terça-feira, 25 de novembro de 2014

OFICINA: LINGUAGEM GRÁFICA

PLANOS DE AULA - LINGUAGEM GRÁFICA

Atividade: Engatinhar sobre tinta (comestível)
Faixa Etária: 0 -1 ano.
Objetivo: Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação. Conhecer as cores.
Aplicação: Colocar um pedaço de papel pardo bem grande no chão, com o pincel, despejar tinta de cores variadas para que os alunos engatinhem sobre a tinta, uma professora irá acompanhar a criança e a outra o chamará do outro lado papel.

Atividade: Desenhos de animais com texturas da pele
Faixa Etária: 0 -1 ano.
Objetivo: Reconhecer objetos através do tato pela textura, ampliação da percepção sensorial da criança. Apresentar os animais e suas respectivas características.
Aplicação: Confeccionar desenhos de animais com a textura da pele e levar que as crianças toquem, observem e conheçam diferentes texturas, depois com os olhos tapados deixar que manipulem os objetos e adivinhem qual animal estão tocando.

Atividade: Livros, revistas e panfletos para manuseio.
Faixa Etária: 0 -1 ano.
Objetivos: Manipular diferentes suportes gráficos, como jornal, papel, papelão, parede, livros infantis, etc e Realizar leitura de imagens e apreciar fotos, desenhos, ilustrações, etc.
Aplicação: Colocar todos os alunos sentados em círculo e deixar que manipulem livremente todos os materiais oferecidos, indagando sobre as imagens que estão 

Atividade: Reconhecimento do corpo
Faixa Etária: 0 -1 ano.
Objetivo: Criar imagens a partir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço, textura, etc.
Aplicação: Permitir que os alunos se olhem no espelho observando todas as partes do corpo em seguida disponibilizar uma folha de papel e giz de cera de cores diversas para que livremente desenhem o próprio corpo.

Atividade: Mural de animais com carimbo de mãos e pés
Faixa etária: 1-2 anos.
Objetivo: Conhecer os animais e desenhar como forma de lazer, de registro, de expressão.
Aplicação: Dividir a turma em dois grupos. Enquanto um brinca livremente com os brinquedos organizar o outro na mesa e permitir que carimbem as suas mãos, a professora deverá direcionar os alunos para que o mural fique organizado. Depois, a professora realizará o acabamento para que as mãozinhas se tornem animais.

Atividade: Pinturas com balão ou bola (livre)
Faixa etária: 1-2 anos.
Objetivo: Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação articulando a linguagem gráfica ao movimento do corpo, possibilitando o desenvolvimento motor, emocional e gráfico.
Aplicação: Utilizando uma bola como pincel permitir que coloquem a bola na tinta e a joguem na parede formando diferentes imagens de acordo com a posição da bola, com a cor utilizada, com a força com que a bola bate na parede.

Atividade: Fazer o contorno das mãos com giz no chão
Faixa etária: 1-2 anos.
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora. Conhecer os diversos suportes e funções do desenho.
Aplicação: Levar as crianças para uma área fora da ambiente de rotina do centro de Educação e com giz deixar que desenhem livremente contornando suas mãos na calçada.

Atividade: Encontrar em revistas animais e em conjunto elaborar um cartaz.
Faixa etária: 1-2 anos.
Objetivo: Fazer colagem. Conhecer os animais. Introduzir a tesoura.
Aplicação: Organizar os alunos em círculo e deixar folhearem as revistas perguntando se estão vendo os animais. Toda vez que algum aluno encontrar um animal deixar que usem a tesoura como conseguirem e com o auxilio da professora recortar o desenho. Em seguida depois de organizar a sala, a professora cola a cartolina na parede e pede que as crianças entreguem as figuras e a professora vai colando enquanto conversa com as crianças.

Atividade: Carimbo com frutas e vegetais
Faixa etária: 2 -3 anos.
Objetivo: Conhecer as frutas e os vegetais. Explorar e manipular materiais diversificados.
Aplicação: Sentados em roda, conversar com as crianças sobre a importância dos vegetais e das frutas mostrando algumas. Conversar sobre os acidentes que podem ocorrer, sobre a higiene dos alimentos e em seguida cortar as frutas para mostrar sua parte interior. Depois, sentar as crianças nas mesinhas e deixar que carimbem livremente sobre a cartolina com a beterraba, em seguida entregar a batata ( a professora anteriormente cortará a batata em formas variadas) deixar que as crianças caribem com a batata na tinta e no papel.

Atividade: Colagem com rótulos de alimentos
Faixa etária: 2 -3 anos.
Objetivo: Apresentar a diferença entre os alimentos naturais e industrializados. Utilizar a colagem em processos de criação de arte.
Aplicação: Sentados nas mesinhas mostrar para as crianças os rótulos, perguntando se conhecem os alimentos, se já comeram se preferem aqueles às frutas, salientando a importância dos alimentos naturais, as cores e as letras presentes nos rótulos. Depois organizar um cartaz com rostinhos de triste e feliz e ao lado do rostinho feliz colar os rótulos que são considerados mais saudáveis  e no triste aqueles que são menos saudáveis.
Avaliação: Será feita através do decorrer da atividade, percebendo a forma como eles entendem sobre rótulos, o julgamento entre saudável e não saudável.

Atividade: Buscar em revistas alimentos específicos (cor)
Faixa etária: 2 -3 anos.
Objetivo: Reconhecer e nomear as cores ao seu redor, percebendo as diferentes tonalidades que podem apresentar.
Aplicação: Deixar as crianças folhearem a revista em busca de frutas ou legumes a partir da cor. A professora dirá que devem procurar alimentos de determinada cor e eles deverão encontrar o alimento determinado.

Atividade: Confeccionar frutas com massinha (comestível)
Faixa etária: 2 -3 anos.
Objetivo: Utilizar de procedimentos para modelar.
Aplicação: Sentados nas cadeiras deixar que modelem livremente os alimentos que mais gostam, deixar que utilizem forminhas de frutas.

Atividade: Varal de historia do VAN GOGH
Faixa etária: 3 - 4 anos.
Objetivo: Perceber a sequencia dos fatos através da visualização das imagens.
Aplicação: Levar impresso imagens que representam a vida do autor. Montar no meio da sala um varal e nele ir pregando as imagens enquanto conta a historia de Van Gogh.

Atividade: Representação da obra O GRITO (foto)
Faixa etária: 3 - 4 anos.
Objetivo: Ler e interpretar registros, como desenhos, fotografias,  maquetes, 
documentários, relatos de pessoas, livros, mapas. Perceber a importância da fotografia como recurso visual.
Aplicação: Levar um mural de TNT pintado com o fundo que contém a obra o grito. Colocar no rosto das crianças uma meia calça e pedir que imitem a fisionomia que se encontra na obra, neste instante as crianças serão fotografadas.

Atividade: Releitura da obra OS GIRASSÓIS com areia, erva, papeis diversos
Faixa etária: 3 - 4 anos.
Objetivo: Utilizar a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem em processos de criação e produção de arte.
Aplicação: Mostrar para as crianças a obra de arte de “Os girassóis (Doze girassóis numa jarra)” e fazer a devida interpretação da obra. Depois, organizar a sala em grupos e entregar um desenho impresso para cada grupo, entregar a areia para seja feito o fundo do desenho, em seguida a erva para que colem no vaso e os girassóis serão confeccionados com embalagens de docinho.

Atividade: Observação da obra “Quarto em Arles”
Faixa etária: 3 - 4 anos.
Objetivo: Noções de espaço e geografia, com a observação da obra e em seguida da sala de aula, bem como desenvolver o desenho livre.
Aplicação: Levar a obra “Quarto em Arles” e deixar que observem, em seguida a professora fará questionamentos para que em conjunto realizem a interpretação da obra. Depois todos andarão pela sala e observarão a posição dos móveis e a organização da sala. Então a professora irá entregar uma folha de papel para que desenhem a sala de aula.

Atividade: Dobradura do gato (Romero Britto)
Faixa etária: 4 – 5 anos.
Objetivo: Aprimorar a coordenação motora fina e estimular a criação artística, e a sequencia de etapas.
Aplicação: Mostrar para as crianças a obra de arte do Romero Britto (O gato). Conversar com as crianças sobre a obra e em seguida entregar o papel dobradura já cortado no formato certo. A professora fará a dobradura passo-a-passo auxiliando as crianças em cada etapa.
Atividade: Escultura com massinha
Faixa etária: 4 – 5 anos.
Objetivo: Desenvolver a coordenação motora fina, assim como a linguagem gráfica manual.
Aplicação: Colar no quadro imagens de esculturas famosas e possibilitar que as crianças em suas mesinhas confeccionem as esculturas.

Atividade: Confecção de quadros (pratinhos)
Faixa etária: 4 – 5 anos.
Objetivo: Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase pré-esquemática da criança, compreensão do espaço disposto para desenhar (redondo).
Aplicação: Disponibilizar tintas, pincéis, giz, lápis e deixar que as crianças criem suas próprias obras de arte em pratinhos de papelão. Depois cada criança mostrará o seu desenho e contará para as crianças o nome de sua criação. Por fim, a professora montará um mural com a produção de todas as crianças.

Atividade: Confecção do guarda-chuva
Faixa etária: 4 – 5 anos.
Objetivo: Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase pré-esquemática da criança, compreensão do espaço disposto para desenhar (redondo), percebendo que todo lugar e material é possível a realização de arte.
Aplicação: A professora dividi a turma em grupos com 4 integrantes, distribui um guarda-chuva grande e tintas de tecido, os guia para elaboração da atividade, antes eles devem entrar em acordo sobre o tema que irão fazer, trabalhando em conjunto.

Atividade: Desenho em dupla
Faixa etária: 5 – 6 anos.
Objetivo: Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase esquemática da criança, compreensão da imagem do outro e a própria imagem.
Aplicação: Sentados em dupla um frente ao outro, um irá fazer uma pose enquanto o outro faz o retrato do colega, após terminar inverte-se as posições.

Atividade: Completar obras famosas
Faixa etária: 5 – 6 anos.
Objetivo: Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase esquemática da criança, percepção e compreensão da imagem humana.
Aplicação: será entregue desenhos de esculturas famosas faltando partes (braço, perna, etc) e pedir para que completem da forma como veem o corpo humano.

Atividade: Confecção de quadros (pratinhos)
Faixa etária: 5 –6 anos.
Objetivo: Desenvolvimento da linguagem gráfica da fase pré-esquemática da criança, compreensão do espaço disposto para desenhar (redondo).
Aplicação: Disponibilizar tintas, pincéis, giz, lápis e deixar que as crianças criem suas próprias obras de arte em pratinhos de papelão. Depois cada criança mostrará o seu desenho e contará para as crianças o nome de sua criação. Por fim, a professora montará um mural com a produção de todas as crianças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário