quarta-feira, 19 de novembro de 2014

FUNDINDO A CUCA

O QUE VAI ACONTECER NESSE DIA?
Nesse dia, as pessoas estarão presentes em uma praça ou outro local, onde mostrarão engenhocas ou inventos, participarão de jogos de raciocínio, quebra-cabeças, charadas, assistirão espetáculos de mágica, enfim, “fundirão a cuca” com coisas interessantes e enigmáticas.

COMO AS PESSOAS VÃO PARTICIPAR?
As pessoas participarão das mais variadas formas:
* mostrando engenhocas ou inventos
* jogando xadrez, dama, resta um...
* montando quebra-cabeças
* matando charadas
* fazendo palavras cruzadas
* respondendo adivinhações
* assistindo espetáculos de ilusionismo e prestidigitação, procurando descobrir com são feitos os truques.
* participando de atividades com mímica
* participando de jogos de memória.
* procurando reconhecer músicas, apenas ouvindo algumas de suas notas.
* Tentando reproduzir amostras complicadas de tricô, crochê, macramé...
* jogando paciência
* jogando com números
* assistindo ou realizando experiências simples de física ou química
* brincando de “cama-de-gato”
* andando em labirintos
* decifrando carta enigmática

ORGANIZAÇÃO GERAL DO EVENTO
Esse evento pode ser realizado ao ar livre ou em ambientes fechados, amplos, como clubes e escolas. A organização básica consiste em distribuir as diversas atividades propostas por vários pontos do local do evento, com uma sinalização que facilite a orientação dos participantes. Em cada atividade haverá um ou mais monitores, visto que grande parte das atividades sugeridas requer algum tipo de explicação.
Para despertar grande interesse dos participantes do evento, cada monitor deverá ter segurança na orientação, devendo para isso, conhecer bem os jogos e truques que irá promover. Portanto, esse evento requer um treinamento prévio e específico.
Os monitores serão voluntários da comunidade, convocados para treinamento com bastante antecedência.
As adivinhações, charadas, respostas geniais e enigmas serão escritos em cartazes e fixados em mural.
Em local que comporte maior número de pessoas serão realizados truques de prestidigitação e ilusionismo, além de demonstrações de inventos e outras apresentações. Nesse local amplo, também poderão ser feitos a abertura e o encerramento do evento.
Para que se tenha uma idéia mais clara da organização do evento,
apresentamos, a seguir croquis de eventos realizados numa praça e numa escola.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
ADIVINHAR A IDADE
O animador pede que um participante pense na sua idade. A seguir pede que multiplique essa idade por 3, some mais 1, multiplique novamente por 3 e some o número original. Pede-se o resultado todo. Deste, tira-se o último número e teremos a idade.
OBS: Pode-se descobrir qualquer número.
TESOURA ATRAPALHADA
O animador apanha uma tesoura e diz aos participantes que deverão estar sentados em círculos (de preferência em cadeiras):
* Receba esta tesoura que está aberta.
O segundo elemento dirá ao terceiro:
* Receba está tesoura que está fechada.
O animador interfere, quando as pernas da tesoura não estiverem na posição correta.
E assim cada jogador continua passando a tesoura (aberta, fechada ou de qualquer outra forma) a outro dizendo a frase.
O segredo do jogo está na posição das pernas (abertas, fechadas, cruzadas) do participante que passará a tesoura. Os jogadores deverão perceber o segredo.
Regra: Cada jogador deverá descobrir por si mesmo o segredo da brincadeira.
Obs: Esse jogo deve ser aplicado num lugar onde todos possam ver a posição das pernas dos participantes.

JOGOS MENTAIS
CRUZ PERFEITA:
* faça com um só corte de tesoura uma cruz perfeita, em um papel quadrado.
(desenhos)
QUADRADO:
* faça um quadrado dos quatro fósforos da figura abaixo, mexendo somente um dos fósforos.
(desenho)
ENVELOPE:
* tente fazer este desenho (envelope) sem retirar a caneta do papel e sem repetir nenhuma linha.
MOVA UMA MOEDA:
* coloque numa mesa oito moedas, formando um L conforme figura abaixo. Depois aposte que pode pôr
cinco, em cada uma das pernas do desenho movendo só uma moeda.
(desenho)
* quebra-cabeça gigante:
Confecção: desenhar e pintar em cartolina (com cores variadas) temas diversos. Recortar uns 10, 20 ou mais pedaços e propor a montagem.

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