quarta-feira, 19 de novembro de 2014

OFICINA: JOGOS DE TABULEIRO

PLANO DE AULA - JOGOS DE TABULEIRO


Fabricar jogos de tabuleiro e regras.
Faixa etária: 4 a 5 anos
Recursos: Papéis diversos e coloridos (cartão, cartolina, laminado, E.V.A, etc); Cola; Lápis de cor ou giz de cera; Tesoura sem ponta; Folhas com figuras;
Desenvolvimento: Dividir as crianças em grupos, para confeccionarem jogos de tabuleiros como: jogo da memória, quebra-cabeças, dominó, dama, etc. Cada grupo ficará responsável por confeccionar um tipo de jogo. A regra é: depois de formados os grupos um membro sorteará qual jogo seu grupo deverá confeccionar. Os jogos serão usados por todos da turma.
- Levar jogos de tabuleiros prontos, dentro da faixa etária, para que as crianças na hora da brincadeira possam despertar interesse também pelos jogos com regras.

Observando e reproduzindo
Faixa etária: 3 a 5 anos
Recursos: Cartelas com formas geométricas de cores variadas; Massinha de modelar; 
Desenvolvimento da Atividade: Dividir a turminha em grupos, onde cada grupo receberá uma ou mais cartelas com as figuras geométricas. A regra é: Cada grupo terá de confeccionar com as massinhas as figuras que recebeu, nas mesmas cores e na mesma quantidade.

Tablado de formas geométricas.
Faixa etária: 2 a 5 anos
Recursos: tablado de papel craft com figuras geométricas.
Desenvolvimento da Atividade: O grande grupo receberá um tablado com as figuras geométricas. A regra é: Cada grupo terá que ao comando do professor colocar a parte do corpo a figura geométrica com a cor indicada. Ex: mão no círculo azul, pé no círculo verde...a criança ficará toda espichada, trabalhando assim também com seu corpo.

Alinhavo
Faixa etária: 2 a 5 anos
Recursos:
Madeiras com desenhos coloridos, canudinhos, barbantes com pontas de palito de churrasco, cadarços.
Desenvolvimento da Atividade: A criança brinca com o alinhavo como se estivesse costurando um tecido, ela pode criar diversas maneiras de passar o fio, tanto no desenho quanto no canudinho.

cuidar do bebê
Faixa etária: 0 a 1 ano
Recursos: Bebê (boneca); Banheira ou trocador (lugar para trocar) e ter contato com o bebê; Acessórios para higienização do bebê.
Desenvolvimento da Atividade: Durante o banho ou a troca do bebê, o fazer conversando com ele o tempo todo, explicando o que se faz, assim se desenvolve a linguagem. Cuidar do bebê ensinando-o o que é ou não permitido. Você é o adulto, você comanda, você cuida.

Jogo do Tabuleiro
Faixa etária: 2 a 5 anos
Recursos: tabuleiro individual com 20 divisões; peças de contagem – fichas – tampinhas; 1 dado com pontos ou numeração
Desenvolvimento da atividade: Cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o número de fichas e ou tampinhas indicado no dado. Os jogadores devem preencher o tabuleiro. Ganha quem preencher primeiro.

Jogo Tirando do Prato
Faixa etária: 5 anos
Recursos: - pratos de papelão, plástico ou isopor (um para cada criança); material de contagem (20 peças para cada criança); dado de números ou de pontos.
Desenvolvimento da atividade: As crianças começam a brincadeira com 20 (ou menos dependendo da idade da criança) objetos no prato (pequenos brinquedos ou material de contar), e revezam-se jogando o dado um de cada vez, e retiram do prato a quantidade de objetos que deu no dado (1, 2, 3, 4, 5, 6). Vence a brincadeira a criança que esvaziar o prato primeiro.

Jogo do 1 ou 2
Faixa etária:
Recursos: Dado apenas com o número 1 ou dois (ou pontos), ou fichas 1 e 2 colocadas em uma sacola. (ser retirada sem a criança visualizar)
Desenvolvimento da atividade: Cada criança joga o dado, ou retira a uma ficha da sacola, o professor lê o número e a criança tem que dizer uma parte do corpo que corresponde ou ao 1 ou ao 2, como por exemplo: 1 = nariz, boca, umbigo, cabeça, cabelo, lingua, lábios, etc 2= mãos, pés, pernas, coxas, orelhas, olhos, braços, etc. A criança não pode repetir o que o outro já disse, caso não lembrar, passa a vez. A atividade termina quando o professor esgotar a exploração de todo o corpo.

Loto de Quantidade
Faixa etária: 3 a 5 anos
Recursos: Dados com pontos ou números; Cartelas com a configuração do dado.
Desenvolvimento da atividade: Cada aluno recebe uma cartela com três desenhos que represente uma das faces do dado. Na sua vez, joga o dado, e se tiver na sua cartela o número correspondente ao sorteado pelo dado, ele marca ou cobre com uma ficha. A atividade é finalizada quando alguém preenche os três desenhos da sua cartela.

Formando Grupos
Faixa etária: 4 a 5 anos
Recursos: Apito, cartazes com números escritos (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7...).
Desenvolvimento da atividade: As crianças vão se espalhando em um lugar amplo, (lentamente ou normalmente), até que uma das professoras toque o apito. A outra professora deve erguer um cartaz com um número. As crianças deverão fazer grupos conforme o número dito, por exemplo, grupo de 3, 4, 2, (dependendo da idade e do conhecimento que as crianças já tem de número).
Discutir: quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de fora?

O que é o que é?
Faixa etária: 3 a 5 anos
Recursos: Uma sacola e os blocos lógicos, das figuras geométricas (sugestão de 4 peças diferentes);
Desenvolvimento da atividade: Selecionar as peças colocadas dentro do saco e mostrar para as crianças. A criança deve manusear o bloco e o professor deve dizer que forma é aquele objeto.
Depois coloca-se as peças no saco (ou caixa ) e a criança deve manusear o objeto sem vê-lo, e através do tato, identificar a forma-objeto que
tateou, em seguida retira o objeto. Sempre perguntar quantas peças ainda faltam, e quais as formas.
Variação da atividade: A professora coloca a mão no saco (caixa) e descreve para as crianças que devem tentar adivinhar: Ex: tem quatro lados do mesmo tamanho (quadrado), tem dois lados grandes iguais e dois lados pequenos iguais (retângulo), tem três lados iguais (triângulo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário