quarta-feira, 11 de junho de 2014

LINGUAGENS MÚLTIPLAS

PLANOS DE AULA


Plano de aula atividade 1
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
História folclórica sobre os índios
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
Duração da atividade: 10 minutos
Objetivos:
Trabalhar data comemorativa;
Valorizar e respeitar a cultura indígena;
Desenvolver a linguagem oral e expressividade;
Compartilhar informações;
Permitir à criança a descoberta de hipóteses;
Despertar o interesse pelo assunto.


Desenvolvimento:
Montar um cenário ilustrando a floresta, além de fantoches para representar os personagens. Apresentar uma peça de teatro sobre lendas indígenas.


Recursos:
Papelão;
TNT;
Papel dobradura;
Palitos de picolé ou palitos de churrasco.

Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram e prestaram bastante atenção.


Plano de aula atividade 2
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Brincadeira com o cordão
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
Duração da atividade: 5 a 10 minutos
Objetivos:
Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos.
Socialização.

Desenvolvimento:
Propor uma brincadeira com dois participantes ou mais, utilizando a corda.

Recursos:
Corda

Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.


Plano de aula atividade 3
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Tinta caseira
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
Duração da atividade: 10 a 15 minutos.
Objetivos:
Trabalhar com os sentidos: tato (textura, peso, temperatura);
Trabalhar com semelhanças e diferenças;
Comparar plantas quanto a forma, tamanho e cor;
Interação, socialização.

Desenvolvimento:
Explicar que os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas. Contar a história de uma semente, e mostrar exemplos de sementes. Dividir a sala em grupos e com massinha de modelar pedir que refaçam a história da semente e contem para as professoras.

Recursos:
Urucum;
Carvão;
Beterraba;
Açafrão;
Anilina;
E.V.A;
Massa de modelar. 

Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.


Plano de aula atividade 4
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Grãos ao cesto
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
Duração da atividade: 5 a 10 minutos.
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora, a contagem.

Desenvolvimento:
Propor uma brincadeira em que são arremessados alguns grãos do cesto. É formada uma fila indiana com apenas uma chance para cada um acertar. Quem acertar, tem a chance de tentar novamente.

Recursos:
Grãos

Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.


Plano de aula atividade 5
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
Duração da atividade:
10 a 15 minutos.
Objetivos:
Identificar objetos, pessoas e lugares.

Desenvolvimento:
Montar uma árvore feita de revistas e papel craft, de modo a identificar objetos, pessoas e lugares.
Recursos:
Confetes;
Revistas velhas.

Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.
Plano de aula atividade 6
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Bichos da floresta
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
Duração da atividade:
10 a 15 minutos.
Objetivos:
Reconhecimento das cores, socialização.

Desenvolvimento:
Montar um caminho em forma de cobra, de cores diversas, e um dado de cores diversas. 
Recursos:
TNT.

Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.


Plano de aula atividade 7
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Argila vermelha
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
Duração da atividade:
15 a 20 minutos.
Objetivos:
Colocar em prática o conhecimento obtido nas atividades anteriores.

Desenvolvimento:
Ensinar a modelar com argila, modelar animais da floresta, entre outras coisas. 
Recursos:
Argila.
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.



Plano de aula atividade 8
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Shantala
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
Duração da atividade:
30 minutos ou mais.
Objetivos:
Ensinar como fazer a shantala.
Trabalhar a integração, troca de afeto e despertar a confiança do bebê.
Desenvolvimento:
Explicar que a shantala é uma massagem de origem indiana própria para bebês.  Ensinar como se faz a massagem.
Recursos:
Creme de erva doce.
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram e prestaram atenção.


Plano de aula atividade 9
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
O Sapo Sabido
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
5 minutos.
Objetivos:
Cantar uma música com gestos, brincar com a língua, fazer barulhos, repetir sílabas e as onomatopeias.
Desenvolvimento:
Cantar a música do Sapo Sabido.
Recursos:
Nenhum.
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram e prestaram atenção.


Plano de aula atividade 10
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
O mestre mandou
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
5 a 10 minutos.
Objetivos:
Desenvolver atenção, oralidade, linguagem corporal, motricidade, percepção, toque.
Desenvolvimento:
Primeiro alguém começa a brincadeira cantando: o mestre mandou coçar a cabeça que nem um macaco, rolar que nem um cachorro, pular como um canguru...
Recursos:
Nenhum.
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram e prestaram atenção.


Plano de aula atividade 11
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
O monstro faminto
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
5 a 10 minutos.
Objetivos:
Desenvolver a atenção, a lateralidade.
Desenvolvimento:
Propor a brincadeira do monstro. Desenhar no chão um grande monstro com a boca aberta. Todos os participantes devem caber sobre o corpo do monstro. Em seguida, todos os participantes colocam-se dentro do monstro afastando-se da cabeça do mesmo. Dado o sinal, cada um empurra os outros para dentro da boca do monstro, sem cair nela. Os participantes devorados permanecem dentro da boca e tentam arrastar os que ainda não caíram.
Recursos:
Giz.
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.


