quarta-feira, 11 de junho de 2014

CORPO MOVIMENTO, DANÇA

PLANO DE AULA


OBJETIVOS:
- Compreensão do que é o corpo e a dança.
- Reconhecimento da importância do movimento corporal na educação.
- Compreensão dos ritmos e diferentes estilos musicais.
- Construção da relação som, corpo e movimento.

RECURSOS NECESSÁRIOS:
- Som;
- Papel crepom;
- Músicas variadas;
- Bola para pilates;
- Fantasias;
- Data show;
- Dado;

MÉTODO:
Daremos inicio a aula nos apresentando e conversando um pouco sobre a dança e sua importância na educação, logo passaremos alguns slides que tratam sobre o tema a ser trabalhado.
Logo para iniciar as atividades práticas, começaremos com um alongamento que é essencial para o inicio de qualquer atividade física. Depois começaremos com as atividades:
1º Atividade: Relaxamento para bebes;
Sentamos no chão e com uma bola de pilates, apoiamos levemente a barriga do bebe realizando movimentos oscilantes, coloque uma música suave para que o bebe possa relaxar e preparar o ambiente. Logo coloque o bebe em cima de uma superfície macia e utilize um óleo vegetal para massagear o corpinho do bebe com movimentos alternados. Logo levante as perninhas e leve- á até a barriga para aliviar os sintomas de cólicas ou dores intestinais.
2º Atividade: Rabinho;
Cada um deverá colocar um rabinho de papel crepom pendurada na calça. Logo ao ritmo de uma música agitada todos deverão dançar pela sala cuidando o seu rabinho. Os colegas deverão capturar os rabinhos dos demais, ao final quem tiver mais rabinho ganha.
3º Atividade: Brincadeiras de roda;
Formaremos uma roda e faremos diferentes tipos de brincadeiras de roda como: “Se eu fosse um peixinho”, “ciranda- cirandinha”, “a canoa virou” e por último á “Linda rosa Juvenil” onde todos estarão caracterizados.
4º Atividade: Dança do tchu- tchu –a
Após o lanche começaremos com uma atividade leve, uma música com vários comandos corporais e conforme cantamos deveremos obedecer aos comandos da música;
5º Atividade: Dança das mãozinhas;
Cantaremos uma cantiga infantil, destinada a crianças de 2 a 4 anos;
6º Atividade:
Dançaremos algumas músicas da Xuxa, que auxiliam as crianças a terem percepção de corpo e lateralidade como: “cabeça, ombro, joelho, e pé”, “esquerda- direita”;
7º Atividade: Tapete Twists
O tapete twists é um jogo de comandos que trabalha percepção e coordenação motora. A sala será dividida em três equipes, ao ritmo de uma música tiraremos um papel do saco que ditara qual parte do corpo, e ao jogar o dado saíra à cor. Um integrante de cada equipe devera tocar com a parte do corpo correspondente a cor que saiu no dado, perde quem perder o equilíbrio ou não conseguir alcançar a cor correspondente.
7º Atividade: Surpresa
Faremos uma surpresa para a turma, nossa colega Izaura fará uma apresentação de Dança do ventre. Logo todas poderão dançar e aproveitar um momento de descontração.
8º Atividade: Surpresa
Fecharemos nossa aula, ao som da Arpa instrumento milenar, relacionado aos anjos e que foi adaptado à cultura paraguaia. Contaremos com a presença do músico argentino Tomas Gonzalez.
9º Atividade: Cd
Entregaremos para cada uma um cd, com toda ás músicas trabalhadas na oficina e a apresentação do slide.

AVALIAÇÃO:
Avaliaremos os alunos durante a aula, levando em consideração as habilidades motoras e integração do grupo.




Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário