quarta-feira, 19 de novembro de 2014

DIA DO MASCARADO

O QUE VAI ACONTECER NESTE DIA?
A população será reunida em local amplo e pré-determinado.
Nesse dia, todos os que desejarem poderão mudar suas fisionomias, caracterizando-se através de máscaras, com diversos materiais e muita criatividade. Vamos transformar a nossa cidade , fazendo aparecer personagens conhecidos ou não, alegres ou tristes, delicados ou grotescos, falantes ou calados, engraçados ou apavorantes, desfilando pelas ruas, brincando, dançando, representando estórias, dando vida nova às pessoas.
Que tipos de máscaras poderão ser feitas?
* de sacos de papel
* de caixas de papelão
* de cartolina com elástico
* de meia
* de cartolina com haste
* em forma de óculos com hastes
* industrializadas
* cabeções
* de papier maché
As máscaras poderão ser complementadas com: perucas, cabelo de lã, palha de milho, folhas de árvores, fios em geral. Lantejoulas, papéis diversos (crepon, de seda, celofane, jornal,etc...), tintas, canudos de plástico, macarrão, botões, sementes, vidrilhos, algodão, retalhos de tecidos, darão volume e colorido nas caracterizações. Porém, deve ficar clar que não se trata de fantasias; a caracterização deverá se dotada pela máscara.
Como conseguir as máscaras?
* Confeccionando-as individualmente, ou em grupos;
* Confeccionando-as nas escolas, com a ajuda das professoras de artes e outros professores;
* Trazendo-as de casa;
* Confeccionando-as no dia do evento em “oficinas” improvisadas (local onde estarão diversos materiais que facilitem a confecção e complementação das máscaras).
Um artesão da própria cidade que se dedique ao trabalho de máscaras poderá estar presente, confeccionando-as, estimulando as pessoas e também expondo seus trabalhos.
Serão necessários monitores para orientar a oficina improvisada, para organizar a concentração e a partida do desfile, para animar e organizar as apresentações durante o passeio e para orientar as atividades finais. Sugerimos que esses monitores também usem máscaras.
Haverá desfiles e apresentações dos mascarados todo o tempo, pela praça ou pelas ruas da cidade.
Essas apresentações poderão ser antecipadamente preparadas por grupos informais, ou mesmo nas escolas, com a ajuda de professores. Poderão também ser apresentadas danças folclóricas que exijam máscaras. Convém estabelecer um limite de tempo (ex:10 minutos) para cada apresentação.
Alem das apresentações dos grupos antecipadamente preparados, poderão ser formados peuqenos grupos ou blocos, de acordo com:
* Caracterização: Ex: Grupos de animais, palhaços, bruxas, personagens de ficção científica, monstros, etc...
* Um tema determinado: Ex.: Circo, teatro, personagens de estórias (Walt
Disney, Monteiro Lobato, Maurício de Souza, Chapeuzinho Vermelho, etc...).
Esses grupos poderão improvisar movimentos ou danças, que serão apresentadas em círculos menores, tanto durante o passeio, quanto no local da concentração final.
O desfile final poderá terminar em um determinado local ou no mesmo da concentração. Os mascarados participarão de uma atividade em conjunto, utilizando música ou ao vivo.

SUGESTÕES PARA O FINAL DO EVENTO
Ao som da música, desfile de blocos de vários tipos de máscaras, ao redor do local.
Ao som da música, todos dançando. Quando a música parar, formar grupos de 3 pessoas, cada uma com um tipo de máscara (ex.: de saco de papel, de cartolina ou de caixa de papelão).
A música recomeça e os trios correm de mãos dadas. Quando a música pára, cada trio forma uma estátua.
A música recomeça e cada um corre sozinho. Quando a música parar, formar grupos de 5 pessoas. Essas 5 pessoas formam uma fila, um “trenzinho”.
Quando a música tocar novamente, o trenzinho vai se deslocar, sendo que todos farão o que o 1º da fila fizer. Quando a música parar ( um pouco), o 1º da fila vai para o final, e a atividade continua, já com outra pessoa puxando a fila. Repetir até que os 5 de cada grupo tenham comandado o movimento.
Formar várias rodas. Ao som da música, a roda gira para a direita, e para a esquerda, fecha, as pessoas agacham, levantam, conforme as sugestões do animador.
Mantendo as rodas, todos cantam músicas folclóricas, populares ou infantis, acompanhados pelo grupo musical.
O pessoaL deverá concentrar-se num local amplo, onde a importância do evento será ressaltada pela autoridade máxima do local, pelo Coordenador Geral, ou por um representante da comunidade, que na ocasião sensibilizará os participantes para o próximo evento.

DURAÇÃO DO EVENTO
Um período – manhã ou tarde.
As oficinas poderão ser montadas no período anterior ao evento e no decurso do próprio evento.
Convém esclarecer aos participantes que não é necessário permanecer o tempo todo com a máscara na cabeça, devido ao calor.
Concentração final: meia hora antes do horário previsto para o término do evento.

SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DA OFICINA
A oficina poderá ser organizada em uma barraca de quermesse, em um galpão, em uma sala grande, enfim, em um local no qual possa haver um bom controle de fluxo de pessoal, visando o melhor aproveitamento do material e a orientação dos participantes.
Um grupo de pessoas deverá coordenar o funcionamento da oficina desempenhando as seguintes funções:
* Orientar e estimular os participantes na confecção de máscaras, dando sugestões e esclarecendo dúvidas;
* Controlar o material;
* Controlar a entrada, a saída e a permanência dos participantes na oficina, de modo a permitir a participação de um maior número de pessoas.
Os coordenadores da oficina deverão ter certa experiência com atividades plásticas (ex.: professores de educação artística, artesãos da região).
Como material para oficina, sugerimos os seguintes:
* sacos de papel;
* caixas de papelão;
* pedaços de cartolina;
* meias;
* linha de costura;
* retalhos de lã;
* palha de milho;
* papéis diversos(manilha, crepon, de seda, celofane, jornal,etc...);
* cola branca;
* tintas;
* canudos de plástico;
* botões;
* sementes;
* macarrão;
* retalhos de tecido.
Convém organizar esses materiais em caixas separadas, de modo a evitar perdas e facilitar o andamento do trabalho.
Essas caixas deverão estar distribuídas por todo o espaço da oficina, de forma a oferecer fácil acesso aos participantes responsáveis pelo sucesso do evento.

SUGESTÕES PARA FAIXAS: (DESENHO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário