quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ARTISTAS E ARTEIROS FAZENDO ARTE

ARTISTAS E ARTEIROS FAZENDO ARTE


O QUE VAI ACONTECER NESSE DIA?
As pessoas vão se expressar através de desenhos, pintura, modelagem cerâmica, entalhe, colagem, xilogravura, pirogravura, impressão em geral, montagem de objetos, arte em papel, etc...Os artistas plásticos da cidade ou da região poderão montar seus “ateliers”, onde ficarão expostos seus trabalhos, ao mesmo tempo em que será apreciada a sua técnica. Artesãos poderão fazer seus trabalhos em publico, inclusive ensinando sua arte a pessoas interessadas.

QUE MATERIAIS SERÃO UTILIZADOS?
Poderão ser utilizados os seguintes materiais:
* tinta: látex, guache, anilina, pó de pintor...
* pincéis
* papéis: papel de jornal, papel pardo, sulfite...
* argila
* gesso
* durepox
* madeira
* cola
* solvente para limpeza de pincéis
* giz
* carvão
* lápis
* lápis de cera
* giz de cera
* sucata: garrafas plásticas, vidros, caixas, retalhos de tecidos, cereais, contas, macarrão, rolhas, palitos ,algodão, sementes e varetas...

COMO CONSEGUIR O MATERIAL?
Fazendo coletas antecipadas nas industrias, nas escolas, no comercio, junto a particulares.
Um posto de arrecadação facilitará a entrega do material doado.
O material não conseguido na coleta será adquirido pelo órgão promotor do evento.
A seguir, sugerimos receitas de tintas, que os organizadores deverão preparar com antecedência.
TINTA PARA PINTURA A DEDO
1º Receita:1 xícara de chá de polvilho, dissolvido em 1 xícara de chá de água fria. Juntar mais 2 xícaras de chá de água fervendo e levar ao fogo por mais 1 minuto. Depois de frio junta-se 1 colher de sopa de desinfetante e a tinta de pedreiro (xadrez) em cores vivas.
2º Recita: Dissolvem-se 5 colheres de maizena num copo com água fria; mistura-se tudo em 1 litro de água; leva-se ao fogo, mexendo sempre para não
empelotar, até se formar um mingau; quando estiver frio, mistura-se a tinta em pó.
3º Receita: 1 litro de água fria; 1 xícara de chá de maisena. Faz-se um mingau ralo. Depois de frio,junta-se a anilina da cor desejada e 1 colher de lisofórmio ou de sabão em pó (que conserva a tinta por sete dias).
4º Receita: ½ copo de farinha de trigo dissolvida em um copo de água fria. Cozer, mexendo para não encaroçar. Depois de frio, junta-se 1 colher de sopa de glicerina. Adiciona-se anilina vegetal em pó, aos poucos, até obter um colorido forte.
TINTA TIPO GUACHE
1º Receita: Mistura-se goma arábica rala já suficientemente aguada com tinta d’água comprada a peso e 1 colher de desinfetante.
2º Receita: 2 colheres de sopa de tinta d’água em pó; 1 colher de café de goma arábica ou cola de farinha de trigo cozida. Misturar bem, juntar um pouco d’água e o gesso no fim.
TINTA DE ANILINA
1º Receita: Dissolver a anilina em água fria, juntar 1 colher de café de goma arábica . Misturar bem e colocar em potes.
2º Receita: 100 gramas de goma arábica em pó, 100gramas de pedra-ume em pó, ½ garrafa de álcool, ½ garrafa de vinagre, 10 colheirinhas de chá de açúcar cristal, 10 colheirinhas de sal fino, 3 colheirinhas de anilina para cada 200gramas de mistura anterior.
Receita simples: 1 pacote de pó de pintor - 500 gramas, 1 copo de cola líquida (goma arábica), 1 colher de sopa de glicerina (para dar brilho), 2 copos d’água, 1 colheirinha de álcool. Modo de fazer: derrama-se aos poucos a tinta num recipiente, onde a cola tenha sido colocada. Mistura-se água, mexendo-se bem e, por fim, coloca-se álcool. Notas: a cor verde requer 2 copos de cola e 4 copos de água, para a mesma quantidade de pó; o roxo requer 1 copo e meio de cola e 3 copos de água para a mesma quantidade de pó.
TINTAS PARA CENÁRIO EM PANO
Tinta xadrez ou anilinas, misturadas com goma arábica diluída em água filtrada em
pano, mais um pouco de leite. Empregar com painéis largos (para fundos).
TINTAS PARA CENÁRIO EM PAPEL
Guaches, anilinas ou simples mistura de pigmentos coloridos, no leite cru ou morno.

EXPLICAÇÕES SOBRE O DESENHO
1 – BARRACAS
As atividades poderão ser realizadas em barracas, do tipo usado em quermesses. Caso não seja possível montar barracas com cobertura, poder-se-á colocar quatro tabuas sobre cavaletes, formando um quadrado. É interessante que os monitores, artistas e artesãos fiquem no interior das barracas e os participantes trabalhem sobre as tábuas por fora. Isso possibilita um menor controle do material e do espaço disponível, além de facilitar o trabalho dos orientadores.
2 – MONITORES
É muito importante que cada barraca conte com um número de monitores suficiente para controlar o material e estimular os participantes. Esse número poderá varias de uma barraca para outra, de acordo com o tipo de atividade. Nas barracas de pintura e dobradura, por exemplo, é interessante que haja 4 monitores (um em cada lado). Na barraca de modelagem em argila , 2 monitores podem ser suficientes.
Os monitores poderão ser estudantes de 2º e 3º graus. Os alunos do curso do magistério e professores de Educação Artística poderão dar uma boa colaboração na orientação das atividades.
3 – PLACAS DE SINALIZAÇÃO
Um dos elementos que contribuem para o êxito de um evento recreativo é uma sinalização adequada, de modo a facilitar a localização das atividades e estimular o publico a participar das mesmas.
4 – INSTALAÇÕES PARA EXPOSITORES DE TRABALHOS FEITOS PELO PUBLICO
É conveniente providenciar varais de arame ou barbante, onde serão dependurados desenhos, pinturas, colagens e outros trabalhos em papel feitos pelos participantes. Para trabalhos em argila, esculturas, prateleiras improvisadas com tábuas resolverão o problema. Também poderão ser usados muros, paredes, cercas e outros recursos. O importante é que os participantes possam deixar seus trabalhos expostos, se assim desejarem.
5 – ARTISTAS E ARTESÃOS
Os artistas e artesãos farão seus trabalhos no próprio local, de modo que o público possa acompanhar o seu trabalho, observando tanto o produto artístico-artesanal quanto o processo utilizado para a sua elaboração. Se houver possibilidade, os artesãos poderão ensinar os interessados a fazer trabalhos simples.

ONDE VAMOS FAZER AS “ARTES”?
Poderemos fazer artes e praças, ruas, avenidas, loteamentos, quadras de esportes , parques, bosque, creches, etc...Locais sombreados, arborizados seriam os melhores para o desenvolver o evento.
Esses locais deverão ser demarcados previamente, de acordo com as atividades a serem desenvolvidas.
Sugerimos 2 opções para a disposição dos setores de atividades:
A) Designar um setor para os artesãos e artistas, separado do setor de atividades para o publico.
B) Mesclar os setores de atividades para o publico com os setores dos artistas e artesãos.

ORGANIZAÇÃO GERAL DO EVENTO:
O desenho que segue procura dar uma idéia do aspecto que o evento pode ter: (desenhos)

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