quarta-feira, 11 de junho de 2014

BRINCAR CIÊNCIAS - O MUNDO DOS MATERIAIS

Proposta de atividades a serem realizadas com as seguintes faixas etárias:

Idade: 0 a 6 meses


1. PROPOSTA: De onde vem o barulho? O mundo em movimento
RECURSOS: móbile, chocalhos, relógio despertador, objetos que produzem sons, caixas.
OBJETIVOS: Explorar a noção espacial com a procura de objetos.
Estimular o contato infantil com diversas cores, movimentos, sons, formas e texturas.
Propiciar o desenvolvimento da habilidade de memória: espacial, auditiva, visual.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor apresenta o móbile, bem colorido de preferência que tenha ou possa produzir sons, isto ajuda o bebê a desenvolver a capacidade dos seus reflexos voluntários, movimentos das mãos e da visão e auxilia o desenvolvimento da percepção auditiva na diferenciação de ruídos. Com o passar do tempo, o bebê relacionará sons como indicadores da hora de dormir, outros momentos e situações pedagógicas e afetivas. São ações lúdicas e pedagógicas essenciais para bebês que envolvem turnos de falar ou gesticular, esconder e achar objetos. Mostra-se ao bebê os sons de um despertador ou um chocalho, para que este manipule conforme o seu interesse, dessa forma o professor cria condições de exploração do objeto pela criança. Em seguida, o professor esconde na presença do bebê o objeto com ruído dentro de uma caixa, então se desafia a criança na busca do objeto escondido. Pode se agregar duas caixas como possíveis esconderijos para garantir o interesse da criança na realização da atividade. 

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Idade: 6 meses a 1 ano

1. PROPOSTA: A leitura na hora do banho
RECURSOS: bacia ou balde de banho com água, livro de banho, sabonete líquido.
OBJETIVO: Promover a estimulação sensorial e espacial do bebê.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor cuida, protege e educa o bebê na medida em que propicia espaços de contato intenso com os objetos, como água e outros materiais que fomentam o interesse pela descoberta do mundo que o rodeia. Esses momentos de aprendizado e prazer ocorrem na hora do banho com a contação de história. Nessa situação, o professor estimula os sentidos do bebê com os materiais por meio de cheirar e tocar o sabonete, talco ou loção, realiza massagens e possibilita a exploração do livro de banho e outros objetos na e com a água. O livro de banho para o bebê é um brinquedo estimulante para o seu desenvolvimento tátil, visual, auditivo e olfativo, pois o professor passa as páginas do livro com o bebê e a cada página conversa com ele sobre a história. Assim, o bebê tem mais facilidade de concentração e atenção, fornecendo condições adequadas de vida e educação. A atividade com o livro de banho é realizada pelo professor com o bebê quando este estiver entre 8 a 10 meses de vida. Também durante o banho, deixa-se a criança brincar com brinquedos entre 5 a 10 minutos sob supervisão do adulto. No banho, a ação de bater pernas e mãos na água permite descobertas de sensações e consciência corporal. A leitura no banho traz tantos benefícios para o bebê, é um momento de grande alegria, pois toda a atividade na água, além de lembrar a vida intrauterina, é fundamental para a criança se relacionar e descobrir o mundo

2. PROPOSTA: Treino do fôlego
RECURSOS: vela, apito, balão, algodão, canudos, lã,  ( copo de iogurte contendo bolinhas de isopor ou sagu coberto por tule e lacrado com fita crepe).
OBJETIVO: Explorar o movimento da respiração e do assopro.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor trabalha com o bebê o movimento da respiração e do assopro com materiais diversificados. Desafia-o a assoprar materiais como vela, apito, balão, algodão, canudos, lã, para aumentar distâncias ou encurtá-las, fazer barulho, se leve ou pesado. 

3. PROPOSTA: Que som é esse?
RECURSOS: Objetos que emitam sons – chocalhos, sinos, matracas –, instrumentos musicais e brinquedos próprios para a idade, gravador de voz.
OBJETIVOS: Descobrir e produzir diferentes sons a partir de materiais diversificados.
Ouvir e responder aos sons e vozes à sua volta.
Perceber os sons emitidos pelo objeto.
 PROBLEMATIZAÇÃO: O professor apresenta à criança objetos sonoros para brincar (sinos, chocalhos, apitos, etc). Distribui diversos brinquedos próximos da criança e estimula a descobrir cada som pelo movimento do objeto: tocando, apertando, chocando-o com outro. É importante estimular a pesquisa de possibilidades para produzir sons em vez de ensinar um único modo de tocar um instrumento. Produzir um som, através do contato de dois objetos e permitir que a criança reproduza-os, se não conseguir da primeira vez, ajudá-la. No segundo momento, o professor grava os sons que a criança faz aos 3 meses de idade, e a cada 3 meses de vida, mostra-lhe os sons, de modo que ele se divirta ouvindo a si mesmo, além disso explica a quem pertence aquelas vozes.

4. PROPOSTA: O corpo
RECURSOS: bolsa para água quente/fria, balão, colchonetes
OBJETIVO: Explorar o mundo por meio do corpo e movimento.
PROBLEMATIZAÇÃO: Atividade individual. O professore deita a criança sobre o colchonete e coloca objetos leves sobre a barriga da criança, dialoga sobre o movimento “vai e vem” dos objetos devido a respiração. Esta atividade é uma forma de massagem e brincadeira com o corpo do bebê, por isso, deixá-la manipular os objetos, criando condições para a sensação de cócegas na criança. 

5. PROPOSTA: Tapete das sensações
RECURSOS: retalhos de tecidos de diversas cores e texturas, esponja fina, linha, botões, guizos, sementes, algodão etc.
OBJETIVOS: Estimular movimentos livres do corpo.
Ampliar a coordenação motora.
Explorar o desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades sensoriais e perceptivas:
Estimular ações como engatinhar, deitar, rolar e caminhar por toda a sua extensão, para sentir cada textura, cor e forma.
Enriquecer a curiosidade e a descoberta da variedade de materiais, bem como as percepções: tátil, visual, olfativa, sonora e auditiva.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor coloca o bebê sobre o tapete das sensações e deixa que ele explore o brinquedo. O tapete de sensações consiste em retalhos coloridos, próprios para o bebê engatinhar e sentir diferentes sensações, texturas.

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Idade: 1 a 2 anos de idade

1. PROPOSTA: Saco Surpresa
RECURSOS: Pacote de tecido no TNT; apito, caixa, chocalho, bolita, urso de pelúcia, carrinho, boneca, balão com água.
OBJETIVOS: Estimular a exploração tátil, visual, auditiva.
Descobrir as características de cada material através do tato e com base nos conhecimentos anteriores.
Diferenciar os diversos tipos de materiais, pelo toque, inclusive o ar.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor guarda diversos materiais dentro do saco surpresa e pede que a criança adivinhe o que ela está mexendo. As crianças trabalham o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das próprias habilidades táteis, gustativas, auditivas enfim, sensoriais.

2. PROPOSTA: Retrato do amigo

RECURSOS: folha de sulfite, lápis de cor
OBJETIVOS: Desenvolver imagem do amigo.
Brincar com expressões faciais: triste, feliz, sonolento.
PROBLEMATIZAÇÃO: em duplas propor que os alunos façam um retrato do amigo, desenhando suas características mais observadas. Em seguida comparar os desenhos e montar um mural com os retratos dos amigos.

3. PROPOSTA: Túnel
RECURSOS: Túnel, almofadas, bichos de pelúcia, travesseiros, tapetes, boias, bolas...
OBJETIVOS: Desenvolver noções de espaço.
Percorrer um trajeto com obstáculos de materiais diversificados.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor monta um túnel com cadeiras, organizam-se vários obstáculos como brinquedos no meio do trajeto e pede que as crianças atravessem-no. Estabelece o ponto de partida e o ponto de chegada.

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Idade: 2 a 3 anos de idade

1. PROPOSTA: Balão
RECURSOS: balão
OBJETIVO: Introduzir a percepção de leve e pesado dos objetos.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor canta “Cai, cai balão”.
Cai, cai balão
Cai, cai balão Aqui na minha mão
Não cai, não
Não cai, não
Não cai, não
Cai na rua do sabão.
Cada criança recebe um balão de ar e todos cantam a cantiga “Cai, cai balão” brincando. Depois, o professor fornece um balão com água, questionando as diferenças e similaridades entre os balões apresentados. Esta brincadeira possibilita o desenvolvimento da fala e expressões infantis.

2. PROPOSTA: Brincando com bolhas de sabão
RECURSOS: Detergente, água, copos, bacias, vasilhas, argolas de diferentes tamanhos.
OBJETIVOS: Explorar e aprimorar a intensidade e o controle de movimento corporal e da respiração.
Reconhecer propriedades da água.
Estimular o trabalho coletivo.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor apresenta um copo de água e perguntas as propriedades: cor, odor. Então diz: “Alguém já fez bolhas de sabão? Nós podemos fazer? O que precisamos?”. Apresenta então os materiais que tem para realização da atividade e convida aos alunos tentarem modos de produzir bolhas de sabão. Ao longo desta experiência, o professor direcionará outras perguntas:
Por que só a água não produz as bolhas?
O que é preciso colocar na água para que se formem as bolhas?
Por que das bolhas possuírem uma determinada coloração conforme o reflexo da luz?
Por que as bolhas ficam mais consistentes se colocarmos uma pitada de açúcar na mistura? etc.
A proposta é conduzir as crianças para um ambiente amplo e aberto, para então realizar a brincadeira de bolinha de sabão. Antes de iniciar a brincadeira, formar um círculo com as crianças e no centro coloca-se uma banheira com água: explicando que é necessário, assoprar devagar para formar as bolhas. Em seguida, distribuição de copos e argolas para que eles façam as bolhas sozinhos. Pensamos em argolas, pois com canudos corríamos o risco de ingerirem o líquido, já as argolas não haveria a necessidade de levar até a boca.

3. PROPOSTA: Pipoca maluca na panela de pressão
RECURSOS: ambiente espaçoso.
OBJETIVOS: Estimular o movimento e o equilíbrio.
Desenvolver a autonomia infantil.
Ampliar as capacidades sensoriais
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor organiza os pequenos participantes em um único círculo e fornece as instruções de Comando da brincadeira: as crianças deverão girar ao ouvir “Panela de pressão!”; E deverão pular com os dois pés juntos e os braços para cima quando ouvirem “Pipoca!”. Esta atividade sinaliza a importância do movimento infantil e coordenação dos mesmos.
  
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Idade: 3 a 4 anos de idade

1. PROPOSTA: Uvas Passas Bailarinas
 RECURSOS: recipiente transparente (copo); refrigerante com gás, preferência sabor limão que é transparente; um pacote de uvas passas.
OBJETIVOS: Observar a flutuação dos corpos/densidade.
Entender a força que os copos sofrem no interior de um líquido.
 PROBLEMATIZAÇÃO: O professor conversa com as crianças sobre danças e músicas que eles conhecem, explica que assistirão uma apresentação de frutas dançarinas. Ele mostra os elementos (refrigerante de limão, uvas passas), mas não realiza menção aos respectivos nomes, pois são as crianças que identificam e nominam os materiais pelos sentidos do olfato e da visão. Após a identificação, mergulham-se as passas no líquido gaseificado. Na primeira parte, todos observam o experimento: inicialmente, as passas afundam, em seguida, sobem e mergulham novamente diversas vezes. Depois, para animar a apresentação artística das passas bailarinas canta-se a cantiga do Pastorzinho. O professor pede que as crianças relatem o experimento e criem hipóteses explicativas sobre a dança das frutas. Ao final, explica que as uvas passas bailarinas dançam ao sabor de bolhas de ar contidas no gás gaseificado.

2. PROPOSTA: Garrafa Chuveiro
RECURSOS: Garrafa de plástico com tampa de rosca (PET), prego, água, tigela
OBJETIVOS: Formar opiniões e conceitos sobre a pressão atmosférica.
PROBLEMATIZAÇÃO: Encher a tigela de água; furar a base da garrafa (pequeno orifício) com o prego e a colocar dentro da tigela. Então despejar a água dentro da garrafa e fechar, depois segurar a garrafa pela boca sem apertá-la e a levantar. Observação e conclusões do experimento: mesmo com a garrafa furada, enquanto estiver tampada, a água não cai. Se abrir, a água começa a cair; se fechar, a água pára. POR QUE ACONTECE? A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força através dos furos da garrafa e segura a água dentro. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.
Outra situação...
RECURSOS: Cartolina, copo, água, tesoura
PROBLEMATIZAÇÃO: As crianças encherão o copo com água, recortarão um pedaço da cartolina (deve ser maior que o tamanho da boca do copo). Depois deslizar a cartolina sobre o copo, tapando-o. Virar o copo de cabeça para baixo e levantá-lo. O QUE ACONTECE? A cartolina não cai, segurando toda a água dentro do copo. POR QUE ACONTECE? A pressão atmosférica, que age em todas as direções aplica uma força de baixo para cima na cartolina, maior que o peso da água do copo. Como essa pressão não age diretamente na parte de cima da água por causa do copo, a água não cai.

3. PROPOSTA: História com papel “O banho”
RECURSOS: uma folha de jornal para cada criança.
OBJETIVOS: Realizar com autonomia a própria higiene pessoal.
Utilizar o faz-de-conta para adoção de hábitos de higiene pessoal
Desenvolver a auto-estima.
Identificar as partes do corpo.
Adotar hábitos de higiene pessoal.
Dramatizar situações.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor inicia a dramatização:
Hoje está muito quente.
O que podemos fazer com esta folha de papel? Um leque, um abano...
Mas, o calor não passa. Que tal tomarmos um banho?
Vamos abrir a torneira (Agitar a folha acima da cabeça com as duas mãos, imitando os sons da água caindo).
Vamos fechar a torneira.
Cadê o sabonete? (Amassar a folha como uma bolinha). Vamos passar o sabonete.
Não consigo alcançar as minhas costas. Quem me ajuda? (Formar pares e depois trocar quem esfrega as costas).
Vamos enxaguar? Abram novamente o chuveiro. (Desamassar a folha e agitá-la no ar com as duas mãos) (Água caindo).
Com esta toalha eu vou me enxugar (Usar a folha desamassada).
Para secar a toalha, onde vou pendurá-la? Meu braço será o varal... (Imitar o varal com braço).
A toalha secou! Posso usar de novo, mas se ela estiver suja, o que farei? (Imita o gesto de lavar).
A toalha está toda encharcada! O que devo fazer com essa água?
Imita o gesto de torcer (pode cantar a música "Torce, retorce, procuro, mas não vejo").
E o banho virou festa! Vamos fazer os instrumentos musicais? Ex.: flauta, arco do violino, etc.
A execução desta atividade implica na mediação do professor para a ampliação sensações e sentimentos ao repertório infantil.

4. PROPOSTA: Bilboquê
RECURSOS: 1 copo de papel ou plástico usado (ou uma garrafa pequena de refrigerante cortada ao meio); Barbante; 1 folha de papel usado ou jornal; fita crepe. 
OBJETIVOS: Construir um brinquedo.
 Exercitar as capacidades de atenção e concentração.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor propõe às crianças a construção de um brinquedo com a folha de jornal (material utilizado na atividade anterior). Todos amassam o papel até formar uma bola e a envolvem com fita crepe. O professor distribui um pedaço de 30 cm de barbante às crianças e auxilia a montagem do brinquedo. Após esse processo coletivo de construção, ele ensina as crianças a segurar o copo com uma das mãos e realizar tentativas de colocar a bolinha dentro, sem tocá-la.

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Idade: 4 a 5 anos de idade

1. PROPOSTA: Cadê o Chocalho?
RECURSOS: chocalho
OBJETIVOS: Ampliar as habilidades auditivas
PROBLEMATIZAÇÃO: As crianças formam uma roda. Uma criança vai ao centro e tem os olhos vedados. O professor entrega o chocalho a uma das crianças da roda, então se inicia uma cantiga de roda e o chocalho circula em sentido horário. Ao terminar a cantiga, o chocalho é agitado pela criança que não passou ao outro colega. A criança de olhos vedados orienta-se pelo som e tenta descobrir quem é o colega do ruído.

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Idade: 5 a 6 anos de idade

1. PROPOSTA: Desenho surpresa
RECURSOS: cotonetes , água sanitária, papel sulfite, copo descartável.
OBJETIVOS: Dispor-se a conhecer o novo, o diferente.
Perceber mudanças nos ambientes.
PROBLEMATIZAÇÃO: entregar aos alunos uma folha de sulfite e pedir que os alunos pintem toda a folha com suco dissolvido na água. Após secar a folha pedir que eles molhem um cotonete na água sanitária para ver o que acontece.

2. PROPOSTA: Afunda ou não afunda?
RECURSOS: Recipiente grande cheio de água (bacia ou balde); Frutas como maçã, laranja, banana, limão; Objetos com diferentes tamanhos e pesos: borracha, lápis, pedaços grandes de isopor, clips metálicos, entre outros; Alimentos: ovos em casca, feijão cru. Grampo de madeira, botão, chave, uma rolha de cortiça, uma tampa de plástico, um prego, uma pedra, um alfinete, uma chave, uma borracha.
OBJETIVO: Consolidar os conceitos de flutuação
PROBLEMATIZAÇÃO: Construção de uma tabela com a classificação: flutua / afunda.
Flutua                                                   Afunda
Frutas                                                    borracha (grande)
Lápis                                                     clips metálicos
Pedaços de isopor                                 feijão cru
Cabe ao profesor auxiliar as crianças ao fato de que, apesar dos pedaços de isopor serem maiores que os outros objetos, eles não se afundam por que possuem a densidade menor que a água. No decorrer da atividade fazer perguntas como: por que o clipe sendo tão pequeno afunda? O material que o constitui possui densidade elevada.
Outra situação...
RECURSOS: Uma colher de detergente, uma agulha ou alfinete, uma xícara de água, um conta-gotas, uma pinça.
PROBLEMATIZAÇÃO: O professor pega a agulha pelo meio com a pinça. Coloca a agulha com cuidado na xícara com água, deixando-a boiando. Depois de realizada essa observação, pinga uma gota de detergente na água com o conta-gotas. O QUE ACONTECE: A agulha afunda. POR QUE ACONTECE? Para que algum objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente. A agulha estava flutuando por causa da tensão superficial, que agüenta o peso da agulha. Mas, quando misturamos detergente na água, diminui a tensão superficial, que não agüenta o peso da agulha e a agulha afunda.

3. PROPOSTA: Garrafa mágica
RECURSOS: garrafa PET de 600 ml transparente, gotas de óleo, lantejoulas, retalho de EVA, durex colorido, gliter, água.
OBJETIVOS: Construir um brinquedo.
Conhecer objetos e líquidos com diferentes densidades.
PROBLEMATIZAÇÃO: Cada criança monta o seu próprio brinquedo, com a ajuda do professor segue os passos do experimento. Primeiramente, o professor questiona a transparência ou não da garrafa. Como colocar os objetos no interior da garrafa. O professor escuta as ideias das crianças. Em seguida, auxilia as crianças a colocar os objetos, um de cada vez e sempre sendo indagada pelo professor: O que afundou? Óleo e água se misturaram? Etc. após esse processo de montagem deixa as crianças brincarem a vontade, no sentido de explorar e admirar o brinquedo. Depois começa a perguntar o que há lá e, aos poucos, cai nomeando os objetos que estão dentro da garrafa. Se necessário, o professor ajuda a criança para que ela veja os efeitos das cores.




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