eu quero as jacas vou enfrentar os jacarés, João então chegou perto da beira do rio e viu muitos jacarés e pensou: pego as jacas ou enfrento os jacarés? Decidiu enfrentar os jacarés, entrou na canoa e
começou a remar contra os jacarés, remou, lutou, lutou, mas sempre sem se esquecer de suas jacas, depois de remar muito chegou na margem do rio.
João pensou: Ufa!!! Esses jacarés me cansaram, porém estou mais perto das minhas jacas. João andou, andou e viu o pé de jaca, apanhou três jacas e lembrou que dali um tempo ia enfrentar os jacarés, mas voltou contente com as jacas até a margem do rio, ele colocou as jacas na canoa e começou a luta, salvar as jacas e bater nos jacarés, bater nos jacarés e salvar as jacas, até que ele jogou uma jaca para os jacarés e eles deixaram o menino seguir em paz. Quando João chegou do outro lado do rio desceu da canoa e comeu todas as
jacas.
(Faixa etária: 5 e 6 anos)
Materiais necessários: Ficha com a história.

Tempestade
Desenvolvimento: Todos sentados em círculo e cada vez que o professor falar a palavra direita todos mudam para o lugar do colega da direita, quando o professor falar a palavra esquerda todos mudam para o lugar do colega da esquerda e quando a palavra for tempestade todos trocam de lugar.
O texto é o seguinte: Vamos fazer uma viagem pelas águas de um lindo rio, chegando à margem a gente vai entrar em uma canoa, o dia está lindo, ao olhar o horizonte a gente sente o vento soprar levemente pra direita. Nesse momento estamos muito contentes, olhamos ao redor, avistamos a cidade e observamos também as árvores que estão próximas da margem esquerda. Nesse momento estamos nos aproximando de uma grande pedra à direita, mas a gente se pergunta: Será que aquelas nuvens são sinal de tempestade? É melhor não pensar no pior. Continuando a nossa viagem, iremos apreciar os lindos pássaros e outras árvores que estão bem longe, à direita.
A fome apertou e quando a gente levanta para lanchar, caímos à direita do barco, com isso a gente percebe que o sol começa a baixar e ficamos pensando: Será que é tempestade?
Mesmo assim continuamos a brincar.
Como tudo estava tranquilo, resolvemos pescar e jogar os anzóis, um jogou para a direita e o outro jogou para a esquerda. Depois de pescar, o sol desapareceu e o fim da tarde chegou, der repente o rio começou a jogar a canoa para a esquerda, foi quando vimos um raio lá no horizonte e gritamos: Tempestade!!!
Ficamos preocupados e olhamos para a direita, olhamos para a esquerda, e falamos novamente: será que é tempestade?
Bem mais perto da margem ficamos aliviados por que íamos pegar a tempestade em terra firme.
(Faixa etária: 5 e 6 anos)
Materiais necessários: Ficha com a história e fita adesiva/colorida ou giz para marcar as posições dos participantes no círculo.

Pular corda
Ao pular corda, por exemplo, é preciso organizar o movimento do corpo de acordo com os deslocamentos do objeto. Cada movimento das pernas e de impulsão do braço está ligado ao tempo de movimento da corda. Além disso, há juntamente uma coordenação espacial. Torna-se importante considerar o tamanho do seu próprio corpo em relação ao arco que se forma em função do balanço da corda. Caso o sujeito não observe essa relação, ele tende a esbarrar no objeto e a não conseguir participar da brincadeira.
(Faixa etária: 4 a 6 anos)
Materiais necessários: corda.

Dinâmica do Tubarão
Dar um jornal para cada participante, pedindo que coloquem no chão e que imaginem que o jornal é um barco, tudo que estiver em volta será o mar. Avisar
que quando o coordenador parar a música e gritar “olha o tubarão”, todos devem ficar sobre o jornal.
Na medida em que as músicas vão tocando, o coordenador vai tirando aos poucos os jornais, para que as pessoas ao subir no “barco” tenham que ficar juntas, no final dependendo da quantidade de pessoas pode-se deixar só dois jornais.
(Faixa etária: 3 a 6 anos)
Materiais necessários: jornais e aparelho sonoro.

Você e sua família
Conversar sobre as atividades já feitas e trazer o assunto ‘família’ para o bate-papo. Durante essas atividades vivenciamos o nosso corpo, mas nós viemos de onde? Nós nascemos de quem? Quando nascemos? Qual é a nossa história? Conversar sobre a origem da família, sobre as diferentes famílias e sobre a família de cada aluno.
Após isso com uma música sobre família ao fundo, produzir uma ilustração em uma folha de papel sobre sua família, o que ela representa para você e como você a vê.
*Expor as ilustrações no mural.
Materiais necessários: Folhas sulfite, lápis e giz de cera.
(Faixa etária: 3 a 6 anos)

Você tem boa memória? Membros da família
Desenvolvimento: Alunos sentados em círculo, escolhe-se um aluno para iniciar, este deve citar a nomenclatura de um membro da família, aquele aluno que está ao seu lado deve repetir o que o colega falou e citar outro membro, o próximo fará o mesmo e assim sucessivamente.
*Os nomes devem ser citados na ordem em que foram falados;
*Cada aluno que esquecer ou errar a ordem continuará sentado, mas vai ser uma estátua.
(Faixa etária: 6 anos)
Materiais necessários: Nenhum.

Estátua1
Desenvolvimento: Os alunos em círculo, duas crianças serão escolhidas para ir ao centro, estas serão as estátuas, ou seja, não poderão se movimentar. Em seguida dois-a-dois dos alunos devem ser chamados para modificar como queiram as duas estátuas. A atividade segue até que todos tenham participado de alguma maneira.
Material necessário: Nenhum.
(Faixa etária: 4 a 6 anos)

Estátua2
Desenvolvimento: Dançar e realizar os comandos da música ‘’estátua’’.
*Ao som de outra música, o professor fica no comando e durante a melodia faz algumas interrupções, os alunos devem dançar e parar (estátua) quando a música estiver pausada.
(Faixa etária: 4 a 6 anos)
Materiais necessários: Aparelho sonoro.

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