terça-feira, 18 de novembro de 2014

OFICINA DE CIÊNCIAS

PLANO DE AULA - OFICINA DE CIÊNCIAS

Experiência com ar quente e ar frio
Aplicação: Explicar como o ar quente é leve e sobre e o ar frio, por ser pesado, ele desce
- Frasco pequeno;
- corante (anilina);
-Agua quente e
- Tigela grande de vidro
Encha a tigela com água quase completamente. Ponha várias gotas de corante em um pequeno frasco e adicione água quente. Tampe a boca do frasco com o dedo e mergulhe na tigela com o frasco deitado. Quando retirar o dedo observe a água colorida subir. 

Surgimento do universo: Bottle nebula ( garrafa com a galáxia)
Aplicação: Explicar brevemente sobre a galáxia e como provavelmente ela surgi.
-uma garrafa ou pote de vidro;
- Água ou gel;
- Anilina ou suco de sachê em pó;
-Glitter colorido;
- Algodão;
-Palito de churrasco (para mexer) e
- Criatividade
Encha o potinho ou garrafa de água, coloque a anilina ou o suco de sachê em pó e mexa com um palitinho ou algo que dê pra fazer a mistura. Depois coloque o algodão (não muito pra não ficar feio) e em seguida adicione Glitter e tampe o pote. Depois da uma chacoalhada pra que tudo se misture bem e dê um efeito legal! 

Confecção de tintas para pintura em papel pardo
Aplicação: O homem sempre procurou registrar fatos importantes da sua história por meio de desenhos, em que os homens primitivos desenhavam nas cavernas, que são conhecidas como arte rupestre.
- Rolo de papel pardo;
- carvão ( de churrasco)
- Tintas naturais e
- pincéis.
Separar as salas em quatro grupos, em que cada grupo deverá confeccionar uma determinada cor de tinta, que depois de finalizada, deverá dividir a tinta com os colegas, em que cada grupo ficará com seis cores diferentes. Entregar um pedaço de papel pardo (+ou – 1 metro e meio) e pedir para que cada aluno registre no papel (parede da caverna) um momento histórico da sua vida. 

Objetos com argila
Aplicação: O homem primitivo precisava de utensílios domésticos para utilizar no seu cotidiano.
- Um pouco de argila por aluno;
- secador ou forno*(para secar rapidamente);
- agulha de crochê (fazer furos nas peças de bijus)
- Tintas naturais (at. Anterior) e
- barbantes ou linhas de crochê coloridas.
Entregar argila a cada aluno e pedir para que cada um confeccione utensílios domésticos ou bijuterias com a argila. 

Carta com tinta invisível
Aplicação: Pensar em um contexto para esta atividade
- Limão ou leite;
- Ferro de passar roupa;
- Papel sulfite e
- Pincéis.
Separar a sala em pequenos grupos e entregar um copo com suco de limão (puro) a cada grupo e uma folha sulfite com um pincel por aluno. Pedir para que escrevam alguma mensagem para algum colega e passar o ferro quente sobre a mensagem, revelando-a.
Ou ainda fazer um amigo secreto em que será sorteado o nome dos presentes na aula e sorteará. Este nome deverá estar escrito no papel com a tinta invisível e a professora deverá passar o ferro para descobrir quem é o amigo secreto que ganhará o objeto esculpido na argila da atividade anterior.

Plantar a árvore (volta a calma e ultima atividade)
Aplicação: Explicar a importância da árvore para os seres humanos e sua preservação.
-Árvore;
- Objeto para cavar
Plantar a árvore no buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário