terça-feira, 18 de novembro de 2014

OFICINA: BRINCANDO COM O MUNDO: CIÊNCIAS NATURAIS E OS MATERIAIS

PLANO DE AULA - OFICINA: BRINCANDO COM O MUNDO: CIÊNCIAS NATURAIS E OS MATERIAIS

Como se formam os raios?
Idade para aplicação: 4 – 5 anos
Desenvolvimento: Com as luzes apagadas, levar as crianças a imaginação como se estivessem em um lugar aberto, em uma noite de tempestade, com esguichos de água nos alunos para simular que a chuva começou, colocar música de fundo de relâmpagos, para então ligar a aparelho de raios, identificando os perigos dos raios e ensinando-os a se protegerem. Após ligar as luzes mostrar com ajuda e algodão como os raios se formam e do que é feito as nuvens.
Recursos: aparelho de raios de baixa voltagem, algodão, lampada, água, aparelho de som.

Vulcão
Idade para aplicação: 4 anos
Desenvolvimento: Explicar como é formada o vulcão e a larva através de fotos e vídeos. Em seguida fazer um vulcão com os alunos com ajuda do professor. Colocar um frasco sobre um prato. Cobrir o frasco com argila, modelando-o com formato de um vulcão. Encher até a metade do frasco com bicarbonato de sódio e colocar um pouco de corante alimentar. Colocar o vinagre sobre o bicarbonato. A mistura vai começar a fervilhar derramando-se pelas encostas do vulcão. Fazer essa experiência em grupos 2 ou 3 pessoas.
Recursos: frasco,  prato, argila, bicarbonato de sódio, corante, vinagre

Corrida Líquida
Idade para aplicação: 4 – 5 anos
Desenvolvimento: Fazer uma apresentação sobre os materiais nos diferente estados (sólido, líquido, gasoso). Fazer uma corrida de líquidos: pegar a superfície de vidro e inclinar para evitar o movimento de líquido para todos os lados. Traçar uma linha de partida. Reunir 3 alunos para a corrida, cada um com uma substância diferente. Derramar suavemente a água o óleo e o mel ao mesmo tempo e observar qual chega primeiro e indagar o porque?
Recursos: Recipientes transparentes de diferentes formas; água; óleo; mel; superfície de vidro. 

Mensagem secreta
Idade para aplicação: 4 – 6 anos
Desenvolvimento: Espremer um limão em um copo, com um pincel escrever em uma folha sulfite com o limão. Esperar secar. Depois de seco, passar o ferro quente na parte contraria da escrita ( pode ser feito com vela ou fosforo), então irá aparecer a mensagem secreta.
Recursos: Folha sulfite, limão, copo, ferro de passar roupa. 

Um objeto poderoso
Idade para aplicação:  2 – 4 anos
Desenvolvimento: Encher uma bexiga. Perguntar às crianças se a bexiga pode mover uma lata de refrigerante. Aproximá-la da lata. Observar o que acontece. Esfregá-la com um tecido de lã ou uma malha. Aproximá-la novamente da lata e observar o que acontece. Pode ser colocada perto de uma parede janela ou porta também. 
Recursos: Bexigas e latinhas de alumínio vazias (refrigerante) 

Tapete das sensações
Idade para aplicação:  0 – 3 anos
Desenvolvimento: Pode ser deixado o tapete exposto na parede ou forrá-lo no chão para que as crianças com as mãos ou pés descalços possam sentir e reconhecer as texturas.
Recursos: TNT, lixa, bolas de gude,lantejoulas, areia, algodão, EVE, cordão, papel celofane. Pelúcia, palites de picolé, espuma, camurça e etc.

Enchimento automático de balões.
Idade para aplicação: 5 – 6  anos
Desenvolvimento: Deitar vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de um quarto da mesma. Com o funil, deitar no balão um pouco de bicarbonato de sódio. Enfiar o gargalo do balão no gargalo da garrafa. Levantar o balão de modo a que o bicarbonato de sódio caia para dentro da garrafa. O vinagre começa a fazer bolhas e o balão começa a encher devagarinho.
Recursos: Vinagre, bicarbonato de sódio, balão, funil, garrafa de gargalo estreito.

Experiência cromática
Idade para aplicação: 3 – 4  anos
Desenvolvimento: Solicitar que as crianças encham uma vasilha com água. Distribuir folhas de papel crepom colorido para os alunos e orientar para cortá-las em pedacinhos e colocá-lo dentro da água. Então, devem pôr o caule de uma flor branca no recipiente e observar a mudança: ais poucos, as pétalas ficarão com a cor da água. Assim, eles chegarão à conclusão de que a planta absorve a água.
Recursos: Água, flores brancas, papel crepom colorido, vasilha transparente.

Explosão de cores
Idade para aplicação: 3 – 4 anos
Desenvolvimento: Coloque o leite no prato fundo. Pingue várias gotas de corantes sem misturá-los. Pingue uma gota de detergente sobre sobre uma das cores. Você vai observar que ela parece "explodir". Depois pingue uma gotas sobre as outras cores e elas irão se misturar formando efeitos diferentes!
Recursos: Prato fundo; Leite; Corantes comestíveis; Detergente.

Luva viva
Idade para aplicação: 2 – 4 anos
Desenvolvimento: Primeiro, é preciso cortar a garrafa pet ao meio, pois só será utilizada a parte de cima. Tire a tampinha e prenda a luva na boca da garrafa com o barbante ou elástico. Encha a bacia com água e coloque a garrafa com a luva dentro dela. Veja o que acontece. 
Recursos: uma luva de látex; uma garrafa pet; um pedaço de barbante ou elástico; uma bacia com água; um adulto para ajudar. 

