quarta-feira, 11 de junho de 2014

SEXUALIDADE E INFÂNCIA

Introdução
Quem disse que a sexualidade é algo difícil de explicar?
Há um verdadeiro manual a circular que permite ilustrar as preferências sexuais recorrendo a canetas esferográficas e outros materiais como giz de cera, canetões e outros.
  • Desenvolvimento
Primeiro Ciclo: Desenvolvimento Psicossexual segundo Freud
  • Apresentação de Slides sobre o desenvolvimento Psicossexual segundo Freud, apresentação de uma parte do filme norte-americano Freud além da alma, de 1962.
  • Contar João e o pé de Feijão e Chapeuzinho Vermelho do livro Psicanálise dos Contos de Fadas do Bruno Bettelheim e fazer uma dramatização com toda turma em relação ao ultimo Conto.

Conteúdo dos Slides
Fase oral
Período: 0 a 2 anos aproximadamente.

Características principais:

  • A região do corpo que proporciona maior prazer a criança e a boca.
  • É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca.
  •  O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê.
Fase anal
Período: 2 a 4 anos aproximadamente
Características:
  • Neste período a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres a zona de maior satisfação é a região do anus. 
  • Ambivalência (impulsos contraditórios)
  • A criança descobre que pode controlar as fezes que sai de seu interior, oferecendo-o à mãe ora como um presente, ora como algo agressivo.
  • É nesta etapa que a criança começa a ter noção de higiene.
  • Fases de birras.
Fase Fálica
Período: de 4 a 6 anos aproximadamente.
Características:
  • Nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para a região genital.
  • Inicialmente a criança imagina que tanto os meninos quanto as meninas possuem um pênis. Ao serem defrontadas com as diferenças anatômicas entre os sexos, as crianças criam as chamadas "teorias sexuais infantis", imaginando que as meninas não tem pênis porque este órgão lhe foi arrancado (complexo de castração). É neste momento que a menino tem medo de perder o seu pênis.
  • Neste período surge também o complexo de Édipo, no qual o menino passa a apresentar uma atração pela mãe e se rivalizar com o pai, e na menina ocorre o inverso.
Fase de Latência
Período: de 6 a 11 anos aproximadamente.
Características:
  • Este período tem por característica principal um deslocamento da libido da sexualidade para atividades socialmente aceitas, ou seja, a criança passa a gastar sua energia em atividades sociais e escolares.
Fase Genital
Período: a partir de 11 anos.
Características:
  • Neste período, que tem início com a adolescência, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de amor.
A adolescência é um período de mudanças no qual o jovem tem que elaborar a perda da identidade infantil e dos pais da infância para que pouco a pouco possa assumir uma identidade adulta.
Segundo Ciclo:  Como eu nasci?
  • Começar o assunto com o vídeo da Nova Escola onde as crianças falam sobre seus pensamentos de como foram feitos e de como nasceram.
  • Passar slides com as explicações sobre “como eu nasci”, que mudaram com o tempo.
  • Conversar com os professores sobre quais são as dúvidas mais freqüentes das crianças da Educação Infantil em relação à sexualidade, assim mostrar várias livros de literatura infantil que podem auxiliar o professor a explicar o assunto para maior compreensão do aluno.
  • Por último passar o filme animado, de Educação Sexual, de produção dinamarquesa/canadiana dublado em Português europeu e o vídeo do livro “Para onde foi o Zezinho?” explicando como fazem os bebês.

 Conteúdo dos Slides
COMO EU NASCI?????    
As explicações mudam com o tempo:
  • Anos 30 - Fase Rural - "Você nasceu na horta dentro de um repolho".
  • Anos 40 e 50 - Fase Animal - "Você veio no bico de uma cegonha".
  • Anos 60 - Fase Romântica - "Você é fruto do amor do papai e da mamãe".
  • Anos 70 - Fase Técnica - "Papai colocou uma sementinha na mamãe".
  • Anos 80 - Fase Científica - "O esperma do papai fecundou o óvulo da mamãe".
  • Anos 90 - "Você nasceu da transa do papai com a mamãe".
Século XXI  ????????

EU PERGUNTEI PRO PAPAI DE ONDE AS CRIANÇAS VEM,
ELE DISSE QUE AS PESSOAS BAIXAM ELAS DA INTENET

Terceiro Ciclo: Trabalhar desenvolvimento corporal e diferenças e semelhanças entre os sexos.

  • Introduzir o assunto diferenças de gênero com um vídeo no qual as crianças são entrevistadas colocando sua opinião em relação à brincadeira de boneca, classificada brincadeira de menina pela sociedade preconceituosa.
  • Apresentar o livro “Menino brinca de boneca?” escrita por Marcos Ribeiro como um recurso para trabalhar o assunto com as crianças.
  • Explicação de algumas atividades práticas.

Plano de Aula
Turma : quarto ano de Pedagogia
Tema: Aula para professores sobre Sexualidade Infantil
Objetivo Geral: Proporcionar aos futuros pedagogos e professores uma boa orientação em relação à sexualidade infantil.
Objetivos Específicos:
  • Mostrar os diversos materiais didáticos e recursos tecnológicos que o professor pode utilizar para facilitar o esclarecimento de seus alunos em sala.
  • Reconhecer a importância da sexualidade para o desenvolvimento infantil.
Atividades:
Primeiro Ciclo:
  • Apresentação de Slides;
  • Assistir vídeo do Freud;
  • Contação do Conto de Fadas João e o Pé de Feijão e Chapeuzinho Vermelho;
  • Dramatização do ultimo;
Segundo Ciclo:
  • Assistir vídeo da Nova Escola;
  • Apresentação Slides;
  • Conversa sobre os questionamentos da criança em relação a sexualidade;
  • Vídeos explicativos;
Terceiro Ciclo:
  • Assistir ao Vídeo sobre “Menino brinca de Boneca?”;
  • Apresentar o livro Menino brinca de boneca como recurso;
  • Apresentar as seguintes atividades práticas: Conhecendo as diferenças do espelho, Jogo das Imagens e Brincadeira Virtual;
Quarto Ciclo:
  • Assistir vídeos do kit anti homofobia;
  • Debate sobre o assunto;

Atividades Práticas
Conhecendo as diferenças através do espelho (4 e 5 anos)
Pedir que cada criança vá ao espelho e observe seu rosto e seu corpo, depois sentar em circulo, conversar sobre semelhanças e diferenças entre pessoas do mesmo sexo e de sexos opostos e que apesar disso cada ser é único e para terminar a atividade pedir que cada um destaque uma característica sua que considera diferente.

Jogo das imagens ( 4 e 5 anos)
1ª Etapa
 Contar a literatura infantil “Ceci tem Pipi?” de Thierry Lenain, logo após apresentar os bonecos sexuados e perguntar para a turma o que existe de diferente entre eles e os bonecos. Em seguida, converse com a garotada sobre o desenvolvimento corporal típico dessa idade. Utilize os pontos levantados pelas crianças para explicar e fazer comparações entre as diferentes fases de crescimento - desde quando eram bebês até o presente momento. Solicite, então, que observem entre eles modificações de peso, altura e dentição, entre outros aspectos. Direcione as observações para o desenvolvimento do corpo como um todo.

2ª Etapa
Recortar imagens de um menino, um adolescente e um homem adulto (podem ser recortes de revistas, desenhos feitos à mão ou ilustrações retiradas na internet) e colar no papel cartão fazendo cartões, e também fazer uma série de cartões com imagens de uma menina, uma adolescente e uma mulher adulta.
Forme dois grupos na sala e entregue para cada equipe dois cartões: um com as figuras do sexo masculino e outro com as do sexo feminino.
Peça que observem as três imagens masculinas e solicite ao grupo identificar as semelhanças e diferenças que eles conseguem observar entre homens e mulheres nas três fases da vida (infância, adolescência e maturidade) e quando eles finalizarem essa tarefa promova um debate sobre o desenvolvimento dos seres humanos, sem fazer distinção entre os sexos.
Objetivo da atividade é que as crianças, com auxilio da professora, devem chegar as seguintes conclusões:
  • Cada fase da vida tem características próprias;
  • Homens e mulheres apresentam diferenças e semelhanças;
  • Pessoas do mesmo sexo também apresentam diferenças e semelhanças;
  • Cada indivíduo é único, independentemente do sexo ou da fase da vida.

Brincadeira Virtual (5 anos)
Numa sala de multimídia, com computadores conectados à internet  apresente-lhes o site Virtual Closet, ou Guarda-Roupas Virtual. Nesse link há um jogo educativo no qual é possível montar um boneco (menino ou menina) com diferentes características (cabelo, tom de pele e cor dos olhos). Peça que cada criança crie um boneco do seu sexo. Depois, disponha a turma em círculo e solicite que cada aluno apresente sua criação. A intenção, mais uma vez, é demonstrar que, embora todos os bonecos apresentem traços em comum, não há dois iguais. A tarefa de cada aluno, agora, será observar o colega de dupla para mais uma vez identificar semelhanças e diferenças - agora, tendo a si mesmo como parâmetro.
Quarto Ciclo : Homossexualidade e Kit ati homofobia
Apresentar e assistir os vídeos do Kit Gay que vazaram na internet de aproximadamente 15minutos e abrir para debate do tema com a turma, tendo como eixo principal como trabalhar esse material em sala.

Referencias:

Desenvolvimento Psicossexual
Vídeo Como se fazem os bêbes parte 1
Vídeo Para onde foi o Zezinho
Vídeo Tv Piá: Menino brinca de boneca? –GO





r

Nenhum comentário:

Postar um comentário