quarta-feira, 11 de junho de 2014

LINGUAGEM ESCRITA, LEITURA E LITERATURA

Plano de aula – Literatura, leitura, escrita e linguagem.

Contar a história: “Com quem será que eu me pareço?”: Contar a história e mostrar que as crianças se parecem com alguém ou com o papai, ou com a mamãe, etc. Pedir para que as crianças escolham entre figuras de animais o animal que elas acham que se parecem e depois, distribuir figuras de olhos, orelhas, narizes, bocas e sobrancelhas e pedir que eles se olhem no espelho e também peguem as partes do rosto que acreditam ser parecidos com o seu rosto. Colar na metade da folha o animal e na outra as partes do rosto que a acriança selecionou. Objetivo: trabalhar o reconhecimento e a capacidade comparativa.
Alfabeto móvel: pedir para que as crianças procurem no alfabeto as letras que formem seu nome/nome do personagem ou as letras iniciais de palavras relacionadas à história. O objetivo dessa atividade é trabalhar a dificuldade do reconhecimento das letras do alfabeto, considerando que elas estejam embaralhadas e não na ordem correta como a ,b, c, d, e,...
Contar a história do “João e Maria”: Contar a história usando fantoches. Essa história possibilita a criança a resolver possíveis conflitos com a escola, além de ser um momento agradável. Fazer uma casinha de papelão e pregar balas/doces e, ao fim da história deixar que as crianças peguem os doces da casinha.
Contar a história “O ratinho e a lua”: Contar a história e pedir para que as crianças desenhem em papel kraft oque mais gostaram na história. O objetivo da atividade é incentivar as crianças a não desistirem dos seus objetivos e também mostrar como a amizade é importante.
Novo alfabeto: Elaborar um alfabeto representando cada letra por um símbolo diferente, por exemplo o “A” não se escreve assim, mas sim “#”. Pedir em seguida que as pessoas da sala escrevam uma frase com esse novo alfabeto. O objetivo dessa atividade é mostrar para os alunos de pedagogia como é difícil o processo de aprendizado da criança, lembrar das letras e da sua grafia.
Sanduiche da Maricota: Levar para a sala os ingredientes necessários para se fazer um sanduiche: pão, queijo, presunto, cenoura, alface, tomate, azeitona, maionese, ketchup, mostarda, etc.. . Propor que após as crianças ouvirem a história, duas pessoas da sala montem, primeiramente os seus sanduiches, porém ouvindo a opinião dos colegas de sala e colocando a sugestão de cada um no seu pão. Ao fim desta etapa cada um poderá montar o seu sanduiche. Objetivo: analisar até que ponto a opinião das pessoas é boa ou não, afinal cada um tem um gosto diferente e isso pode acabar prejudicando o individuo.
Alfabeto: Fazer em papel sulfite letras grandes, pedir que alguns alunos pegue a letra e grudem em algum objeto que haja na sala que comece com aquela letra. Objetivo: Fazer com que as crianças relacionem a letra com a pronuncia das palavras, como “A” de almofada, “B” de blusa, etc...
Atividades em folha: Fornecer aos alunos atividades de registro que ajudem na escrita e leitura. Objetivo: trabalhar a grafia dessas letras, o reconhecimento delas mesmo juntas a outras letras e o reconhecimento visual.
Baralho gigante com bonecos - Essa é uma atividade bem conhecida, mas que deve ser realizada durante todo o ano. Desenhe figuras de pessoas em diferentes posições corporais ou recorte-as de revistas. Mostre-as às crianças e peça que reproduzam com o corpo esta posição. Aos poucos as posições vão ficando mais difíceis. Objetivo: trabalhar com o reconhecimento da criança perante a imagem e o trabalho corporal.
Preensão manual - Trabalhe com objetos, como pegador de macarrão de plástico, prendedores de roupas etc. Primeiramente, as crianças os manuseiam trabalhando a preensão e, depois, transportam pequenos objetos de um lugar a outro com o pegador ou prendedor (tem que pegar e soltar o objeto no local solicitado). Objetivo: estimular e melhorar o movimento de pinça da criança.
Atividade: Contar a historia do “Peixinho Dourado vai passear”. O livro retrata a história da aventura de um peixinho que tinha medo da baleia azul, suas andanças pelo fundo do mar e a chegada á praia. Recolhido por Paulinho e Belinha, fica algum tempo num aquário, mas definha de tristeza. As crianças então devolvem ao mar e então a história ganha rumos inesperados.Proporcionar um momento bem divertido levar as crianças ao pátio para fazer bolinhas de sabão.
* Atividade: Pintar o desenho de um peixinho, e colar bolinhas coloridas de papel. Ao colar as bolinhas de papel o aluno trabalha a coordenação motora fina, o movimento de pinça.
Reconhecimento das letras do nome: Levar para sala revistas e jornais, pedir para que procurem palavras que comecem com mesma lera que começa o nome deles. Depois colar as palavras em papel kraft e descobrir com elas o significado das palavras. Objetivo: Trabalhar o reconhecimento da letra do nome da criança, explorar os significados das palavras que eles acharam.
Montando a história: Dar as crianças as figuras da história dos “Três porquinhos” em sequencia aleatória, pedir então que elas coloquem as figuras na sequencia da história e então colem no sulfite. Objetivo: Explorar a capacidade de memorização e sequencia da criança.
Bingo dos nomes: Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome, e então o professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-as. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO! Logo depois disso as crianças procurarão no alfabeto móvel as letras do seu nome e então as crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome colando-as numa folha sulfite. Pedir então para que as crianças contem quantas letras tem o nome e cole o número de letras em quantidade de palitos de fósforos que serão disponibilizados pela professora. Objetivo: Estimular a capacidade de reconhecimento das letras da criança e também sua concentração, observação e contagem.
Contar a história “ A casa sonolenta”: Estimular relações espaciais (dentro e fora, em cima e embaixo, o que vem antes e o que vem depois). Enquanto vai se contando a
história da casa sonolenta, o professor vai pegando um aluno que vai representar cada personagem da história, colocando um em cima do outro, como acontece na história.
Criando a história: Colocar várias palavras dentro de um saquinho e passar para que as crianças uma a uma retirem um papel do saquinho, as crianças terão que começar uma história com a primeira palavra sorteada e continuar a história independente do que esta escrito o papel, a ultima criança termina a história com a ultima palavra. O objetivo desta a atividade é as crianças usarem a imaginação para montarem a sua própria história.
Reinventando a história: Dividir a sala em grupos, fornecer para cada grupo um folha com varias imagens, pedir então que o grupo crie uma história através das imagens contidas ali. O objetivo da atividade é a interação com os colegas, o trabalho em grupo e a criatividade.
Contar a história da “Cinderela”: utilizar para a contação de história dedoches. Pedir ao fim da história para que cada criança fale se gostou ou não da história de se mudaria alguma coisa na história. O objetivo é estimular a imaginação e o senso critico.



Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário