quarta-feira, 11 de junho de 2014

BRINCAR CIÊNCIAS - MOVIMENTO, LUZ

Plano de Ensino

 

Conteúdo da Aula:

Sombras, equilíbrio, movimento, luz, força, lateralidade, habilidades.

 

Público Alvo:

As atividades serão direcionadas para uma turma com idade de 7 anos, mas todas as atividades podem ser adaptadas para idades diferentes.

 

1ª Atividade:

 

Modelador 1

Em duplas os alunos devem andar juntamente com seus colegas, buscando alcançar um ritmo e sincronia na caminhada;

 

Objetivo:

Exercitar a lateralidade e a observação da criança, dominar a noção de esquerda/direita em relação ao seu corpo e ao ambiente, estabelecer qual o lado dominante do seu corpo.

 

2ª Atividade:

 

Modelador 2

Em duplas, um colega da dupla será o modelador, que modelará o corpo do colega. Ex: Toca no braço do colega, neste momento o colega fica com o braço imóvel, então, ir tocando o colega e imobilizando;

Objetivo: Em Fortalecer o equilíbrio e tonicidade muscular da criança, além de exercitar o sentido de lateralidade e a observação da criança, dominar a noção de esquerda/direita em relação ao seu corpo e ao ambiente, estabelecer qual o lado dominante do seu corpo.

 

3ª Atividade: Sombras:

Com a sala escura, utilizando uma vela ou lanterna realizar uma gincana de sombras, com a mão e outros objetos, os alunos devem identificar o que a sombra reproduzida significa.

 

Objetivos: Trabalhar percepção, atenção e criatividade.

 

4ª Atividade:

 

Brincando com Cordas: Utilizar cordas para diversas atividades, a criança deve seguir a corda como se esta fosse uma ponte, realizar movimentos com o corpo passando por baixo de uma corda esticada e pular corda A brincadeira consiste em que cada um dos participantes pulem a corda alternadamente. Colocamos uma criança em cada extremidade da corda, as quais terão de ‘girar’ a corda de modo que ela forme ‘círculos’. Um participante fica no meio e tenta pular a corda, conforme os outros dois fazem com que ela gire.

Objetivos: Desenvolvimento motor, equilíbrio, atenção e resistência.

 

5ª Atividade

 

Garrafa Mágica: Produzir uma garrafa PET com água, dentro dessa garrafa colocar diversos objetos, de diversos pesos e tamanhos.

Objetivo: Estimular a observação e capacidade de gravar informações.Observar quais objetos afundam mais rapidamente e porque desse fator.

 

6ª Atividade

 

Objetos: Analisar diversos objetos, vendo seus formatos e tamanhos.

Objetivos: Refletir sobre o formato de certos objetos, o porque dessas diferenças e analisar o que as define.




Nenhum comentário:

Postar um comentário