terça-feira, 18 de novembro de 2014

OFICINA LINGUAGEM MATEMATICA

PLANO DE AULA - LINGUAGEM MATEMATICA

 0 a 6 meses
Atividade 1: Esconde-esconde
Objetivos: Estimular a percepção da criança e avaliar a capacidade de abstração.
Aplicação: Converse com a criança e depois cubra seu rosto e continue falando com ela. Se a criança continua procurando por você, ela já possui capacidade de abstração. Depois esta atividade poderá ser feita com objetos que a criança goste. E mais tarde o objeto poderá ser escondido em lugares diferentes, primeiro em um lugar e depois em outro, mas sempre escondendo ao alcance da visão da criança e observando se ela conserva sua procura no mesmo local ou se ela avança para outros lugares.
Material: Um pano para cobrir o rosto e objetos atrativos para criança.

6 meses a 1 ano
Atividade: Tapete mágico.
Objetivos: Desenvolver noção de espaço.
Aplicação: Fazer um tapete de balões e pedir que as crianças engatinhem sobre ele.
Material: Para fazer o tapete de balões coloque balões não muito cheios dentro de uma colcha de face dupla.

Atividade: Desafio do túnel.
Objetivos: Desenvolver noção de espaço.
Aplicação: Colocar vários obstáculos dentro de um túnel e pedir que a crianças atravessem-no.
Material: Túnel, almofadas, bichos de pelúcia, travesseiros, tapetes, bóias, bolas...

Atividade: Resolvendo situações problema.
Objetivos: Mostrar outras formas de resolver situações problemas.
Aplicação: Colocar um brinquedo sobre um tapete de modo que a criança não possa alcançá-lo e mostre como pegá-lo arrastando o tapete. Colocar um brinquedo em um lugar alto e mostrar a criança como pegá-lo com uma vara.
Material: Tapete pequeno, brinquedo e vara

Atividade: Sobe e desce
Objetivos: Identificar os conceitos de subir e descer, alto e baixo.
Aplicação: Levar a criança para subir e descer escadas engatinhando.

Atividade: Apresentação das formas geométricas
Objetivo: Conhecer as formas geométricas
Aplicação: No chão da sala estará desenhado com fita adesiva as formas geométricas para que os alunos possam engatinhar sobre elas. Em seguida, o professor dará os comandos para qual a forma geométrica todos devem ficar dentro.
Material: Fita adesiva

Atividade: Circuito
Objetivo: Desenvolver sequência, movimento, situações problema.
Aplicação: Construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar.
Material: Colchonetes, pneu, almofadas, pano, objetos, etc.

Atividade: Alcançar o objeto
Objetivo: Introduzir noções de espaço, distância, comprimento, alcance.
Aplicação: Colocar objetos a uma certa distância das crianças para que engatinhem até o mesmo. Pode-se dificultar colocando outros objetos como obstáculos no caminho. Também pode-se enfatizar diferentes tamanhos, peso, e outros.
Material: Objetos para as crianças pegarem

Atividade: Quadro de aniversariantes
Objetivo: Organização espacial, temporal, conhecimento dos números, calendário
Aplicação: Organizar um quadro de aniversariantes, contendo a data de aniversário e a idade de cada criança. O quadro pode ser feito com EVA, cartolina, ou material mais resistente.
Material: EVA, cartolina, tesoura, cola, caneta.

Atividade: Meu boneco de lata
Objetivo: Desenvolver a musicalidade, sequência numérica, ritmo
Aplicação: Cantar e interpretar a música Meu boneco de lata, indicando com as mãos os números e indicando as partes do corpo que a música pede.
Material: Aparelho de som e a música

1 a 2 anos
Atividade: Organização
Objetivos: Desenvolver na criança a organização e auxiliar na resolução de situações-problema.
Aplicação: organizar os sapatos na estante destinada a este fim; guardar as bolsas no lugar especificado, arrumar a sala. Pode-se mudar a ordem de organização, como por exemplo, por cor, tamanho, etc.
Material: Estante para organizar os sapatos, ganchos para pendurar as bolsas.

Atividade: Lego
Objetivo: Desenvolver noções de encaixe, cores, organização e imaginação
Aplicação: Entregar o lego para que as crianças brinquem, a princípio, livremente para que conheçam o brinquedo. Depois, pede-se que montem determinados objetos, separem por cor, tamanho.
Material: Lego

Atividade 2: Aumentando a velocidade
Objetivos : Associar os sons aos movimentos; conhecer os limites do corpo; estimular a percepção de variações rítmicas: lento, moderado e rápido.
Aplicação: Dividir a turma em quatro grupos para cantar a música Orquestra gesticulando e acelerando cada vez mais o ritmo de forma que as crianças acompanhem a velocidade com os gestos sendo que cada grupo imitará um instrumento musical. Fazer a brincadeira Cavalinho Veloz: em círculo as crianças deverão imitar os gestos dos professores que será cada vez mais rápido conforme a história do cavalinho.
Material: Aparelho de som e a música.

Atividade: Descobrindo as coisas.
Objetivos: Observar as diferenças físicas e químicas dos materiais por meio da visão e tato, perceber a variação sonora provocada pela colisão de objetos diversos; estimular a descoberta da organização;
Aplicação: As crianças deverão sentar em círculo e ao centro serão colocados os objetos e as crianças manipularão cada um deles sendo estimuladas a colocar objetos pequenos dentro dos maiores, abrir e fechar potes, guardar e retirar objetos de caixas, bater um objeto no outro e também atirá-los e buscá-los. Ao final da atividade, as crianças deverão organizar os materiais.
Material: Objetos de várias cores e tamanhos, formas e composição química e caixa ou cesto para guardar os materiais.

3 a 6 anos
Atividade: Material Dourado Carimbado
Objetivos: Compreender a composição do S.N.D. (Sistema de Numeração Decimal) desenvolver o calculo mental
Aplicação: distribuir cartões para cada criança e solicitar que se juntem de acordo com o enunciado do cartão.*Realizar registros explorando a composição, decomposição, soma, etc...
Material: cartões discriminados com 03 enunciados. Ex: Carimbos com material dourado, números escrito por extenso

Atividade: Escala Cuisinere:
Objetivo: Compreender as medidas, desenvolver a coordenação motora fina e noções de capacidade e comparação.
Aplicação: Entregar para cada dupla de alunos, uma escala cuisinere apresentando a eles o material e mostrar a composição de cada barra, isto é, quantas unidades cabem em cada uma.
Material: Escala Cursiniere

Atividade: Torre de Hanoi
Objetivo: Compreender as noções de crescente e decrescente.
Aplicação: Entregar para cada dupla de alunos um material com as peças embaralhadas para que possam ordenar ao comando do professor. Os comando serão: decrescente, crescente.
Material: Torre de Hanoi

Atividade: Argolas
Objetivo: Melhorar a organização espacial, noções de distância, desenvolvimento motor.
Aplicação: Vira-se ao contrário uma mesa ou um banco de modo que os pés fiquem voltados para cima. A mais ou menos cinco passos faz-se uma marca no chão para indicar que a partir daí se lançam as argolas. Todos os jogadores têm 3 argolas. Um de cada vez tentará enfiar as suas argolas num dos pés do banco ou da mesa. Sempre que alguém acerta numa das pernas pode atirar novamente. Se falhar, recolhe-se a argola e é o jogador seguinte a lançar. Ganha quem conseguir enfiar mais argolas. Como variantes do jogo podem lançar as argolas só com um pé, de cócoras, de joelhos, em posição de sentado, com os olhos vendados, etc.
Material: argolas para todos os jogadores e uma cadeirinha com quatro pés
Atividade: O contorcionista
Objetivo: Apreender as cores, conhecimento do corpo, lateralidade
Aplicação: No lençol velho desenham-se 6 grandes círculos e são pintados de cores diferentes. O professor é o chefe. Começa o jogo e sai o primeiro jogador, que tem de ir fazendo o que lhe manda o chefe, que poderá dizer por exemplo, ponha sua mão direita no círculo vermelho, o seu pé esquerdo no azul. Os outros têm de estar atentos, porque quando se faz algum erro ou já não podemos mais nos mexer por causa da postura difícil em que estamos, será a vez da equipe seguinte.
Material: Lençol velho e tintas para tecido.
Atividade: Quente e frio
Objetivo: Desenvolver a organização espacial, os sentidos, a concentração
Aplicação: Um dos jogadores esconde um objeto à frente de todos, exceto o jogador que deverá encontrá-lo. À medida que se vai aproximando do lugar onde o objeto está escondido, os outros dirão quente, quente, mas se se afastar, dirão frio, frio. Quando encontrar o objeto, será ele que o esconderá de novo para que outro o encontre. Pode ser mais divertido num espaço com plantas e árvores e vendando os olhos daquele que procura o objeto.
Material: um objeto que se possa esconder e venda para os olhos
Atividade: Jogo de boliche
Objetivo: Desenvolver noções de distância, percepção e soma
Aplicação: Ao pé de uma parede colocam-se as 6 garrafas de plástico perto das outras. A partir daí contam-se cerca de 10 passos em linha reta para se traçar uma linha no chão. Os jogadores fazem três lançamentos consecutivos de cada vez, sem ultrapassar a linha traçada, com a finalidade de derrubar o maior número de garrafas. A bola tem de ser lançada com uma mão só para deslizar até as garrafas. Anota-se um ponto por alvo derrubado. O objetivo do jogo é derrubar todos os alvos abaixo com um só lançamento. Se assim for, obtém-se como prêmio um lançamento extra e mais 5 pontos.
Material: 6 garrafas de plástico com um pouco de areia no interior e uma bola.
Atividade: A canoa virou
Objetivos: Introduzir noções: dentro e fora
Aplicação: A crianças entram dentro de uma caixa de papelão que será o barco e a professora canta com as crianças: “A canoa virou, pois deixaram ela virar...” e vai citando o nome das crianças as quais vão saindo de dentro do canoa. Após todos caírem no mar, canta-se: Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar, eu tirava .........(nome da criança) lá do fundo mar”. Assim todos retornam para o barco.
Material: Caixa grande de papelão, a caixa pode ser substituída por um círculo desenhado no chão com fita crepe ou giz.
Atividade: Encosta-encosta
Objetivos: Estimular a atenção
Desenvolver a orientação espacial e quantificação.
Aplicação: Solicitar que as crianças andem livremente pela sala. A cada 30 segundos apite e toque alguma parte do seu corpo, por exemplo: o pé esquerdo, a cabeça, o bumbum, as mãos... As crianças deverão colar a parte solicitada no chão; depois, continuar se movimentando até o próximo comando, para variar a brincadeira, sugira que, na hora em que você der o comando, em vez de as crianças encostarem a parte do corpo solicitada no chão, encostem na mesma parte de um colega. Por exemplo: Nariz com nariz, mãos com mãos... E por fim aumentar o número de pessoas que deverão se agrupar.
Material: Apito.
Atividade: Curvas
Objetivo: Trabalhar curva aberta e curva fechada
Aplicação: Desenhar curvas abertas e fechadas no chão, pedir que as crianças andem sobre elas. Essas curvas poderão ser desenhadas pelas crianças no papel.
Material: Fita crepe para desenhar no chão. Se for pedir para as crianças desenharem, vai precisar também de lápis e papel.
Atividade: Formas geométricas
Objetivo: Introduzir conteúdos de seriação/classificação, geometria
Aplicação: Entregar as crianças figuras de formas geométricas com várias cores e tamanhos, solicitar que classifiquem por tamanho, forma e cor. Depois pode ser entregue pedaços de barbante com as pontas unidas para que as crianças reproduzam as formas modelando o barbante. Por fim a professora começa uma seriação com as formas e a criança continua, esta seriação pode ser feita também com outros objetos e as crianças podem descobrir os critérios para a lógica da seriação.
Material: Figuras geométricas, barbante.
Atividade: Túnel das cores.
Objetivo: Criar situações problemas para que as crianças encontrem soluções.
Aplicação: Dentro da casinha estarão bolas de várias cores, as crianças deverão passar pelo túnel, pegar uma bola cuja cor será solicitada pela professora e trazer a bola passando novamente pelo túnel. Em determinados momentos a professora irá solicitar bolas de cores não existentes ou bolas cujas cores já foram todas retiradas por outros colegas, a criança ou toda a turma deverá encontrar uma solução.
Material: Casinha, bolas de cores variadas e túnel
Atividade: Conjuntos e interseção.
Objetivo: Estimular a resolução de situações problemas através do conteúdo matemático: conjuntos.
Aplicação: Desenhar dois círculos no chão e destacar características das crianças as quais deverão entrar no círculo. Ex: calça jeans em um círculo e pessoas com relógio no pulso em outro círculo, solicitar as crianças para que resolvam a situação problema já que há pessoas com calça jeans e relógio no pulso ao mesmo tempo.
Material: Fita crepe para desenhar os círculos no chão.
Atividade: Pega vareta
Objetivos: Respeitar regras, desenvolver coordenação óculo-manual, desenvolver o raciocínio lógico.
Aplicação: Cada participante colocará um a um seus palitos na garrafa pet formando uma teia. Em seguida, serão colocadas bolinhas na boca da garrafa. Um de cada vez

Nenhum comentário:

Postar um comentário