De onde vem o barulho?
Idade para aplicação: 0 – 6 meses.
Desenvolvimento: O professor apresenta o móbile, bem colorido de preferência que tenha ou possa produzir sons, isto ajuda o bebê a desenvolver a capacidade dos seus reflexos voluntários, movimentos das mãos e da visão e auxilia o desenvolvimento da percepção auditiva na diferenciação de ruídos. Com o passar do tempo, o bebê relacionará sons como indicadores da hora de dormir, outros momentos e situações pedagógicas e afetivas. São ações lúdicas e pedagógicas essenciais para bebês que envolvem turnos de falar ou gesticular, esconder e achar objetos. Mostra-se ao bebê os sons de um despertador ou um chocalho, para que este manipule conforme o seu interesse, dessa forma o professor cria condições de exploração do objeto pela criança. Em seguida, o professor esconde na presença do bebê o objeto com ruído dentro de uma caixa, então se desafia a criança na busca do objeto escondido. Pode se agregar duas caixas como possíveis esconderijos para garantir o interesse da criança na realização da atividade.
Recursos: móbile, chocalhos, relógio despertador, objetos que produzem sons, caixas.


Saco ou caixa Surpresa 
Idade para aplicação: 1 - 2 anos
Desenvolvimento: O professor guarda diversos materiais dentro do saco surpresa e pede que a criança adivinhe o que ela está mexendo. As crianças trabalham o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das próprias habilidades táteis, gustativas, auditivas enfim, sensoriais.
Recursos: Pacote de tecido no TNT; apito, caixa, chocalho, bolita, urso de pelúcia, carrinho, boneca, balão com água.

Túnel 
Idade para aplicação: 1 – 2 anos
Desenvolvimento: O professor monta um túnel com cadeiras, organizam-se vários obstáculos como brinquedos no meio do trajeto e pede que as crianças atravessem-no. Estabelece o ponto de partida e o ponto de chegada.
Recursos: Túnel, almofadas, bichos de pelúcia, travesseiros, tapetes, bóias, bolas...

Brincando com bolhas de sabão 
Idade para aplicação: 2 - 3  anos
Desenvolvimento: O professor apresenta um copo de água e perguntas as propriedades: cor, odor. Então diz: “Alguém já fez bolhas de sabão? Nós podemos fazer? O que precisamos?”. Apresenta então os materiais que tem para realização da atividade e convida aos alunos tentarem modos de produzir bolhas de sabão. Ao longo desta experiência, o professor direcionará outras perguntas:
Por que só a água não produz as bolhas?
O que é preciso colocar na água para que se formem as bolhas?
Por que das bolhas possuírem uma determinada coloração conforme o reflexo da luz?
Por que as bolhas ficam mais consistentes se colocarmos uma pitada de açúcar na mistura? etc.
A proposta é conduzir as crianças para um ambiente amplo e aberto, para então realizar a brincadeira de bolinha de sabão. Antes de iniciar a brincadeira, formar um círculo com as crianças e no centro coloca-se uma banheira com água: explicando que é necessário, assoprar devagar para formar as bolhas. Em seguida, distribuição de copos e argolas para que eles façam as bolhas sozinhos. Pensamos em argolas, pois com canudos corríamos o risco de ingerirem o líquido, já as argolas não haveria a necessidade de levar até a boca.
Recursos: Detergente, água, copos, bacias, vasilhas, argolas de diferentes tamanhos.

Uvas Passas Bailarinas 
Idade para aplicação: 3 - 4 anos
Desenvolvimento: O professor conversa com as crianças sobre danças e músicas que eles conhecem, explica que assistirão uma apresentação de frutas dançarinas. Ele mostra os elementos (refrigerante de limão, uvas passas), mas não realiza menção aos respectivos nomes, pois são as crianças que identificam e nominam os materiais pelos sentidos do olfato e da visão. Após a identificação, mergulham-se as passas no líquido gaseificado. Na primeira parte, todos observam o experimento: inicialmente, as passas afundam, em seguida, sobem e mergulham novamente diversas vezes. Depois, para animar a apresentação artística das passas bailarinas canta-se a cantiga do Pastorzinho. O professor pede que as crianças relatem o experimento e criem hipóteses explicativas sobre a dança das frutas. Ao final, explica que as uvas passas bailarinas dançam ao sabor de bolhas de ar contidas no gás gaseificado.
Recursos: recipiente transparente (copo); refrigerante com gás, preferência sabor limão que é transparente; um pacote de uvas passas.

Afunda ou não afunda? 
Idade para aplicação: 5 – 6 anos
Desenvolvimento: Construção de uma tabela com a classificação: flutua / afunda.
Flutua                                                    Afunda
Frutas                                                    borracha (grande)
Lápis                                                     clips metálicos
Pedaços de isopor                                 feijão cru
Cabe ao professor auxiliar as crianças ao fato de que, apesar dos pedaços de isopor serem maiores que os outros objetos, eles não se afundam por que possuem a densidade menor que a água. No decorrer da atividade fazer perguntas como: por que o clipe sendo tão pequeno afunda? O material que o constitui possui densidade elevada.
Recursos: Recipiente grande cheio de água (bacia ou balde); Frutas como maçã, laranja, banana, limão; Objetos com diferentes tamanhos e pesos: borracha, lápis, pedaços grandes de isopor, clips metálicos, entre outros; Alimentos: ovos em casca, feijão cru. Grampo de madeira, botão, chave, uma rolha de cortiça, uma tampa de plástico, um prego, uma pedra, um alfinete, uma chave, uma borracha.

Um comentário:

  1. Ótimas sugestões ! parabéns ,eu estava procurando maneiras de trabalher grãos de feijão com crianças de 2 a 3 anos.

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