terça-feira, 18 de novembro de 2014

OFICINA DE MÚSICA

PLANO DE AULA - OFICINA DE MÚSICA

 “De onde está vindo o som?”
Pedir para que os alunos façam um grande circulo, escolher uma criança para ficar vendada no meio do circulo. Enquanto isso as demais crianças receberão um apito e ao sinal do professor uma criança irá apitar, quem está no interior do circulo terá que descobrir e apontar da onde está vindo o som, todas as crianças podem apitar, porém uma de cada vez.
Pode também pedir que a criança memorize uma sequência de apitos e os aponte um de cada vez.

De quem é está voz.
Desde a barriga da mãe nós podemos identificar as vozes das pessoas mais próximas, então vamos tentar fazer isso aqui na nossa sala?
Escolher uma criança para ficar vendada e as demais em uma fila irá falar uma palavra apenas, a criança que está vendada deverá reconhecer a voz da pessoa que falou.
Também podemos gravar pessoas que costumamos ouvir pela televisão ou radio e colocar o áudio para as crianças ouvirem para que elas tentem descobrir de quem é a voz.

Shantala
A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia. Foi descoberta quando o médico francês Frédérick Leboyer, de passagem pela Índia, se deparou com a cena de uma mulher num calçada pública massageando seu bebê. Seu nome era Shantala, ela era paraplégica e estava numa associação de caridade em Pilkhana, Calcutá. Na índia, essa prática não tem um nome específico, pois trata-se de uma atividade que faz parte da rotina de cuidados com o bebê. Mas há um aspecto que transpõe as pesquisas científicas e suas comprovações: A relação Mãe-Filho/Pai-Filho. Foi esse encantamento, a relação, interação e vinculação que encantou Leboyer e que no Ocidente vem a ser uma forma dos pais apronfudarem o vínculo afetivo com seus bebês.
Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos. Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança (Denise Gurgel, 2009)

Podemos realizar a shantala também nas salas de berçário I da educação infantil.
Devemos escolher uma musica calma, que transmita tranqüilidade para a criança. Primeiramente vamos assistir a um vídeo de como se faz a shantala e depois praticar. Como não temos muitos bebês para realizar está atividade vamos praticar em bonecas.

Brincadeira cantada e interpretação da música
Cantar a musica do sitio do Seu Lobato, enquanto isso cada criança retira de uma caixa um animal de brinquedo e mostra para todos, assim deixar que as crianças imitem os animais e o som que eles produzem conforme a figura retirada.
1. Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô E no seu sítio tinha um cachorrinho, ia, ia, ô Era, au, au, au, pra cá Era, au, au, au, pra lá Era au, au, au, pra todo lado ia, ia, ô
2. Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô
3. E no seu sítio tinha uma vaquinha, ia, ia, ô Era, mu, mu, mu pra cá Era, mu, mu, mu pra lá Era, mu, mu, mu pra todo lado ia, ia, ô
4. Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô
5. E no seu sítio tinha um gatinho, ia, ia, ô Era, miau, miau, miau, pra cá Era, miau, miau, miau, pra lá Era miau, miau, miau, pra todo lado ia, ia, ô
6. Seu Lobato tinha um sítio, ia, ia, ô E no seu sítio tinha um pintinho, ia, ia, ô Era, piu, piu, piu, pra cá Era, piu, piu, piu, pra lá...

Imitando os animais
Peça que todos se deitem no chão. Coloque uma música no aparelho de som. É importante que seja uma música alegre, que estimule as crianças a se movimentar, porém sem excitá-las demais. Não se esqueça que, para as crianças pequenas, o entorno simbólico é muito importante para a atividade. Diga a eles que a sala vai se transformar numa grande floresta e todos serão habitantes dela...
Todos os bichos estão dormindo. Aos poucos, vão acordar.
Primeiro todos serão aranhas, que andarão com o apoio dos pés e das mãos no chão...
Depois se transformarão em minhocas, arrastando-se pelo chão com a lateral do corpo...
Logo serão cobras, arrastando-se pelo chão com o apoio da barriga...
Tatus-bola, que com um movimento de abrir e fechar sua casca percorrerão a floresta...
Leões, tigres, leopardos, de quatro patas pelo chão... Coelhos que andam pelo espaço com pulos pequenos e cangurus que percorrem a floresta com pulos grandes e largos...
Passarinhos que batem suas asas bem pequeninas e águias que voam lá do alto com suas asas enormes e bem abertas...

Espelho musical
Coloca-se uma musica, e enquanto a professora, ou um aluno, faz movimentos corporais, os demais imitam. Todas as crianças devem participar no comando dos movimentos.

História da Serpente
Uma criança, ou a professora, faz a serpente. Conforme a musica pede, ela vai chamando os colegas para compor o rabo da serpente.
Essa é a hitória da serpente,
Que desceu do morro
Para procurar um pedaço do seu rabo....

Decifração, memória e identificação da música
Preparar trilha no chão, algumas casas devem conter uma identificação, que atribuirá à tarefas. Dentre estas tarefas estarão: “cante uma música”, onde a criança cantará uma música que desejar; “qual é a musica?”, onde a criança terá que identificar a música que a professora cantar, apenas a melodia (lá lá lá); “a palavra é”, onde deverão cantar uma música, que contenha a palavra que a professora disser.
Para realizar a atividade, as crianças deverão respeitar uma ordem. E pular as casas de acordo com a numeração do dado, que cada uma irá jogar.

Quantas sementes tem?
Materiais necessários:
- Copo descartável
- fita larga colorida
- feijões
Vamos confeccionar um pequeno instrumento de percussão, cada um vai pegar um copo e escolher alguns feijões para colocar dentro, logo após fechar a boca do copo com a fita larga colorida.
Pedir para que o colega do lado chacoalhe o copo e tente identificar pelo som quantos feijões você colocou dentro.
Pode ser trocado o copo quantas vezes quiser.

Desenhar o som
Material necessário:
-Papel sulfite
- Giz de cera
- Lápis de cor
Vamos ouvir o som de algum animal e identificar-lo e depois desenhá-lo.
(pode ter variações: barulho de chuva, de vento, de fogo...)

Hora da história
Para pra trabalhar com as crianças na escola. Inclusão, amizade, solidariedade; instrumentos de percussão, ritmos, modos de produção dos sons, grafias musicais alternativas... a história “ O Silencioso mundo de Flor”
Vamos ouvir a história e depois comentar sobre ela.

Cantar e Dançar
Vamos ouvir algumas músicas, reconhecer os ritmos e dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário