PLANOS DE AULA
Plano de aula atividade 1
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
História folclórica sobre os índios
| |
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
|
Duração da atividade: 10 minutos
|
Objetivos:
Trabalhar data comemorativa;
Valorizar e respeitar a cultura indígena;
Desenvolver a linguagem oral e expressividade;
Compartilhar informações;
Permitir à criança a descoberta de hipóteses;
Despertar o interesse pelo assunto.
| |
Desenvolvimento:
Montar um cenário ilustrando a floresta, além de fantoches para representar os personagens. Apresentar uma peça de teatro sobre lendas indígenas.
| |
Recursos:
Papelão;
TNT;
Papel dobradura;
Palitos de picolé ou palitos de churrasco.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram e prestaram bastante atenção.
|
Plano de aula atividade 2
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Brincadeira com o cordão
| |
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
|
Duração da atividade: 5 a 10 minutos
|
Objetivos:
Trabalhar quantidade: muito/pouco, cheio/vazio, mais/menos.
Socialização.
| |
Desenvolvimento:
Propor uma brincadeira com dois participantes ou mais, utilizando a corda.
| |
Recursos:
Corda
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.
|
Plano de aula atividade 3
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Tinta caseira
| |
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
|
Duração da atividade: 10 a 15 minutos.
|
Objetivos:
Trabalhar com os sentidos: tato (textura, peso, temperatura);
Trabalhar com semelhanças e diferenças;
Comparar plantas quanto a forma, tamanho e cor;
Interação, socialização.
| |
Desenvolvimento:
Explicar que os indígenas produzem suas próprias tintas a partir de sementes e plantas das florestas. Contar a história de uma semente, e mostrar exemplos de sementes. Dividir a sala em grupos e com massinha de modelar pedir que refaçam a história da semente e contem para as professoras.
| |
Recursos:
Urucum;
Carvão;
Beterraba;
Açafrão;
Anilina;
E.V.A;
Massa de modelar.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.
|
Plano de aula atividade 4
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Grãos ao cesto
| |
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
|
Duração da atividade: 5 a 10 minutos.
|
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora, a contagem.
| |
Desenvolvimento:
Propor uma brincadeira em que são arremessados alguns grãos do cesto. É formada uma fila indiana com apenas uma chance para cada um acertar. Quem acertar, tem a chance de tentar novamente.
| |
Recursos:
Grãos
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.
|
Plano de aula atividade 5
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Rasgar e amassar papéis (texturas variadas)
| |
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
|
Duração da atividade:
10 a 15 minutos.
|
Objetivos:
Identificar objetos, pessoas e lugares.
| |
Desenvolvimento:
Montar uma árvore feita de revistas e papel craft, de modo a identificar objetos, pessoas e lugares.
| |
Recursos:
Confetes;
Revistas velhas.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.
|
Plano de aula atividade 6
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Bichos da floresta
| |
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
|
Duração da atividade:
10 a 15 minutos.
|
Objetivos:
Reconhecimento das cores, socialização.
| |
Desenvolvimento:
Montar um caminho em forma de cobra, de cores diversas, e um dado de cores diversas.
| |
Recursos:
TNT.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.
|
Plano de aula atividade 7
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Argila vermelha
| |
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
|
Duração da atividade:
15 a 20 minutos.
|
Objetivos:
Colocar em prática o conhecimento obtido nas atividades anteriores.
| |
Desenvolvimento:
Ensinar a modelar com argila, modelar animais da floresta, entre outras coisas.
| |
Recursos:
Argila.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram.
|
Plano de aula atividade 8
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Shantala
| |
Idade para aplicação:
De 0 a 3 anos de idade.
|
Duração da atividade:
30 minutos ou mais.
|
Objetivos:
Ensinar como fazer a shantala.
Trabalhar a integração, troca de afeto e despertar a confiança do bebê.
| |
Desenvolvimento:
Explicar que a shantala é uma massagem de origem indiana própria para bebês. Ensinar como se faz a massagem.
| |
Recursos:
Creme de erva doce.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram e prestaram atenção.
|
Plano de aula atividade 9
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
O Sapo Sabido
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
5 minutos.
|
Objetivos:
Cantar uma música com gestos, brincar com a língua, fazer barulhos, repetir sílabas e as onomatopeias.
| |
Desenvolvimento:
Cantar a música do Sapo Sabido.
| |
Recursos:
Nenhum.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram e prestaram atenção.
|
Plano de aula atividade 10
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
O mestre mandou
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
5 a 10 minutos.
|
Objetivos:
Desenvolver atenção, oralidade, linguagem corporal, motricidade, percepção, toque.
| |
Desenvolvimento:
Primeiro alguém começa a brincadeira cantando: o mestre mandou coçar a cabeça que nem um macaco, rolar que nem um cachorro, pular como um canguru...
| |
Recursos:
Nenhum.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram e prestaram atenção.
|
Plano de aula atividade 11
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
O monstro faminto
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
5 a 10 minutos.
|
Objetivos:
Desenvolver a atenção, a lateralidade.
| |
Desenvolvimento:
Propor a brincadeira do monstro. Desenhar no chão um grande monstro com a boca aberta. Todos os participantes devem caber sobre o corpo do monstro. Em seguida, todos os participantes colocam-se dentro do monstro afastando-se da cabeça do mesmo. Dado o sinal, cada um empurra os outros para dentro da boca do monstro, sem cair nela. Os participantes devorados permanecem dentro da boca e tentam arrastar os que ainda não caíram.
| |
Recursos:
Giz.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.
|
Plano de aula atividade 12
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Os indiozinhos
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
5 minutos.
|
Objetivos:
Desenvolver a atenção, a oralidade, ensinar a contar até dez.
| |
Desenvolvimento:
Montar um bote e remos de papelão. Entrar no bote para encenar a música dos indiozinhos. Cantar a música dos indiozinhos.
| |
Recursos:
Papelão.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.
|
Plano de aula atividade 13
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Meu tesouro
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
5 a 10 minutos.
|
Objetivos:
Desenvolver a atenção.
| |
Desenvolvimento:
Dar um nas duas pontas da corda para formar uma circunferência. Os participantes da brincadeira seguram a corda com a mão, deixando a mesma distância entre eles. Ao redor dos participantes, é colocado um objeto que deverão tentar recolher. Dado o sinal, cada participante esticará a corda para ser o primeiro a conseguir pegar algum objeto sem se soltar da corda. A brincadeira termina quando todos conseguirem pegar os objetos.
| |
Recursos:
Corda, objetos, brinquedos.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.
|
Plano de aula atividade 14
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Leitura de imagens.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
5 a 10 minutos.
|
Objetivos:
Desenvolver a atenção, a leitura de imagens.
| |
Desenvolvimento:
Mostrar figuras para as crianças, fazendo perguntas: Onde os índios estão? O que estão fazendo? Em que os índios pensaram? Os índios estão dentro de que? Os índios encontraram peixes? Vamos contar os peixinhos?
| |
Recursos:
Figuras de índios.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.
|
Plano de aula atividade 15
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Confecção de painel.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
15 a 20 minutos.
|
Objetivos:
Fazer pinturas.
| |
Desenvolvimento:
Trazer papelões. Dividir a turma em grupos, para confeccionar um painel referente a tudo o que aprenderam sobre a descoberta do fogo e com as figuras mostradas pelas professoras. Com o uso das tintas, uns devem enfeitar os outros no rosto, braços e pés, como os índios fazem.
| |
Recursos:
Tintas, papelão.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.
|
Plano de aula atividade 16
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Lendas indígenas.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
15 a 20 minutos.
|
Objetivos:
Apresentar lendas dos indígenas.
| |
Desenvolvimento:
Contar a lenda da mandioca, do boitatá e do Kuandú. Depois mostrar figuras de índios, em sua vida cotidiana, para observarem suas vestimentas e o modo como vivem as várias tribos indígenas brasileiras.
| |
Recursos:
Figuras de índios.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.
|
Plano de aula atividade 17
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Os contadores de história.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
10 minutos.
|
Objetivos:
Socialização.
| |
Desenvolvimento:
Os participantes colocam-se ao redor da mesa e cada um recebe uma folha de papel e um lápis. Depois se estabelece um tempo para o jogo. O primeiro participante inicia a brincadeira e diz que a palavra que todos devem anotar, como por exemplo: um animal, índio, Brasil. E todos escrevem no início de sua folha. Todos dobram o papel e passam para outra pessoa. O outro participante, que recebeu o papel, dirá “fizeram” e todos escrevem uma ação. Cada vez que dobrarem uma folha, os participantes darão uma olhada e acrescentarão palavras, como “um garoto índio”, “uma garota índia”. Quando as folhas tiverem passado por todos os participantes e voltarem aos seus proprietários, serão desdobradas e cada um lê em voz alta a pequena narrativa que foi formada.
| |
Recursos:
Papel e lápis.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.
|
Plano de aula atividade 18
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
A cabra cega.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
10 minutos.
|
Objetivos:
Socialização.
| |
Desenvolvimento:
Propor aos alunos a brincadeira da cabra-cega.
| |
Recursos:
Uma venda para os olhos.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.
|
Plano de aula atividade 19
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
A cabra cega.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
10 minutos.
|
Objetivos:
Socialização.
| |
Desenvolvimento:
Propor aos alunos a brincadeira da cabra-cega.
| |
Recursos:
Uma venda para os olhos.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.
|
Plano de aula atividade 20
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
O gafanhoto e a rã.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
10 minutos.
|
Objetivos:
Desenvolver a coordenação motora.
| |
Desenvolvimento:
Propor a brincadeira do gafanhoto e a rã, em que a rã persegue os gafanhotos.
| |
Recursos:
Giz.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.
|
Plano de aula atividade 21
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
Confecção.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
10 minutos.
|
Objetivos:
Confeccionar objetos utilizados pelos índios.
| |
Desenvolvimento:
Dividir a turma em grupos para confecção de cocares, colares, pulseiras, arcos e flechas. Explicar a confecção passo a passo, como moldes e materiais previamente separados.
| |
Recursos:
Cartolina, pena, entre outros materiais.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da atividade.
|
Plano de aula atividade 22
Nome da oficina: Linguagem oral e expressão corporal
| |
Professora(s):
Cristiane de Souza Pinto, Doralina de Moraes Oliveira e Priscila Paula de Souza
| |
Nome da atividade:
O indiozinho.
| |
Idade para aplicação:
3 a 6 anos de idade.
|
Duração da atividade:
10 minutos.
|
Objetivos:
Ensinar uma música do indiozinho.
Concentração, participação, socialização.
| |
Desenvolvimento:
Ensinar a música e os gestos para os alunos. Ensinar e explicar as posições e a coreografia.
| |
Recursos:
Nenhum.
| |
Avaliação:
Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade proposta. Todos participaram da brincadeira.
|
CONTOS: CHAPEUZINHO VERMELHO
Faixa Etária: 3 a 4 anos.
Eixos: Linguagem plástica; linguagem oral: Falar e ouvir; linguagem iconográfica.
Conteúdos: Movimento de prática de leitura – pelo professor leitor;
Percepção na produção plástica.
Articulações de sons e palavras
Sequência de ideias
Reprodução oral das ideias veiculadas no texto lido.
Objetivos: Ampliar o conhecimento de mundo, manipulando diferentes objetos e matérias, explorando, as características, propriedades e possibilidades de manuseio, interagindo com formas de expressão artística.
Prazer com a leitura, assim poder se identificar e se expressar através da leitura.
Sequencia didática: Após a leitura e a contação de historia da chapeuzinho vermelho, começa-se a confecção da Chapeuzinho Vermelho de cada um na sala.
Sugestões de atividades: Palitoche dos personagens, pintura e desenho representativo a partir da história ouvida, máscara do lobo mal, teatro (adaptação para a faixa etária.)
Recursos:
revistas velhas
Fita adesiva larga.
TNT cor de pele ( a desejar a tonalidade)
TNT vermelho para vestido e touca.
Lã para o cabelo. (cor a desejar).
Tesoura.
GRUPOS ÉTNICOS: AFRODESCENDENTES
FAIXA ETÁRIA: 4 A 5 anos
Eixos: Conhecimento do ambiente físico, social e cultural; Intercomunicação e linguagem : oral, linguagem e produção plástica; Identidade e autonomia.
Conteúdos: Grupos étnicos , respeito com as diferenças entre as etnias: Brasil, Paraguai, Argentina e Africano.
Objetivos: Apontar os personagens que representam os países.
Confeccionar os bonecos para assim consolidar o respeito em as raças.
Sequência didática: Levar para a sala de aula o mapa múndi e os bonecos caracterizados “ Brasil, Argentina, Paraguai e África.”
Apresentar para as crianças cada personagem e mostrar no mapa, o pais de origem de cada um.
Sugestões de atividades: Riscar no chão as letras “A” de África “B” de Brasil, pedir para que as crianças caminhem em cima; Apresentar alimentos de origem africana (banana, quiabo, feijão preto..) destacar a importância na alimentação; levar para a sala de aula, miniaturas de animais, trabalhar animais da África (girafa, hipopótamo, leão, zebra, elefante...); apresentação cultural (dança ou música).
Recursos: para a confecção do boneco dos países:
Tesoura, cola quente.
TNT cor de pele (as 4 tonalidades)
Espuma para encher o boneco
TNT para vestir o boneco(cada um com as respectivas cores dos seus países)
Lã para os cabelos ( marrom preta – grossa e fina.).
FAMÍLIA – LIDANDO COM AS DIFERENÇAS
Faixa etária: 2 a 3 anos
Eixo: Identidade e Autonomia Pessoal; Linguagem e Produção Plástica, conhecimento do ambiente físico, social e cultural.
Objetivo: Introduzir o conceito de família para as crianças, trabalhar as diferenças existentes entre elas.
Socializar conhecimento em sala junto com todos os colegas da sala, assim quebrar paradigmas estipulados de família perfeita, e suas conjunções.
Conteúdo: Família e relações familiares;
Diferenças que existem entre famílias;
Membros das Famílias de uma forma geral;
Membro das famílias de cada aluno;
Tipos de famílias, mãe e pai, mãe e mãe, pai e pai, avós (para crianças que vivem somente com avós).
Sequência didática: Leitura de história que tratam do tema da família e suas conjunturas. Possuímos diferentes formas de família, trazendo imagens de famílias de diversos animais, como a família de um elefante e outra de cachorros. E mostrarei a imagem da família de humanos. Assim cada aluno falará como é a concepção de sua família, com que mora. E por fim a confecção dos membros da sua família de materiais recicláveis.
Recursos:
Caixas de leite ou suco vazias;
Cola quente;
EVA diversos;
Lápis de cor;
Tesoura;
Ferro de passar, (para enrolar o cabelo).
Olho para bonecos;
Ferro para enrolar os cabelos do boneco.
EXPLORANDO OS SENTIDOS: SAGU
Faixa Etária: DE 0 A 2 ANOS
Eixos: Identidade e Autonomia Pessoal; Corpo e Movimento.
Conteúdos: Partes do corpo
Sensações percepções (sentidos)
Coordenação óculo-manual.
Objetivos: Vivenciar situações que promovam a construção da autonomia.
Conhecer o próprio corpo através da exploração com o meio.
Proporcionar possibilidades de movimento do corpo.
Sequencia Didática: com o sagu pronto para o consumo, grudar no chão o papel craft, para assim colocar o sagu em cima, com os bebês somente de fralda, colocar eles para a explorar o ambiente, assim eles podem comer e brincar ao mesmo tempo. Em seguida um bom banho para relaxar. com os maiores podem-se dar alguns objetos para a atividade ser mais divertida (objetos sempre esterilizados ).
Recursos:
Sagu pronto para consumo
Papel craft
Fita adesiva.
Leia mais: http://ftmei.webnode.com/linguagens-multiplas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário