quarta-feira, 19 de novembro de 2014

DIRETRIZES E OBJETIVOS ESSENCIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Diretrizes e Objetivos essenciais para a Educação Infantil

Flávia Anastácio de Paula

A Educação Infantil tem conteúdos. Não necessariamente iguais do Ensino Fundamental. Se “A criança tem duas necessidades básicas concomitantes: os protetores (tato e colo, sono, sol e ar livre, alimentação, segurança emocional e física, higiene) e os construtores ou constituidores da especificidade humana” Temos que pensar e viabilizar uma alternativa metodológica que contemple:

Mediar a criação do humano
Conceito de homem: o que é SER um “ser humano” muda. O homem não nasce humano, mas aprende a sê-lo na vida concreta que vive (desde que nasce) ao realizar atividades com outros seres humanos. É pela atividade no mundo (objetos, instrumentos, usos, relações entre as pessoas, normas, linguagens, língua, a natureza,) que forma as redes neurais (ver, ouvir, pensar, interpretar, gostar, inteligência e personalidade) e aptidões capacidades, habilidades, potencialidades. O mundo se abre para a criança

Atividade significativa
Não é mero fazer mecânico. É significativa: conhece o objetivo e um motivo.
O trabalho com projetos. É trabalho, trabalho não alienado.

No centro do processo educativo deve estar a criança
Significa organização da vida escolar (estruturação das atividades, interações adulto/crianças/crianças) os horários (refeições, banho, sono, tempo livre) os espaços (movimentos, corporeidade, lugar social) implica que ela participe ativamente da determinação do que fazer e do como fazer. E estar ancorado nas “idades” mas que se adiante ao que a criança é capaz de fazer sozinha. Desenvolvimento de Projetos.

Papel essencial do adulto: com o outro
Particularidades da idade, do grupo de modo a conduzir ao desenvolvimento: estimulação precoce, mediação, ensino. Trabalho orientado para a ação conjunta COM (e não PARA nem PELAS) crianças. Fala-se COM a criança, e não para ela ou dela. Brinca COM ela. Desenha Com ela.

A interação verbal no processo educativo
Apropriação da experiência sociocultural. Apropriação do mundo. Comunicação essencialmente afetiva, a comunicação entre as crianças. A verbalização pela cr daquilo que vai aprendendo. “comunicação com o educador, os colegas, o mundo, o conhecimento que apropria”. Assim como outras formas de registro: desenho, montagem, oralização, texto individual ou coletivo.

A vinculação da criança com o meio
Relações diretas com seu meio, com seu tempo, e seu espaço. É na observação da realidade que a criança sente necessidade de compreendê-la.

OBJETIVOS

“A definição dos objetivos é o resultado daquilo que conhecemos acerca do desenvolvimento infantil, do que esperamos para a sociedade (...)”

Educação dos sentidos e dos sentimentos: brincar com os objetos e consigo
* Perceber o mundo pelo tato, ouvido e olhos...
* Usar as mãos de forma cada vez mais sofisticada...
* Aprender a manipular os objetos criados, os instrumentos, as técnicas...
* Desenvolvimento motor, sensorial e da corporeidade. Para a Autonomia;
* Construção da personalidade e da identidade. Emocional.
* Ensinar a perceber e gostar da pessoa diferente...
* pegar, segurar, engatinhar, andar, correr, pular, subir, pendurar-se, entrar e sair de caixas maiores;

Educação política: brincar com os outros
* Aprender a interpretar o mundo das relações humanas...
* Relacionar-se com os outros...
* Hábitos e costumes ...
* Respeito à diversidade... e o compromisso com a igualdade...
* Perceber o outro, ajudar, dividir, fazer junto...
* “jogos com regras” “criar regras” “jogos de papeis”

Educação científica: brincando com o mundo
* Pensar com os conceitos/palavras que vai apropriando...
* Interpretar o mundo que vai conhecendo e buscar explicações para as situações, fenômenos e transformações que vivencia. Brincar de Cozinha/ coleções
* Curiosidade. Observar, investigar, levantar hipóteses, comparar, analisar, discutir problemas, buscar informações, elaborar conceitos provisórios, registrar com desenhos. Elaborar o que são, como funciona, elaborar porquês.

Educação do pensamento: brincar com as produções da humanidade constituindo-se
* Forjar e usar a atenção e a memória na medida da necessidade e a imaginação;
* Imitação do adulto;
* Aprender linguagens e a língua materna (verbal: controle da própria ação);
* Expressar-se (através do desenho, pintura, modelagem, dança, música, teatro/dramatização, da linguagem verbal (oral e escrita)
* Interagir e “descentrar” (pontos de vista do outro)
* Organizar-se.

BIBLIOGRAFIA
MELLO, Sueli.Trabalho com Projetos na Pré-Escola: uma alternativa metodológica. UNESP: Marília/SP, 1997, 17pp. Mimeo.)
MELLO, Suely. A Educação da Criança de 3 a 6 anos. UNESP: Marília/SP, 1999, 10pp. Mimeo.

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