quarta-feira, 11 de junho de 2014

CRIANÇA E O NÚMERO

O Conhecimento Matemático não se deve constituir em um conjunto de fatos a serem memorizados. Ao falarmos em aprender números é algo que vai muito além do simples ato de contar, muito embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de número.
As crianças também constroem idéias matemáticas na Educação Infantil e são de grande importância em toda a sua vida escolar e cotidiana. A proposta de trabalho com a Matemática deve instigar a exploração de uma grande variedade de idéias matemáticas, não somente numéricas, mas, aquelas relativas à geometria, às medidas e outras noções matemáticas, de forma que as crianças desenvolvam e conservem com prazer uma curiosidade acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade. De acordo com Kamii (1995), a noção de aritmética não vem de livros, tampouco de explicações de professores, e sim do pensamento de cada criança, na medida que aritmetizam logicamente a realidade como um todo.
Na aprendizagem com o ensino de Matemática, o mais importante é o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático e da autonomia da criança. O pensamento lógico-matemático é o resultado de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinadas ou transmitidas.
O ensino da matemática desde Educação Infantil, trabalhado de forma gradativa, irá proporcionar fatores diferenciais para àquela criança do ensino fundamental. Uma proposta bem estruturada incorpora contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural da criança no desenvolvimento das noções de matemática, sem, no entanto, esquecer que a escola deve fazer o aluno ir além do que parece saber, deve tentar compreender como ele pensa, que conhecimentos traz de sua experiência no mundo e fazer as interferências no sentido de ampliar suas noções matemáticas.
As atividades propostas variam de faixa etárias, pode-se dizer que elas são destinadas desde 0 anos à 8 anos, quais estão no ensino fundamental.
Direcionar para o inicio das primeiras atividades, pedir para que todos participem porque são atividades bem dinâmicas e prazerosas.

0 a 6 meses
Atividade: Esconde-Esconde.
Objetivos: Estimular a percepção de a criança avaliar a capacidade de abstração.
Aplicação: Converse com a criança e depois cubra seu rosto e continue falando com ela. Se a criança continua procurando por você, ela já possui a capacidade de abstração. Depois esta atividade poderá ser feita com objetos que a criança goste. E mais tarde o objeto poderá ser escondido em lugar e em seguida em outro.
Material: Um pano para cobrir o rosto e objetos atrativos para criança.

6 a 1 ano

Atividade: Desafio do túnel.
Objetivos: Desenvolver a noção de espaço.
Aplicação: Colocar vários obstáculos dentro de um túnel e pedir a crianças para atravessá-lo.
Materiais: Túnel, almofadas, bichos de pelúcia, travesseiros, tapetes, boias, bolas, etc.
Debater agora sobre a diferença que existe entre os animais seres humanos, mostrando fotos e observando diferenças na sala.

6 a 1 ano
Atividade 2: Sobe e desce
Objetivos: Identificar os conceitos de subir e descer, alto e baixo.
Aplicação: Levar a turma até a escada da biblioteca e pedir que engatinhem até em cima e depois desçam também engatinhando.


1 aos 4 anos
Atividade: Quadrados
Objetivos: Coordenação motora, concentração e atenção. Desenvolver a percepção de formas, tamanhos, quantidades, maior, menor, etc.
Aplicação: Expor as caixas de vários quadrados de diferentes tamanhos para a criança manusear, tentando encaixar uma dentro da outra. A cada faixa etária, o professor pode trabalhar novos desafios para criança.
Materiais: E.V.A colorido, cola quente, tesoura, régua, lápis.

2 a 3 anos
Atividade: O túnel Humano
Objetivos: Desenvolver a percepção espacial
Aplicação: O professor faz um túnel com o corpo para as crianças passarem por baixo engatinhando, depois diminua a altura para que a criança volte rastejando.

Atividade 2: Encosta-Encosta
Objetivos: Estimular a atenção, desenvolver a orientação espacial e quantificação. Aplicação: Solicitar que as crianças andem livremente pela sala. A cada 30 segundos apite e toque alguma parte do corpo, por exemplo: o pé esquerdo, a cabeça, o bumbum, as mãos... As crianças deverão encostar a parte do corpo solicitada em um colega, por exemplo, nariz com nariz, mãos com mãos, etc. E por fim aumentar o número de pessoas que deverão se agrupar.
Material: Apito.

Atividade 3: Curvas
Objetivo: Abranger a noção de espaço da criança, da distância a ser percorrida, e o equilíbrio.
Aplicação: Desenhar curvas abertas e fechadas no chão, pedir que as crianças andem sobre elas.
Material: Fita crepe para desenhar no chão.

3 a 4 anos
Atividade: Boliche
Objetivo: Trabalhar a diferenciação de distância e de soma.
Aplicação: Colocar pinos de boliche de vários pesos confeccionados com garrafa pet e entregar às crianças para que sintam o peso de um. Posicionar os pinos para que as crianças possam derrubá-las arremessando uma bola. Cada criança poderá arremessar a bola uma vez, os pinos estarão numerados indicando a pontuação que cada um vale.  A cada ponto que o jogador conseguir, ganhará uma ficha. No final perguntar às crianças quem tem mais fichas, quem tem menos fichas...As bolas também podem ser de tamanhos e pesos diversos para que a criança observe qual bola é propícia para derrubar determinado pino.   
Material: Bolas, garrafas e fichas.
           
3 a 4 anos
Atividade 2: Jogo da memória animais
Objetivo: Raciocínio lógico
Aplicação: Espalhar as peças, todas com as figuras para cima, depois virar todas e pedir para o 1º participante escolher uma carta, após escolher outra, verificar se são iguais se não for não marca ponto e passa sua vez ao colega.
Material: Papel cartão, figuras, cola, tesoura.
           
3 a 4 anos
Atividade 3: Formas geométricas
Objetivo: Fazer com que as crianças tenham noção de tamanho dos objetos, a forma a qual ele é constituído, e trabalhar o visual da criança.
Aplicação: Entregar a crianças figuras de formas geométricas com várias formas e tamanhos, solicitar que classifiquem por tamanho e forma. Depois a professora começa uma seriação e a criança continua.
Material: E.V.A colorido, tesoura, caneta e régua.
           
3 a 4 anos
Atividade 4: Defende a bola.
Objetivo: Noção de espaço, coordenação motora, interação.
Aplicação: Ao sinal de início dado pelo professor, o aluno que estiver com a bola irá chutá-la para um colega, o mesmo deverá chutar para outro e assim por diante, os alunos não podem deixar a bola sair da roda, podendo defender com qualquer parte do corpo, a não ser com as mãos, pois estarão de mãos dadas. Caso a bola passe por entre dois alunos, eles sairão da brincadeira.
Material: Uma bola

4 a 5 anos
Atividade 1: Quebra cabeça (números)
Objetivo: Reconhecer os números e fazer as contagens das unidades.
Aplicação: Relacioná-los e fazer os devidos encaixes.
 Material: E.V.A coloridos, caneta permanente, tesoura, cola, colas coloridas.
Atividade 2: Quebra-cabeça com formas geométricas
Objetivo: Raciocínio lógico, reconhecer as formas geométricas.
Aplicação: Fazer os devidos encaixes.
 Material: E.V.A , caneta permanente, tinta colorida para tecido e tesoura.

5 anos
Atividade: Dominó dos sentidos
Objetivo: Aprender a respeitar regras, reconhecer nas figuras a que sentido pertencem.
Aplicação: Espalha as pedras, divide-as a cada participante e começa o jogo.
Material: Confecção das pedras com papel cartão, impressos das figuras, tesoura.

Atividade 2: Boliche com argola
Objetivo: Encaixar a argola na boca da garrafa e acertar o resultado da operação determinada pelo adulto, estimulando o aprendizado da operação simples da soma.
Aplicação: a criança tem 3 chances de acertar a garrafa, não conseguindo, passa a vez para o outro jogador. Deve-se marcar o número da garrafa acertada (pontos), em cada rodada. Após 5 rodadas, a criança deve somar os pontos e dar a resposta correta dos pontos conseguidos. Ganha a criança que fizer mais pontos e que acertar a soma.
Material: Garrafas pet pequenas, 2 argolas, areia ou pedrinhas, molde dos números, cola, tesoura, caneta permanente.


A partir dos 7 anos
Atividade: Bingo das 4 operações
Objetivo: Servir de apoio para a criança, ensinando de forma divertida as 4 operações matemáticas.
Aplicação: Distribuir as cartelas para os alunos, sortear os números, explicar aos alunos que nas cartelas estão as operações e as pedras sorteadas são os resultados das operações. Ganha quem completar primeiro a cartela, mas o professor deve conferir para que os resultados estejam corretos.

Material: Cartelas confeccionadas, pedras para marcar os pontos.


A partir dos 8 anos
Atividade: Pizza das frações
Objetivos: Compreender na prática, o conceito de 1/8, 1/4, ½ e 1 inteiro. Desenvolver raciocínio e atenção.
 Aplicação: Sorteia-se uma fração e a criança deverá mostrar a quantidade de fatias da pizza referente à fração sorteada. Ganha a criança que mais frações acertar.
Material: E.V.A colorido, caneta permanente. Tesoura, cola quente.




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