terça-feira, 18 de novembro de 2014

OFICINA JOGO SIMBÓLICO, JOGO DE PAPEIS “TEATRO E DRAMATIZAÇÃO”

PLANO DE AULA:  OFICINA JOGO SIMBÓLICO, JOGO DE PAPEIS “TEATRO E DRAMATIZAÇÃO”


A partir dos 2 anos
Imitando os animais
Aplicação: Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela.
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar. Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão. Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo. Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga. Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta. Leões, tigres, lobo, de quatro patas pelo chão. Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos. Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas.
Para finalizar, deixar livre para que os alunos possam se caracterizar com mascaras ou pinturas dos animais que mais gostaram.

Para 5 anos
Contação de história
Aplicação: O professor arruma previamente uma caixa com alguns objetos totalmente diferentes um do outro. Coloca os alunos sentados em círculo, e inicia uma historia com um objeto retirado da caixa, o colega ao lado devera retirar outro objeto da caixa e continuar a historia acrescentando esse objeto, de maneira que os esses objetos se encaixe dentro da historias.

Para 5 anos
História participativa
Aplicação: Ouvir e cantar a música “a casa” (Vinicius de Moares) e fazer um breve comentário sobre o que falta na casa. Em seguida a professora ira ler a história A casa Sonolenta- Audrey Wood e edira aos alunos que ao ouvirem determinadas palavras façam alguns gestos que remetam ao significado dessa palavra. Depois a professora irá propor que as crianças desenhem e enfeitem a sua casa dos sonhos e colocara os desenhos no painel para que eles observem os desenhos uns dos outros e vejam que cada um tem sonhos e desejos diferentes e é preciso respeita-los.

A partir de 1 ano
Semáforo
Aplicação: Colocar os alunos em fila e ir completando o percurso, obedecendo a sinalização, e cantando a musica “dirigindo meu carro” (Xuxa). (o percurso será da sala do 4º ano de pedagogia até o laboratório de pedagogia).

 4 a 6 anos
Teatro do Coelhinho Distraído
Aplicação: Com os alunos sentados explicaremos sobre o teatro, e escolheremos alguns alunos para serem os personagens da historia: o coelhinho, o lobo, os irmãos do coelho, a águia e a amendoeira.
Cada aluno irá se caracteriza com a mascara e iniciaremos a historia. Num lindo dia de primavera, um coelhinho cor-de-mel, com um ar muito meiguinho, encontrava-se dormindo debaixo de uma amendoeira. Ele vivia com os seus irmãos e todos gostavam dele, mas ele tinha um defeito… era muito distraído!
Naquela tarde estava calor e depois de ele ter almoçado com os seus irmãos, teve vontade de sair da toca para ver se encontrava alguma sobremesa apetitosa. No entanto, depressa ficou com sono e deitou debaixo de uma amendoeira, não percebendo que um lobo esfomeado rondava por ali.
Assim que o lobo avistou o coelhinho dormindo, foi-se aproximando pé ante pé, procurando não fazer barulho. Felizmente uma águia que voava naquela direção, percebeu qual era a intenção do malvado lobo e pousou em um dos ramos da amendoeira, fazendo um barulho tão alto que acordou o coelhinho.
O coelhinho quando viu o lobo tão perto de si, ficou tão assustado que deu um salto e correu o mais depressa que conseguiu para sua toca, encontrando os seus irmãos. Então, todos fecharam a porta à chave e colocaram uma tranca atrás da porta, no caso de o lobo tentar entrar na casa deles. Felizmente o lobo ficou com medo que aparecesse alguém para lhe bater e fugiu para muito longe dali. Depois do susto que o coelhinho cor-de-mel passou por ser distraído, a melhor coisa que lhe aconteceu foi ter ficado amigo da águia que passou a acompanhá-lo nos seus passeios e nunca mais o deixou dormir fora da sua toca.
Caso haja interesse, podemos recontar a historia trocando os atores (alunos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário