quarta-feira, 11 de junho de 2014

BRINCAR CIÊNCIA - EVOLUÇÃO E VIDA

Plano de Aula

Atividades Planejadas


1) Recepção
Receber os alunos com a sala já preparada com uma linha do tempo em branco.
Debater primeiramente sobre a natureza e tudo que tem vida, perguntando as formas de vida que os alunos identificam. Conversar sobre a variedade das formas de vida.
Direcionar o debate para a conversa sobre a diversidade dos animais – vivem na água, no céu, no mar, o que comem, como são, grandes, pequenos ou médios, etc.
2) Fazer a dinâmica do balão (Para todas as idades)
Entregar balões iguais à todos os alunos, e pedir que eles identifiquem que mesmo os balões vindo do mesmo pacote têm diferenças. Dentro de alguns balões deixar o nome de alguns animais. Pedir que os alunos estourem e então peguem seus papeis com os nomes. Brincar de mímica, onde eles imitam os animais para a turma descobrir qual é.
Debater agora sobre a diferença que existe entre os animais seres humanos, mostrando fotos e observando diferenças na sala.
Objetivos: A criança desenvolve sua percepção visual, para identificar os animais e ainda auditiva, no reconhecimento da mímica ou gestual/participativa na exposição para participar da mímica.
3) Brincar de “gato-mia” (Para todas as idades)
Um aluno é vendado, outro é chamado em segredo e o vendado, tocando-o tenta descobrir quem é.
Depois desta brincadeira, conversar sobre a história dos seres humanos, sua linha evolutiva.
Objetivos: a criança vê a diferença como algo presente e natural e passa a ter mais sensibilidade ao lidar com ela, além de quebrar intimidações no toque.
4) Passeio na pré-história (Para todas as idades)
Imaginar com os alunos como seria a vida dos homens pré-históricos e, desligando a luz, conduzi-los a um passeio. “Vamos passear na pré-história, nós somos homens e mulheres indo à caça, temos que encontrar algum animal para comer, opa, cuidado! Um buraco no chão, pulem! Vamos devagar para não assustar nenhuma presa.
Nossa, olha só, uma árvore enorme, vamos escalar! Agora sim, podemos ver melhor daqui de cima, vejam, uma caverna, vamos entrar? Puxa, está muito escuro aqui dentro, não posso ver nada! Ih, estou sentindo alguma coisa bem peluda na minha perna... E ela está se mexendo, e falando, GRR, socorro! É uma onça, corre, corre!”...
Depois deste passeio conversamos sobre a natureza humana criativa, que foi descobrindo coisas na natureza e dominando-as para seu desenvolvimento. Uma das primeiras coisas que os homens dominaram foi o fogo.
Objetivos: a criança imagina, cria soluções para situações de perigo e se vê como parte de um grupo.
5) Fogueira (Para todas as idades)
Ascender a fogueira já preparada, ficar em volta do fogo conversando com os alunos sobre os benefícios deste. Com o domínio do fogo os homens puderam utilizar-se de calor, luz e proteção contra animais. Com o calor mudaram inclusive sua alimentação.
Os alunos recebem espetinhos de queijo para derreter na fogueira.
E percebem a transformação dos materiais exercida pelo fogo. Inclusive da água, utilizada para apagar a fogueira.
Depois do domínio do fogo, os homens pré-históricos passaram a utilizar mais as cavernas, pois espantavam os animais dali e as ocupavam.
De posse das cavernas os homens passaram a registrar em suas paredes coisas de seu dia-a-dia, utilizando-se de materiais naturais como tinta.
Objetivos: A criança observa a atuação do fogo, da atividade química e das transformações que ele faz nos materiais.
6) Pintura na Caverna (Para todas as idades)
São disponibilizados materiais de pintura aos alunos e eles ainda podem usar o carvão da fogueira para escrever e registrar coisas de nosso dia-a-dia atual.
Objetivos: A criança expõe seu dia a dia, relata ao professor alguns acontecimentos e vê como sua rotina é parecida/ ou não com a dos seus colegas. Trabalha também a coordenação motora e os conhecimentos sobre cores.
7) Registro na linha do tempo (Para todas as idades)
Com o passar das atividades, registra-se na linha do tempo as descobertas do homem para que se tenha visão de sua evolução.
Objetivos: A criança vê uma linearidade na história, como alguns fatos sucedem a outros, percebe que sua história já foi iniciada.
8) Barro (Para todas as idades)
Uma das próximas descobertas do homem foi a utilização do barro.
Com ele o homem arrumou melhor suas instalações nas cavernas e aprimorou suas casas.
9) Cantigas de casa (Para todas as idades)
Eu tinha uma casinha assim ... batia na portinha assim ... da chaminé a fumaça sai assim ... eu ando na casinha assim assim assim...
Objetivos: a criança começa pequeninha e vai aumentando a casa e o barulho, trabalha com a matemática, a percepção do tamanho e do reflexo, também do equilíbrio.
10) Barro – continuação (Para todas as idades)
Com o barro o homem também produziu utensílios para seu dia-a-dia, como panelas, ferramentas, etc. E também começou a fazer estátuas para guardar memórias de pessoas/coisas/animais que conhecia. Agora os alunos fazem uma estátua, em dupla, um amigo faz do outro; para guardarmos memórias da nossa turma.
Objetivos: trabalha-se novamente a percepção do outro, a admiração e o respeito pelos colegas, além de trabalhar a coordenação motora fina.
11) Plantação (Para todas as idades)
Após fixar moradia definitiva, o homem passou a ter que encontrar suprimentos para sua vida próximos a casa, portanto passa a desenvolver a atividade da agricultura.
Os alunos ganham um copo de café com algodão e agua para plantarem uma sementinha de feijão.
Objetivos: a criança se sente responsável, adquire hábitos de cuidado com o outro e vê o resultado de sua dedicação no florescer do feijãozinho. Também passa a entender o ciclo da vida, como as coisas não aparecem, mas são resultados de algum trabalho.
12) Reflexão e Término
Ainda existem outras inúmeras invenções que poderíamos estudar, falar sobre tecnologia, ciência, vestimentas, etc... fazer um balanço da vida do homem, de como as invenções dele mudaram sua rotina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário