quarta-feira, 11 de junho de 2014

BRINCANDO LINGUAGEM GRÁFICA: EVOLUÇÃO DESENHO E ARTE

Berçário I
0 a 1 ano de idade.


 - Atividade 01: Livros de Tecido
Objetivos: Desenvolver nas crianças o contato com os livros, manuseá-los , observar os desenhos, as figuras. Desenvolver a linguagem oral e percepção visual.
Aplicação: Sentar as crianças em roda em um tapete e deixar que as crianças brinquem com os livros.
Material: Livros de banho, de borracha, tecido e de papel.

 - Atividade 02: Blocos Coloridos
Objetivos: Por meio de associação perceber as imagens coladas nos blocos coloridos. Montar, empilhar, enfileirar e identificar as imagens coladas nos blocos.
Aplicação: Espalhar os blocos pelo chão para que as crianças possam manuseá-los.
Material: Blocos Coloridos.

 - Atividade 03: Móbile
Objetivos: Promover a observação e o estimulo para que alcancem as figuras.
Aplicação: No próprio berço colocar os móbiles para que as crianças observem as imagens.
Material: Móbiles

Berçário II
01 a 02 anos de idade.


 - Atividade 01: Reconhecer Figuras
Objetivos: trabalhar a percepção e o reconhecimento das imagens
Aplicação: montar em um cartaz imagens com rótulos de produtos que fazem parte do cotidiano da crianca.
Material: rótulos de produtos, imagens que os alunos reconheçam; cartolina e cola branca.

 - Atividade 02: Caminho Colorido
Objetivos: estimular o tato através dos pés, estimular a percepção de diferentes sensações.     
Aplicação: Com folhas de papel pardo, faça um caminho para que as crianças carimbem os pés, com tintas coloridas.
Material: Tintas, pincéis e papel pardo.

 - Atividade 03: Rabiscar Parede
Objetivo: Incentivo ao desenho livre – Expressão da criança.
Aplicação: O professor deverá conversar em roda com as crianças para definir um local onde eles possam desenhar e/ou rabiscar sem ter que ser algo pedido pelo professor, sem ser uma tarefa ou atividade de sala e, assim, ser utilizado sempre que a criança estiver livre*. Se a escola tiver um espaço bom, pode-se definir um local ao chão para que isso ocorra, ou ser pintado uma parede com tinta de quadro negro e colocado gizes coloridos para que sempre que as crianças estejam livres e desejarem, possam ir lá e desenhar. *num momento de brincar/ parque/ na hora da merenda/ etc.
Material: gizes de cera, canetinhas, lápis de cor e papel pardo. (se a atividade for no chão ou na parede pintada, apenas o giz branco e/ou colorido).

Maternal
02 a 03 anos de idade.


- Atividade 01: Montar Paisagem
Objetivos: Trabalhar o coletivo com as crianças.
Aplicação: Montar uma figura com os alunos. Pode ser realizada com o corpo humano, animais, e paisagens. Cada aluno procura um “pedaço” da imagem, e vai colando até a imagem se compor.
Material: EVA., cola branca, tesoura e fita crepe.

 - Atividade 02: Teatro de Fantoches
Objetivos: Linguagem oral e comunicação; enriquecer o imaginário infantil; favorecer o contato com a leitura; valorizar o livro e a criatividade; e incentivar a dramatização.
Aplicação: O professor escolherá uma história de conto de fadas de acordo com o gosto das crianças. A história escolhida foi: “Chapeuzinho Vermelho”. Em seguida, o professor começa a história e a dramatização com os fantoches, lembrando-se de falar por meio gestos, tons alternativos de voz, balbucios, etc. Ao término da história, pede-se para que em duplas, as crianças venham e reproduzam a história também.
Material: Livro e fantoche.

 - Atividade 03: Elementos da Natureza
Objetivos: Criatividade; desenvolvimento motor; exploração e linguagem plástica.
Aplicação: A atividade se dará através da colagem e pesquisa de materiais. Em roda, conversar com as crianças sobre o desenvolvimento das atividades, contando sobre a colagem e como será a coleta dos materiais necessários (elementos da natureza), onde as crianças farão uma coleta pelo próprio pátio da escola. Aproveitar o momento para falar sobre a coloração, textura, etc. guardar em um recipiente separado o material. Pode-se, também, utilizar a borra do café, aproveitando o momento e falando sobre o úmido, o seco, como fazer para secar o café úmido, etc. As crianças, então, passarão cola com um pincel na bandeja e colarão seus materiais coletados, as folhas das árvores e flores secas podem ser amassadas e jogadas por cima.  Poderá ser exposto para outras pessoas ( pais e/ou colegas) e deixar que as crianças comentem sobre a origem do material, qual o processo utilizado para a construção da obra, quem foram os autores e suas experiências.
Material: Cola branca; bandeja de papelão (na quantidade de crianças); pincéis; e elementos coletados da natureza (folhas, grãos, sementes, casca de árvore, flores, areia, borra de café, etc.).

- Atividade 04: Panela de Alimentos
Objetivos: Exploração de objetos; expressão gestual e rítmica; exploração das cores; oralidade e criatividade.
Aplicação: Colocar a música: “O quê que tem na sopa do neném?” e deixar as crianças ouvirem e dançarem conforme desejam. Após, trazer para a sala uma panela (de tamanho razoável de acordo com a quantidade de crianças) e objetos, verduras, frutas e legumes, tanto naturais, quanto de brinquedo e cantar a música: O quê que tem na sopa do (a), substituindo pelo nome da criança, que responderá e pegará o objeto ou o que mais lhe agradar e colocará na panela. Após, pegar tinta e pintar com a esponja o que mais lhe agradou, ou não, na música.
Material: Panela; Som; CD com a música; objetos (objetos, frutas, legumes e verduras); esponja cortada em pedaços; tinta; papel pardo.

- Atividade 05: Leitura do livro: “As aventuras do bonequinho do banheiro” - Ziraldo.
Objetivos: Exploração de placas; incentivo a leitura; formas geométricas; cores;
Aplicação: Contar a história do livro para as crianças e conversar sobre placas, se eles já viram placas, quais; se acham importante; como seria se não houvesse as placas; etc. e após, conversar sobre formas geométricas, mostrar objetos que contenham essas formas em nossa própria sala.(Pode-se, também, fazer um passeio aos redores da escola para observarem se aquelas formas estão presentes em outros lugares), e então, entregar as folhas com as formas geométricas para que as crianças possam colorir e após montarem o seu próprio boneco e ao lado do boneco, colarem o quadrado, que seria a placa, e contarem o que gostariam que estivesse escrito ali para alertarem à alguém. O professor pode escrever o que a criança disser e o porquê ao lado para registro do pensamento da criança.
Material: Livro; formas geométricas (1 quadrado, 4 retângulos e 1 círculo para fazer o boneco e mais 1 quadrado para a placa, para cada criança); lápis de cor e folha sulfite.

Nível I
03 a 04 anos de idade.

- Atividade 01: Cartaz Coletivo
Objetivos: Trabalhar a percepção, atenção e a criatividade.
Aplicação: O cartaz pode ser construído com a sala toda, cada aluno procura imagens em revistas, jornais e recorta com o auxilio da professora, e cola no cartaz. No final comparar a imagem que foi construída e contextualizar a atividade.
Material: Papel pardo, revistas, cola, tesoura...

- Atividade 02: Amostra de Imagens (em anexo)
Objetivos: trabalhar principalmente a atenção e a percepção dos alunos.
Aplicação: A professora busca imagens que façam parte da realidade dos seus alunos, pode ser paisagens, pessoas, personagens... Após a apresentação, que pode ser feita por slides ou por um cartaz mesmo, logo em seguida debater com as crianças o que cada uma interpretou da imagem .
Material: Cartaz ou power point.

- Atividade 03: Mímica
Objetivos: Desenvolver a atenção;
Desenvolver a percepção visual;
Promover a interação do grupo;
Estimular a interpretação de figuras e gestos.
Aplicação: Numa roda de conversa interagir com os alunos de modo que possam reconhecer o que lhes é solicitado, num primeiro momento imitar animais é uma boa idéia, pois os alunos na maioria das vezes percebem logo os movimentos e reconhecem com maior facilidade.
Material: só a conversa já basta.

 - Atividade 05: Trabalho com tinta – Os sentidos.
Objetivo: Movimentos; conhecendo e explorando os sentidos; interação (um mesmo papel para todos).
Aplicação: O professor iniciará falando sobre os sentidos, a visão, a audição, o tato, paladar e olfato, dando exemplos. Deverá trazer pronto para a sala de aula, uma tigela de sagu no sabor de uva ou morango. As crianças visualizarão, sentirão seu cheiro, se produz algum barulho ou não, (observando o sagu parado na tigela e em movimento com uma colher), etc. Após, colocar-se-á sal como conservante (1 colher de sopa cheia para cada medida). Após, o professor colará nas paredes papéis cráft para que as crianças trabalhem em pé. Pinte com sagu a palma da mão de uma criança para elas carimbem sobre o papel.
Material: sagu pronto; colher; papel craft; fita durex; sal.

Nível II
04 a 05 anos de idade.

-- Atividade 01: Livro Aberto
Objetivos: É uma outra forma de livro , um livro que pode ser confeccionado pelos alunos e pela professora, promove a percepção e atenção.
Aplicação: Numa rodinha de conversa a professora pode ir contando a historia e colando as imagens em locais que os alunos possam tocar.
Material: Folhas sulfite, lápis de cor, giz de cera e um conto conhecido dos alunos ou não.
 - Atividade 02: Montar um Livro
Objetivos: Desenvolver a imaginação; incentivo ao “mundo letrado” criatividade; desenvolvimento motor; desenvolvimento cognitivo; oralidade; memorização; tempo e espaço.
Aplicação: Iniciará com a contação e encenação da história “Chapeuzinho vermelho” com os fantoches. Ao término, será perguntado às crianças sobre algumas partes da história para que se recordem: O que aconteceu na história? Qual o caminho seguido pela menina? Deverá ser aproveitado o momento para conversar com as crianças sobre os autores e os ilustradores, sendo mostrado a eles outros livros que contenham fotos dos autores e deixar bem claro que eles são os ilustradores da história da “Chapeuzinho Vermelho”. Por fim, será entregue os livros em branco, produzidos pelo próprio professor com folhas sulfite que conterá apenas o título e em baixo a história, e a criança irá ilustrar o livro. Poderá ser pedido para que eles apresentem para alguém de sua família que enviará, então, o retorno para a escola, contando como foi ter ouvido a história contada pelo próprio filho, sobrinho, etc. Esse retorno pode ser através de um bilhete, pelo caderno ou pela agenda.
Material: Livros confeccionados com folhas sulfite e grampeados; lápis de cor e gizes de cera; e o livro a ser contado.

 - Atividade 03: Recorte e Cole – Auto retrato.
Objetivos: Desenvolvimento motor.
Aplicação: Primeiro as crianças desenham a si próprio, pode ser através de uma foto, com o auxílio de um espelho, etc., e então, é dado para elas folhas de revistas ou jornais para que piquem com as próprias mãos. Esses pedaços de papel será colado ao fundo. Para finalizar a “obra” de seu auto retrato, pede-se para que pintem os espaços em branco com canetinhas ou lápis de cores.
Material: Folha sulfite; canetinhas/ lápis de cor; cola branca; folhas de revistas/ jornais.

- Atividade 04: Desenho Coletivo
Objetivos: Promove o companheirismo e a percepção.
Aplicação: Num papel pardo cada criança desenha o que tem vontade mas contextualizando um cenário, imagem ou conto, no final terá uma imagem completa desenhada por todos os alunos da sala.
Material: Papel pardo, lápis de cor, giz de cera e tinta.

  - Atividade 05: Jogo da Memória
Objetivos: Desenvolver a memória; exploração da face humana e suas diferenças; formas e cores; concentração; socialização – compartilhar um mesmo jogo, com vários colegas; conhecer regras.
Aplicação: Separar as crianças em duplas e entregar à elas os quadrados feitos de papel cartão. Dois para cada criança e pedir para que elas passem à mão no cabelo, olhem os olhos, o nariz, a boca, e percebam as diferentes cores. Aproveitar o momento e falar sobre identidade e, então pedir para que as crianças desenhem o colega nos quadrados, mas lembrando da atenção com as cores, pois os desenhos deverão se parecer. Após, o professor vai às carteiras e escreve o nome das respectivas crianças nos cartões (já que o desenho não será totalmente igual, sendo mais provável, o inverso). E por fim, ensinar as regras do jogo. Para um melhor cuidado, passar papel contact nas “peças”para que tenham mais durabilidade.
Material: Papel cartão cortado em quadrados, duas vezes na quantidade de alunos; canetinhas; papel contact.

 - Atividade 06: Aula de Artes - Texturas
Objetivos: Experimentos e exploração de diferentes materiais e texturas; incentivar as formas de expressão das crianças; conhecer as cores e suas misturas (das cores primárias para as secundárias e terciárias); diferentes movimentos.
Aplicação: O professor deverá preparar a tinta para as crianças batendo no liquidificador 5 colheres de sopa da tinta escolhida com pouca água. Outra variação é a tinta guache com areia, fubá ou sagu para criar relevo. Também pode-se fazer uma colher cheia de café e misturar com cola. Espalhe no ambiente os papéis camurça, craft, cartolina pelo chão. Entregue às crianças os pincéis de diferentes tipos (mas dê a liberdade para a criança utilizar os pincéis ou as mãos, como preferir), e os tipos de tintas criados.
Material: Tinta guache; areia; água; fubá; sagu; pó de café; papel craft ou cartolina ou camurça; e pincéis.

- Atividade 07: Mímica com cartas
Objetivos: Desenvolver a atenção;
Desenvolver a percepção visual;
Promover a interação do grupo;
Estimular a interpretação de figuras e gestos.
Aplicação: Fazer uma rodinha, embaralhar as cartas e chamar uma a uma pra escolher uma carta, ela interpreta o que há na carta e depois faz os gestos na frente para que os outros interpretem e reconheçam o gesto.
Material: Cartas com figuras que representam verbos, ações, ex. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário