Atividade:
Engatinhar sobre tinta (comestível)
Faixa Etária: 0 -1 ano.
Objetivo:
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies
para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação. Conhecer as cores.
Aplicação:
Colocar um pedaço de papel pardo bem grande no chão, com o pincel, despejar
tinta de cores variadas para que os alunos engatinhem sobre a tinta, uma
professora irá acompanhar a criança e a outra o chamará do outro lado papel.
Atividade:
Desenhos de animais com texturas da pele
Faixa
Etária: 0 -1 ano.
Objetivo:
Reconhecer objetos através do tato pela textura, ampliação da percepção sensorial
da criança. Apresentar os animais e suas respectivas características.
Aplicação:
Confeccionar desenhos de animais com a textura da pele e levar que as crianças
toquem, observem e conheçam diferentes texturas, depois com os olhos tapados
deixar que manipulem os objetos e adivinhem qual animal estão tocando.
Atividade: Livros, revistas
e panfletos para manuseio.
Faixa
Etária: 0 -1 ano.
Objetivos:
Manipular diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede,
livros infantis, etc e Realizar leitura de imagens e apreciar fotos, desenhos,
ilustrações, etc.
Aplicação:
Colocar todos os alunos sentados em círculo e deixar que manipulem livremente todos
os materiais oferecidos, indagando sobre as imagens que estão
Atividade: Reconhecimento do
corpo
Faixa
Etária: 0 -1 ano.
Objetivo:
Criar imagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos
da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço, textura, etc.
Aplicação:
Permitir que os alunos se olhem no espelho observando todas as partes do corpo
em seguida disponibilizar uma folha de papel e giz de cera de cores diversas
para que livremente desenhem o próprio corpo.
Atividade: Mural de animais
com carimbo de mãos e pés
Faixa
etária: 1-2 anos.
Objetivo:
Conhecer os animais e desenhar como forma de lazer, de registro, de expressão.
Aplicação:
Dividir a turma em dois grupos. Enquanto um brinca livremente com os brinquedos
organizar o outro na mesa e permitir que carimbem as suas mãos, a professora
deverá direcionar os alunos para que o mural fique organizado. Depois, a
professora realizará o acabamento para que as mãozinhas se tornem animais.
Atividade: Pinturas com
balão ou bola (livre)
Faixa etária: 1-2 anos.
Objetivo:
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies
para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação articulando a
linguagem gráfica ao movimento do corpo, possibilitando o desenvolvimento motor,
emocional e gráfico.
Aplicação:
Utilizando uma bola como pincel permitir que coloquem a bola na tinta e a
joguem na parede formando diferentes imagens de acordo com a posição da bola,
com a cor utilizada, com a força com que a bola bate na parede.
Atividade: Fazer o contorno
das mãos com giz no chão
Faixa etária: 1-2 anos.
Objetivo:
Desenvolver a coordenação motora. Conhecer os diversos suportes e funções do
desenho.
Aplicação:
Levar as crianças para uma área fora da ambiente de rotina do centro de
Educação e com giz deixar que desenhem livremente contornando suas mãos na
calçada.
Atividade: Encontrar em
revistas animais e em conjunto elaborar um cartaz.
Faixa etária: 1-2 anos.
Objetivo:
Fazer colagem. Conhecer os animais. Introduzir a tesoura.
Aplicação:
Organizar os alunos em círculo e deixar folhearem as revistas perguntando se
estão vendo os animais. Toda vez que algum aluno encontrar um animal deixar que
usem a tesoura como conseguirem e com o auxilio da professora recortar o
desenho. Em seguida depois de organizar a sala, a professora cola a cartolina
na parede e pede que as crianças entreguem as figuras e a professora vai
colando enquanto conversa com as crianças.
Atividade: Carimbo com
frutas e vegetais
Faixa etária: 2 -3 anos.
Objetivo:
Conhecer as frutas e os vegetais. Explorar e manipular materiais
diversificados.
Aplicação:
Sentados em roda, conversar com as crianças sobre a importância dos vegetais e
das frutas mostrando algumas. Conversar sobre os acidentes que podem ocorrer,
sobre a higiene dos alimentos e em seguida cortar as frutas para mostrar sua
parte interior. Depois, sentar as crianças nas mesinhas e deixar que carimbem
livremente sobre a cartolina com a beterraba, em seguida entregar a batata ( a
professora anteriormente cortará a batata em formas variadas) deixar que as
crianças caribem com a batata na tinta e no papel.
Atividade: Colagem com
rótulos de alimentos
Faixa etária: 2 -3 anos.
Objetivo:
Apresentar a diferença entre os alimentos naturais e industrializados. Utilizar
a colagem em processos de criação de arte.
Aplicação:
Sentados nas mesinhas mostrar para as crianças os rótulos, perguntando se
conhecem os alimentos, se já comeram se preferem aqueles às frutas, salientando
a importância dos alimentos naturais, as cores e as letras presentes nos
rótulos. Depois organizar um cartaz com rostinhos de triste e feliz e ao lado
do rostinho feliz colar os rótulos que são considerados mais saudáveis e no triste aqueles que são menos saudáveis.
Avaliação:
Será feita através do decorrer da atividade, percebendo a forma como eles
entendem sobre rótulos, o julgamento entre saudável e não saudável.
Atividade: Buscar em
revistas alimentos específicos (cor)
Faixa etária: 2 -3 anos.
Objetivo:
Reconhecer e nomear as cores ao seu redor, percebendo as diferentes tonalidades
que podem apresentar.
Aplicação:
Deixar as crianças folhearem a revista em busca de frutas ou legumes a partir
da cor. A professora dirá que devem procurar alimentos de determinada cor e
eles deverão encontrar o alimento determinado.
Atividade: Confeccionar
frutas com massinha (comestível)
Faixa etária: 2 -3 anos.
Objetivo:
Utilizar de procedimentos para modelar.
Aplicação:
Sentados nas cadeiras deixar que modelem livremente os alimentos que mais
gostam, deixar que utilizem forminhas de frutas.
Atividade: Varal de historia
do VAN GOGH
Faixa etária: 3 - 4 anos.
Objetivo:
Perceber a sequencia dos fatos através da visualização das imagens.
Aplicação:
Levar impresso imagens que representam a vida do autor. Montar no meio da sala
um varal e nele ir pregando as imagens enquanto conta a historia de Van Gogh.
Atividade: Representação da
obra O GRITO (foto)
Faixa etária: 3 - 4 anos.
Objetivo: Ler e interpretar registros, como desenhos, fotografias, maquetes,
documentários, relatos de pessoas, livros, mapas.
Perceber a importância da fotografia como recurso visual.
Aplicação:
Levar um mural de TNT pintado com o fundo que contém a obra o grito. Colocar no
rosto das crianças uma meia calça e pedir que imitem a fisionomia que se
encontra na obra, neste instante as crianças serão fotografadas.
Atividade: Releitura da obra
OS GIRASSÓIS com areia, erva, papeis diversos
Faixa etária: 3 - 4 anos.
Objetivo:
Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem em
processos de criação e produção de arte.
Aplicação:
Mostrar para as crianças a obra de arte de “Os girassóis (Doze girassóis numa
jarra)” e fazer a devida interpretação da obra. Depois, organizar a sala em
grupos e entregar um desenho impresso para cada grupo, entregar a areia para
seja feito o fundo do desenho, em seguida a erva para que colem no vaso e os
girassóis serão confeccionados com embalagens de docinho.
Atividade: Observação da
obra “Quarto em Arles”
Faixa etária: 3 - 4 anos.
Objetivo:
Noções de espaço e geografia, com a observação da obra e em seguida da sala de
aula, bem como desenvolver o desenho livre.
Aplicação:
Levar a obra “Quarto em Arles” e deixar que observem, em seguida a professora
fará questionamentos para que em conjunto realizem a interpretação da obra.
Depois todos andarão pela sala e observarão a posição dos móveis e a
organização da sala. Então a professora irá entregar uma folha de papel para
que desenhem a sala de aula.
Atividade: Dobradura do gato
(Romero Britto)
Faixa etária: 4 – 5 anos.
Objetivo:
Aprimorar a coordenação motora fina e estimular a criação artística, e a
sequencia de etapas.
Aplicação:
Mostrar para as crianças a obra de arte do Romero Britto (O gato). Conversar
com as crianças sobre a obra e em seguida entregar o papel dobradura já cortado
no formato certo. A professora fará a dobradura passo-a-passo auxiliando as
crianças em cada etapa.
Atividade: Escultura com
massinha
Faixa etária: 4 – 5 anos.
Objetivo:
Desenvolver a coordenação motora fina, assim como a linguagem gráfica manual.
Aplicação:
Colar no quadro imagens de esculturas famosas e possibilitar que as crianças em
suas mesinhas confeccionem as esculturas.
Atividade: Confecção de
quadros (pratinhos)
Faixa etária: 4 – 5 anos.
Objetivo:
Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase pré-esquemática da criança,
compreensão do espaço disposto para desenhar (redondo).
Aplicação:
Disponibilizar tintas, pincéis, giz, lápis e deixar que as crianças criem suas
próprias obras de arte em pratinhos de papelão. Depois cada criança mostrará o
seu desenho e contará para as crianças o nome de sua criação. Por fim, a
professora montará um mural com a produção de todas as crianças.
Atividade: Confecção do
guarda-chuva
Faixa etária: 4 – 5 anos.
Objetivo:
Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase pré-esquemática da criança,
compreensão do espaço disposto para desenhar (redondo), percebendo que todo
lugar e material é possível a realização de arte.
Aplicação: A
professora dividi a turma em grupos com 4 integrantes, distribui um
guarda-chuva grande e tintas de tecido, os guia para elaboração da atividade,
antes eles devem entrar em acordo sobre o tema que irão fazer, trabalhando em
conjunto.
Atividade: Desenho em dupla
Faixa etária: 5 – 6 anos.
Objetivo:
Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase esquemática da criança,
compreensão da imagem do outro e a própria imagem.
Aplicação:
Sentados em dupla um frente ao outro, um irá fazer uma pose enquanto o outro
faz o retrato do colega, após terminar inverte-se as posições.
Atividade: Completar obras
famosas
Faixa etária: 5 – 6 anos.
Objetivo:
Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase esquemática da criança, percepção
e compreensão da imagem humana.
Aplicação:
será entregue desenhos de esculturas famosas faltando partes (braço, perna,
etc) e pedir para que completem da forma como veem o corpo humano.
Atividade: Confecção de
quadros (pratinhos)
Faixa etária: 5 –6 anos.
Objetivo:
Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase pré-esquemática da criança,
compreensão do espaço disposto para desenhar (redondo).
Aplicação:
Disponibilizar tintas, pincéis, giz, lápis e deixar que as crianças criem suas
próprias obras de arte em pratinhos de papelão. Depois cada criança mostrará o
seu desenho e contará para as crianças o nome de sua criação. Por fim, a
professora montará um mural com a produção de todas as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário