terça-feira, 18 de novembro de 2014

OFICINA: LINGUAGEM CORPORAL: IMAGEM CORPORAL, ESQUEMA CORPORAL, SENTIDOS E PERCEPÇÃO, SEXUALIDADE

PLANO DE AULA - OFICINA: LINGUAGEM CORPORAL: IMAGEM CORPORAL, ESQUEMA CORPORAL, SENTIDOS E PERCEPÇÃO, SEXUALIDADE


Teia de aranha
Faixa etária: 4 e 5 anos.
Aplicação: Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
1. Cruzar o elástico pelo pátio, prendendo-o em árvores, postes ou colunas, e formar assim uma teia de aranha ou cama de gato, a uma distância de 30 cm do chão.
2. Convidar as crianças a explorar o espaço, passando por cima do elástico, por baixo, rolando, pisando, esticando-o e vencendo sua resistência. Orientá-los a experimentar várias formas de movimentação voluntária, deixando a criança criar e sugerir novas possibilidades.
3. Colocar objetos diversos em lugares específicos e pedir que as crianças recolham-nos utilizando caminhos diferentes com trajetos longos, curtos, locomovendo-se pelo elástico de forma simples e também complexa.
A intenção da atividade é que a cada solicitação a criança seja convidada a reorganizar a movimentação já realizada e que assim resolva novas demandas.
Recursos: corda elástica, objetos diversos, espaço para desenvolver a atividade: pátio, gramado.

Corrida de revezamento: bastão
Faixa etária: 4 e 5 anos.
Aplicação: Dividir os alunos em dois grupos. Cada grupo será formado por duplas que estarão amarradas pelas pernas. Os grupos iniciarão a prova ao mesmo tempo, cada dupla deve percorrer o espaço determinado e passar o bastão para a próxima dupla que estará aguardando e assim consecutivamente até alcançar a linha de chegada. O grupo que chegar primeiro vence o jogo. No fim do jogo, discutir com todos sobre o que sentiram e aprenderam.
Recursos: bastão, fita para marcação, fita para amarrar as pernas, apito, gramado.

Circuito motor
Faixa etária: 2 a 5 anos (com adaptações)
Aplicação: Preparar o circuito antecipadamente com diversos obstáculos que permitam movimentos de rastejar, pular, equilibrar, arremessar e outros desafios corporais. Os alunos serão divididos em dois grupos e todos deverão fazer o percurso, o grupo que fizer em menos tempo será o vencedor.
Recursos: túnel de pano, cones, madeiras para caminhar em cima, giz, cadeiras, bambolês, cesto, caixa, bolas, cronômetro, corredor.

Sombras e imagens
Faixa etária: 4 e 5 anos
Aplicação: 1. Os alunos assistirão a um vídeo de uma apresentação na qual são utilizadas sombras como forma de expressão.
2. Será proposto que, em duplas, criem uma imagem com suas sombras.
Recursos: lençol, lanternas.

Confecção de móbiles
Faixa etária: 3 a 5 anos
Aplicação: 1.Distribuir sobre a mesa uma quantidade de letras do alfabeto e pedir que cada um encontre a primeira letra do seu nome;
2. Colar cada letra num elástico para a confecção do móbile;
3. Pendurar os móbiles.
Recursos: letras de E.V.A., cola quente, elástico.

Esconderijo de objetos
Faixa etária: 1 ano e meio a 5 anos.
Aplicação: 1. Arrumar a sala com antecedência, esconder os objetos (bolinhas coloridas) em diversas partes da sala.
2. Propor aos alunos que procurem os objetos e coloquem na caixa. Eles podem trabalhar em grupo ou individualmente.
3. Pode-se sugerir que um grupo esconda as bolinhas e que outro grupo procure.
Recursos: sala, bolinhas coloridas, caixa.

Tapete dos sentidos
Faixa etária: bebês
Aplicação: O tapete colorido, constituído de vários tecidos diferentes, botões, zíperes e com aplicação de chocalhos e outros objetos sonoros proporcionam ao bebê a descoberta de sons na relação com o corpo. O toque, a investigação e a curiosidade são formas de aquisição de conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca.
Recursos: tapete de texturas, cores e sons.

Teatro sobre sexualidade
Faixa etária: todas as idades
Aplicação: Será apresentado um teatro com o uso de bonecos, estes representarão a história de Ceci.
Recursos: biombo, bonecos, livro de história.

É dançando que a gente aprende
Faixa etária: todas as idades
Aplicação: 1ª etapa
Introdução - Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala.
As crianças devem estar descalças e usando roupas confortáveis.
Começar reunindo as crianças. A música pode ser alegre, como A Canoa Virou. Sentados no chão numa grande roda, com as pernas estendidas, propor que brinquem de massa de pés: todos devem chegar para a frente arrastando o bumbum até que os pés de todos se toquem. Os pés se agitam se acariciam, ora mais lentamente, ora mais rapidamente.
2ª etapa - Pedir que todos se deitem no chão. Colocar uma música no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais.
Dizer as crianças que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela...
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca, percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão...
Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...
3ª etapa - Distribuir para as crianças os pedaços de tecido, um para cada um. Deixar que elas explorem a sala manipulando os pedaços de tecido. Sugira que as crianças pintem a sala com os tecidos, como se fossem pincéis. A sala toda tem que ficar pintada o chão, as paredes, o teto. Diga às crianças que nenhum pedaço da sala pode ficar sem pintar.
4ª etapa - Sempre ao som de uma música, sugerir uma brincadeira que as crianças adoram: peça que joguem os tecidos para cima e a os peguem, a cada vez, com uma parte diferente do corpo:
• com a cabeça
• com a barriga
• com o braço
• com o cotovelo
• com os pés
• com as costas
• com o bumbum
• com as palmas das mãos etc.
5ª etapa - Para terminar, um gostoso relaxamento. Organizar as crianças em duplas e oferecer a elas uma bolinha de algodão. Enquanto uma criança fica deitada, a outra deve acariciar seu rosto e partes do seu corpo com o algodão ou o rolinho. Isso deve ser feito com suavidade e cuidado, e possibilita uma interação muito especial das crianças, que, assim, cuidam umas das outras após uma atividade movimentada.

Dança (Izaura)
Faixa etária: todas as idades
Aplicação: Será por conta da convidada – Izaura.
Recursos: aparelho de som, música e lenços de tecido.

Atividades Complementares (sugestões): Sentidos e percepção/diversidade
- Desligar o som da TV e tentar entender o que se diz, para compreender a situação da criança surda;
- Andar pela sala com os olhos vendados para compreender a situação da criança cega;
- Colocar meias nas mãos e tentar abotoar uma blusa ou amarrar o sapato para entender a criança com paralisia cerebral.

Um comentário:

  1. 5 Ways to earn money from video poker - YouTube
    youtube · youtube · youtube · youtube · youtube · youtube · youtube · youtube. · youtube · youtube. youtube to mp3 · youtube. · youtube. · youtube.

    ResponderExcluir