Plano de aula atividade 12
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Os indiozinhos
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
5 minutos.
Objetivos:
Desenvolver a atenção, a oralidade, ensinar a contar até dez.
Desenvolvimento:
Montar um bote e remos de papelão. Entrar no bote para encenar a música dos indiozinhos. Cantar a música dos indiozinhos.
Recursos:
Papelão. 
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.


Plano de aula atividade 13
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Meu tesouro
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
5 a 10 minutos.
Objetivos:
Desenvolver a atenção.
Desenvolvimento:
Dar um nas duas pontas da corda para formar uma circunferência. Os participantes da brincadeira seguram a corda com a mão, deixando a mesma distância entre eles. Ao redor dos participantes, é colocado um objeto que deverão tentar recolher. Dado o sinal, cada participante esticará a corda para ser o primeiro a conseguir pegar algum objeto sem se soltar da corda. A brincadeira termina quando todos conseguirem pegar os objetos.
Recursos:
Corda, objetos, brinquedos.  
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.


Plano de aula atividade 14
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Leitura de imagens.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
5 a 10 minutos.
Objetivos:
Desenvolver a atenção, a leitura de imagens.
Desenvolvimento:
Mostrar figuras para as crianças, fazendo perguntas: Onde os índios estão? O que estão fazendo? Em que os índios pensaram? Os índios estão dentro de que? Os índios encontraram peixes? Vamos contar os peixinhos?
Recursos:
Figuras de índios.   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.


Plano de aula atividade 15
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Confecção de painel.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
15 a 20 minutos.
Objetivos:
Fazer pinturas.
Desenvolvimento:
Trazer papelões. Dividir a turma em grupos, para confeccionar um painel referente a tudo o que aprenderam sobre a descoberta do fogo e com as figuras mostradas pelas professoras. Com o uso das tintas, uns devem enfeitar os outros no rosto, braços e pés, como os índios fazem.
Recursos:
Tintas, papelão.   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.


Plano de aula atividade 16
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Lendas indígenas.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
15 a 20 minutos.
Objetivos:
Apresentar lendas dos indígenas.
Desenvolvimento:
Contar a lenda da mandioca, do boitatá e do Kuandú. Depois mostrar figuras de índios, em sua vida cotidiana, para observarem suas vestimentas e o modo como vivem as várias tribos indígenas brasileiras.
Recursos:
Figuras de índios.   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.


Plano de aula atividade 17
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Os contadores de história.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
10 minutos.
Objetivos:
Socialização.
Desenvolvimento:
Os participantes colocam-se ao redor da mesa e cada um recebe uma folha de papel e um lápis. Depois se estabelece um tempo para o jogo. O primeiro participante inicia a brincadeira e diz que a palavra que todos devem anotar, como por exemplo: um animal, índio, Brasil. E todos escrevem no início de sua folha. Todos dobram o papel e passam para outra pessoa. O outro participante, que recebeu o papel, dirá “fizeram” e todos escrevem uma ação. Cada vez que dobrarem uma folha, os participantes darão uma olhada e acrescentarão palavras, como “um garoto índio”, “uma garota índia”. Quando as folhas tiverem passado por todos os participantes e voltarem aos seus proprietários, serão desdobradas e cada um lê em voz alta a pequena narrativa que foi formada.
Recursos:
Papel e lápis.   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.


Plano de aula atividade 18
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
A cabra cega.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
10 minutos.
Objetivos:
Socialização.
Desenvolvimento:
Propor aos alunos a brincadeira da cabra-cega.
Recursos:
Uma venda para os olhos.   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.


Plano de aula atividade 19
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
A cabra cega.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
10 minutos.
Objetivos:
Socialização.
Desenvolvimento:
Propor aos alunos a brincadeira da cabra-cega.
Recursos:
Uma venda para os olhos.   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.

Plano de aula atividade 20
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
O gafanhoto e a rã.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
10 minutos.
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora.
Desenvolvimento:
Propor a brincadeira do gafanhoto e a rã, em que a rã persegue os gafanhotos.
Recursos:
Giz.   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.


Plano de aula atividade 21
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
Confecção.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
10 minutos.
Objetivos:
Confeccionar objetos utilizados pelos índios.
Desenvolvimento:
Dividir a turma em grupos para confecção de cocares, colares, pulseiras, arcos e flechas. Explicar a confecção passo a passo, como moldes e materiais previamente separados.
Recursos:
Cartolina, pena, entre outros materiais.
   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.



Plano de aula atividade 22
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
Nome da atividade:
O indiozinho.
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
Duração da atividade:
10 minutos.
Objetivos:
Ensinar uma música do indiozinho.
Concentração, participação, socialização.
Desenvolvimento:
Ensinar a música e os gestos para os alunos. Ensinar e explicar as posições e a coreografia.
Recursos:
Nenhum.
   
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.
















CONTOS: CHAPEUZINHO VERMELHO

Faixa Etária: 3 a 4 anos.

Eixos: Linguagem plástica; linguagem oral: Falar e ouvir; linguagem iconográfica.

Conteúdos: Movimento de prática de leitura – pelo professor leitor;
Percepção na produção plástica.
Articulações de sons e palavras
Sequência de ideias
Reprodução oral das ideias veiculadas no texto lido.

Objetivos: Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e matérias, explorando, as características, propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas de expressão artística.
Prazer com a leitura, assim poder se identificar  e se expressar através da leitura.

Sequencia didática: Após a leitura e a contação de historia da chapeuzinho vermelho, começa-se a confecção da Chapeuzinho Vermelho de cada um na sala.

Sugestões de atividades: Palitoche dos personagens, pintura e desenho representativo a partir da história ouvida, máscara do lobo mal, teatro (adaptação para a faixa etária.)

Recursos: 
revistas velhas
Fita adesiva larga.  
TNT cor de pele ( a desejar a tonalidade)
TNT vermelho para vestido e touca.
Lã para o cabelo. (cor a desejar).
Tesoura.

GRUPOS ÉTNICOS: AFRODESCENDENTES

FAIXA ETÁRIA: 4 A 5 anos
Eixos:  Conhecimento do ambiente físico, social e cultural; Intercomunicação e linguagem : oral, linguagem e produção plástica; Identidade e autonomia.

Conteúdos: Grupos étnicos , respeito com as diferenças entre as etnias: Brasil, Paraguai, Argentina e Africano.

Objetivos: Apontar os personagens que representam os países.
Confeccionar os bonecos para assim consolidar o respeito em as raças.

Sequência  didática: Levar para a sala de aula o mapa múndi e os bonecos caracterizados “ Brasil, Argentina, Paraguai e África.”
Apresentar para as crianças cada personagem e mostrar no mapa, o pais de origem de cada um.

Sugestões de atividades: Riscar no chão as letras “A” de África “B” de Brasil, pedir para que as crianças caminhem em cima; Apresentar alimentos de origem africana (banana, quiabo, feijão preto..) destacar a importância na alimentação; levar para a sala de aula, miniaturas de animais, trabalhar animais da África (girafa, hipopótamo, leão, zebra, elefante...); apresentação cultural (dança ou música).

Recursos: para a confecção do boneco dos países:
Tesoura, cola quente.
TNT cor de pele (as 4 tonalidades)
Espuma para encher o boneco
TNT  para vestir o boneco(cada um com as respectivas cores dos seus países)
Lã para os cabelos ( marrom preta – grossa e fina.).






FAMÍLIA – LIDANDO COM AS DIFERENÇAS

Faixa etária: 2 a 3 anos

Eixo: Identidade e Autonomia Pessoal; Linguagem e Produção Plástica, conhecimento do ambiente físico, social e cultural.

Objetivo: Introduzir o conceito de família para as crianças, trabalhar as diferenças existentes entre elas.
Socializar conhecimento em sala junto com todos os colegas da sala, assim quebrar paradigmas estipulados de família perfeita, e suas conjunções.

Conteúdo: Família e relações familiares;
Diferenças que existem entre famílias;
Membros das Famílias de uma forma geral;
Membro das famílias de cada aluno;
Tipos de famílias, mãe e pai, mãe e mãe, pai e pai, avós (para crianças que vivem somente com avós).

Sequência didática: Leitura de história que tratam do tema da família e suas conjunturas. Possuímos diferentes formas de família, trazendo imagens de famílias de diversos animais, como a família de um elefante e outra de cachorros. E mostrarei a imagem da família de humanos. Assim cada aluno falará como é a concepção de sua família, com que mora. E por fim a confecção dos membros da sua família de materiais recicláveis.

Recursos:
Caixas de leite ou suco vazias;
Cola quente;
EVA diversos;
Lápis de cor;
Tesoura;
Ferro de passar, (para enrolar o cabelo).
Olho para bonecos;
Ferro para enrolar os cabelos do boneco.

EXPLORANDO OS SENTIDOS: SAGU

Faixa Etária: DE 0 A 2 ANOS

Eixos: Identidade e Autonomia Pessoal; Corpo e Movimento.

Conteúdos: Partes do corpo
Sensações percepções (sentidos)
Coordenação óculo-manual.

Objetivos: Vivenciar situações que promovam a construção da autonomia.
Conhecer o próprio corpo através da exploração  com o meio.
Proporcionar possibilidades de movimento do corpo.

Sequencia Didática: com o sagu pronto para o consumo, grudar no chão o papel  craft, para assim colocar o sagu em cima, com os bebês somente de fralda, colocar eles para a explorar  o ambiente, assim eles podem comer e brincar ao mesmo tempo. Em seguida um bom banho para relaxar. com os maiores podem-se dar alguns objetos para a atividade ser mais divertida (objetos sempre esterilizados ).

Recursos:
Sagu pronto para consumo
Papel  craft
Fita adesiva.


Leia mais: http://ftmei.webnode.com/linguagens-multiplas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário